Eurofighter com CFT na escala 1/12 passa por testes em túnel de vento
Engenheiros da BAE estão usando túneis de vento de alta velocidade para avaliar as características aerodinâmicas de caças Typhoon Tranche 3 equipado com tanques conformais de combustível (CFT) montados na fuselagem. O Tranche 3 é a terceira e mais recente versão do jato.
O teste usa um modelo em escala 1/12 geometricamente perfeito da aeronave, feito de liga leve e madeira de lei, com os novos tanques de combustível criados usando técnicas de impressão 3D ou Additive Layer Manufacturing (ALM).
Tanques de combustível conformais poderiam aumentar a futura gama e flexibilidade operacional da aeronave Typhoon devido ao aumento da capacidade de combustível.
FONTE: BAE (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Teste de túnel de vento do Typhoon com tanques conformais
- Eurofighter com tanques conformais e outras novidades, no Dubai Air Show
- Eurofighter: testes de motor do primeiro ‘Tranche 3′ e estágio de desenvolvimento do radar AESA
- Primeiro exemplar do Eurofighter Typhoon Tranche 3 voa na Inglaterra
- Typhoon: primeiro Tranche 3 a caminho
- Primeiro Typhoon ‘Tranche 3′ para a RAF entra em testes eletromagnéticos
- Alenia envia componentes do primeiro Typhoon Tranche 3 à Inglaterra
- Acordo para a construção de 112 Typhoon ‘Tranche 3A’
É puro devaneio meu, mas é um primo Frankestein deste aqui?
%3Bhttp%253A%252F%252Fblog.strikefish.com%252Fblog%252Findex.cfm%253Fmode%253Dentry%2526entry%253D77993A89-EBCA-E107-B88A6C1A6B81F7FF%3B2020%3B1338
Claro que guardadas as devidas proporções e funções.
Estão “enfeiando” cada vez mais esta aeronave, não?
Aeronave esta que já não é lá a oitava maravilha do mundo em termos de beleza… 🙂
Tanques conformais: ame-os ou odeie-os…
Ja nao acho o cara bonito e ainda pioram a estética do bichin ( que modéstia a parte tem gente dizendo ser os bicho ,the best of the best entre os caças de sua geração),mas como beleza nao vence combates …rs
Sds lord Vader
É feio e degrada a performance. Espero que sejam montados de forma a não perder ao menos o supercruise, e sem aumentar o RCS.
Uai, é pra isso mesmo que servem os testes no túnel de vento, para atestar o quanto o desempenho será modificado.
O que me dizem dos tanques não conformais deste aqui? Olhem a figura ao final da página.
http://www.fiddlersgreen.net/models/Aircraft/North-American-X15.html
Já os testes para medição do RCS são bem mais doidos…
http://img.photobucket.com/albums/v699/xu-an/f-35_rcs_range.jpg
http://aviationweek.typepad.com/photos/uncategorized/2007/06/05/solange0650.jpg
http://www.aleniaaermacchi.it/PublishingImages/News/new421_2.jpg
Vamos colocar no Gripen…
Andre Savio em uma das fotos o aviao parece estar na asa de um B-52 , e que trocinho hein ,sem os tanques é até bacana e devia ser bem veloz.
Eduardo, o NA X-15 é o recordista de velocidade e altitude: acima de 7.000Km/h e acima de 100km de altitude.
Nuuuu, o piloto deve ter utilizado uma roupa toda especial, bacana, valeu André Sávio ,conhecimento é poder!!rs
Sds.
Eduardo, só para ilustrar, segue link com fotos de Neil Armstrong vestindo o traje de voo para o NA X-15. Antes de se tornar membroda segunda turma de astronautas:
http://www.sierrafoot.org/x-15/remembering_armstrong.html