Voa o primeiro F-16 do Iraque
A Lockheed Martin noticiou nesta quarta-feira, 7 de maio, o primeiro voo de um caça F-16 Fighting Falcon, produzido para a Força Aérea Iraquiana. A informação foi dada pela revista de divulgação da empresa, a “Code One”.
O voo foi realizado no dia 2 de maio por dois pilotos de teste da Lockheed Martin, a partir das instalações da empresa em Fort Worth, no Texas. Trata-se de um F-16D de uma encomenda de 36 caças do Block 52, realizada por meio do Departamento de Defesa dos EUA para o Iraque. Segundo a nota, a aeronave será entregue ainda neste ano.
FONTE / FOTO: Lockheed Martin – Code One Magazine
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E tem quem diga que os US$ 4,5 bi do F-X2, com 36 caças Gripen, assim como os 3,1 bilhões de francos suíços (praticamente pareado com o dólar) da Suíça para 22 caças, com compensações industriais etc, são caros. O primeiro dos dois contratos do Iraque para 18 caças F-16 saiu por nada menos do que US$ 4,2 bi. Tudo bem que inclui uma lista considerável de armamentos (mas não incluía AMRAAM) e a implantação de uma infraestrutura no país, lembrando que muita coisa por lá foi destruída com a guerra. Depois foi divulgado um valor de 3 bilhões que,… Read more »
Em breve os iraquianos deverão solicitar a compra dos AIM-120 AMRAAM. Se os EUA se recusarem a vender a Força Aérea Iraquiana irá recorrer a caças russos como os MIG-35 e os SU-35 armados com R-77.
Quem tem vizinhos como Arabia Saudita, Turquia, Irã, dentre outros… Não vai se contentar por muito tempo com AIM-7 Sparrow.
By bundling and price Certainly easier than offered Hindus have UAE Polyakov there or Israel. But it is a modern , better those places that Americans themselves in the service . There’s an ancient weapon ” in – in ” fused to the load (although ” in – h” modern and good containers ) , ” Sparrow ” , but the Iraqis enough. They are important for the ground work . By Price – expensive first contract was included as a variety of snap , simulators, training pilots and personnel, etc. Second (there were two for 18) less the first… Read more »
Fernando “Nunão” De Martini
7 de maio de 2014 at 17:14 #
Nunão, o F-16 iraquiano é mais caro por conter diversos aparatos de downgrade, especialmente o poderosíssimo chip de autodestruição de armas americanas, uma arma de destruição de massa (encefálica)…
Quando e se os iraquianos se mostrarem miseravelmente confiáveis o Tio Sam vende de muito bom grado o AIM-120 pra eles.
Até lá, pra combater o único possível inimigo do Iraque, o Irã (dado que os demais países estão sob a esfera americana e a Síria tá na b.), Sparrow tá bom demais. Os iranianos não dispoem de nada melhor mesmo…
Sds.
Se a força aérea não foi completamente dizimada, a Airbus saberia trabalhar nos Mig-29 restantes.
No mais, é bom ver as aeronaves sem os tanques conformais ‘3boobs’. Muito mais bonito, manobrável e de menor RCS.
Vader
7 de maio de 2014 at 18:23
Por isto mesmo acredito que os iraquianos recorrerão aos russos!
Achei bacana o padrão de camuflagem. Diferente de qualquer outro operador de F-16.
Lyw
7 de maio de 2014 at 20:16 #
Ora, isso é uma especulação sua. Impossível não é mas, no momento, creio que os iraquianos tem mais com o que se preocupar. Como refazer suas FFAAs em moldes ocidentais, por exemplo, algo que com ou sem AMRAAM eles tem se esforçado por fazer.
Sds.
Absolutamente meu caro Lord Sith, pura especulação minha.
E concordo com você, isto não é pra agora, mas será em breve (final desta década) pois a reconstrução das forças armadas iraquianas anda acelerada.
Eu não consigo enxergar um Iraque bem enquadrado no grau de confiabilidade do Tio Sam, acho que em breve haverá um esperado pequeno distanciamento, normal para um país que foi invadido e quer se sentir minimamente autônomo. Como nesta situação não acho que os AMRAAN seriam liberados com facilidade, os iraquianos irão atrás dos russos pra suprir este nicho.
Mas é apenas uma opinião.
Sds.
E depois que este lote acabar? É o fim da linha de produção do F-16?
Se for, será uma pena, mas faz parte do jogo.
A venda para Taiwan foi bloqueada não é?
Andre Luis,
A venda de F-16 novos para Taiwan foi bloqueada há uns bons anos, pretensamente para não provocar demais a China, sendo substituída por uma extensa modernização dos cerca de 150 F-16 taiwaneses, mas mesmo essa começou a fazer água:
http://www.aereo.jor.br/2014/03/09/modernizacao-do-f-16-taiwan-ficou-na-mao/
Quem sabe com isso os EUA “desbloqueiam” a venda de caças F-16 novos para Taiwan, que era o que os taiwaneses desejavam desde o começo.
A Lockheed Martin não há de ficar triste.
Nunão.
Valeu pela informação. Pois é, tomara que os EUA desbloqueiam o pedido de Taiwan. Isto faria a linha de produção seguir por um bom tempo mais.