Departamento de Estado dos EUA aprova venda do AT-6C para o Iraque

20

AT-6 - foto mission ready

Total divulgado é de 24 aeronaves de ataque leve AT-6C Texan II, por 790 milhões de dólares, incluindo sobressalentes, treinamento e apoio

O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda militar ao exterior (sistema FMS – Foreign Military Sale) relacionada a 24 aeronaves de ataque leve / COIN (contra-insurgência) AT-6C Texan II ao Iraque. A venda está estimada em 790 milhões de dólares e inclui equipamentos associados, peças, treinamento e apoio logístico, sendo que a Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA –  Defense Security Cooperation Agency) dos EUA notificou o Congresso do país sobre essa possível venda nesta terça-feira, 13 de maio.

O Governo do Iraque solicitou a compra das 24 aeronaves AT-6C Texan II, num pacote que também inclui, como sobressalentes, dois motores PT-6A-68, dois sistemas dispensadores de contramedidas ALE-47 e / ou dois sistemas AAR-47 de detecção de disparo de mísseis. O negócio também envolverá múltiplas viagens ao Iraque de representantes do governo e das empresas contratadas, por um período de cerca de 15 anos para gerenciamento e revisão do programa, treinamento, apoio de manutenção, entre outras atividades.

Elemento de AT-6 em voo - foto Mission Ready - Beechcraft

As principais empresas norte-americanas contratadas para o negócio deverão ser a Beechcraft Defense Company, a Lockheed Martin Mission Systems and Training, CAE USA, Hartzell Propeller e L-3COM Systems, havendo também as canadenses Pratt & Whitney Corporation (incluindo a unidade americana da Virgínia Ocidental), Canadian Marconi e L-3COM, além da Martin Baker do Reino Unido.

FONTE: DSCA (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Beechcraft

NOTA DO EDITOR: deve-se lembrar que o Iraque já opera o avião de treinamento T-6 Texan II, sendo a aquisição da versão de ataque leve AT-6C (que foi derrotada na concorrência LAS da Força Aérea dos EUA para emprego pelas Forças Armadas do Afeganistão) uma consequência lógica.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments