Caça Mirage 2000-5 francês cai na região de Nancy – piloto ejetou
Nesta terça-feira, 13 de maio, a Força Aérea Francesa divulgou nota a respeito da queda de um caça Mirage 2000-5 próximo a Biery, em Meurthe-et-Moselle (região de Nancy). O acidente deu-se aproximadamente às 16h do dia anterior e o piloto do caça, da dotação do Esquadrão 1/2 “Cigognes” (baseado em Luxeuil), ejetou-se da aeronave.
A ejeção do piloto, que está ileso, deu-se na região de Génaville, a uma centena de quilômetros ao norte de Nancy. A aeronave caiu numa área desabitada. Ainda segundo a Força Aérea Francesa, a zona da queda está sob segurança.
FONTE / FOTO (meramente ilustrativa): Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
NOTA DO EDITOR: em junho do ano passado, foi relatada outra queda de Mirage 2000-5 francês, conforme notícia que abre a lista abaixo.
VEJA TAMBÉM:
- Acidente com Mirage 2000-5 francês
- Mirage 2000-5 da Força Aérea Francesa atinge 6.000 horas de voo
- Esquadrilha ‘Guynemer’ do esquadrão francês ‘Cigognes’ faz 100 anos
- Mirage 2000-5 francês presta assistência em voo a Boeing 787
- Ainda sonhando com o Mirage 2000-5 francês como ‘caça-tampão’ para a FAB?
- Mirage 2000: se aposentando no Brasil, mas ainda interceptando na França
- É temporada de caça das Cegonhas
- Caças Mirage 2000-5 foram para a Suíça
Eu acho esse Caça bom e tem muita historia mas o tempo dele já passou……
Soldat: esse caça ainda teria muito pra dar e evoluir, caso a Dassault não tivesse tomado a equivocada decisão de abandoná-lo em favor da JACA Rafale.
Um Mirage-2000-10 estaria vendendo horrores hoje em dia.
Os suecos agradecem de coração aos franceses…
O Gripen já é bem mais refinado aerodinamicamente que o delta. Mas ele poderia brigar com as versões mais baratas do F-16, sem dúvida. Outro motor também cairia muito bem, e uns canards pra melhorar a manobrabilidade.