Prossegue a atualização dos MiG-21 croatas na Ucrânia
A Ukroboronprom State Concern informou nesta quarta-feira, 7 de maio, que as instalações aeronáuticas de Odessa, na Ucrânia continuam realizando os serviços de reparo e atualização dos caças MiG-21 da Croácia, conforme contratado e dentro dos prazos estabelecidos pelo Ministério da Defesa da Croácia.
Segundo o executivo Oleksandr Stecenko da Ukroboronprom, conglomerado que reúne diversos empreendimentos de defesa da Ucrânia, foram resolvidos todos os problemas técnicos para se chegar ao cronograma de trabalhos, permitindo que três aeronaves MiG-21 BIS estejam na fase de montagem e finalização.
Outras três aeronaves já foram testadas após o reparo, das quais uma (MiG-21 UMD) se encontra na fase de pintura e duas (MiG-21 BIS) estão preparadas para transporte. A imagem acima, de um MiG-21 com a camuflagem em uso na Croácia, pode ser comparada com a nova pintura da foto do alto.
O reparo e atualização de outras aeronaves (três MiG-21BIS e três MiG-21UMD) estão sendo realizados nas instalações de Odessa, conforme a nota divulgada.
Sobre os testes de voo das primeiras aeronaves após a realização dos trabalhos, estes já haviam sido noticiados no início de abril pelo Ministério da Defesa da Croácia. Os dois primeiros MIG-21 BIS foram testados e inspecionados com sucesso por uma equipe do ministério, que realizou a recepção preliminar e revisão da documentação. Os voos foram realizados pelo coronel Ivan Selak em 31 de março, e permitiram constatar que os problemas anteriores com o equipamento de navegação foram resolvidos.
A entrega à Croácia do primeiro de cinco jatos MiG-21 que passaram pelos trabalhos em Odessa foi feita em 12 de abril, por caminhões (passando pela Hugria) que trouxeram a aeronave à Base Aérea de Pleso, como mostram as fotos ao lado e abaixo.
FONTES / FOTOS: Ukroboronprom State Concern e Ministério da Defesa da Croácia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)
NOTA DO EDITOR: os números da nota da Ukroboronprom são confusos, e as notas do Ministério da Defesa da Croácia não ajudam muito. Porém, o site Flightglobal, recentemente (veja primeira matéria dos links a seguir) informou que “o projeto inclui a revisão de sete aeronaves e o fornecimento de cinco exemplares monopostos adicionais que estão sendo modernizados e equipados segundo as especificações da Força Aérea Croata.”
VEJA TAMBÉM:
- Modernização de caças croatas na Ucrânia está perto da conclusão
- Vai devolver quando?
- Vida longa ao MiG-21 na Croácia
- Governo Sueco faz oferta de oito caças Gripen para a Croácia
- Croácia perde dois MiG-21 em colisão aérea
- Bulgária deverá formalizar plano para compra de oito caças
- Alemanha oferece Phantom para substituir MiGs croatas
- Os programas ‘F-X’ na Europa, no mundo e na revista Forças de Defesa 4
Quem sabe o editor croata do site do Min. Def. da Croácia… 🙂 São nada menos do que 11 fotos dos caminhões, no total, fora um vídeo! http://www.morh.hr/en/news/press-releases/9460-first-overhauled-mig-21-delivered-from-ukraine-to-croatia1404.html E nem uma imagenzinha sequer do caça sendo colocado ou retirado dos caminhões. 🙁 PS – na verdade, as fotos dos caminhões são porque achei curioso, depois de testarem em voo a aeronave na Ucrânia, fazer o transporte por terra ao invés de, simplesmente, voarem pra lá (mesmo com uma provável escala no caminho, já que estamos falando do MiG-21). Afinal, não foi nenhum transporte para além-mar, e sim da Ucrânia para… Read more »
Ainda é um belo avião.
Bela aeronave, acho bonitao o Mig 21 ( o Fiat Uno da aviaçao, pois vai ter versoes e quantidade assim la na casa do titio Putin ,rs).
Bacana de + a revista ( a minha ja chegou ontem),parabens a todos .
Abraços
Um clássico da aviação de combate mundial.
Quanto a revista, recebi a minha hoje, a noite promete kkkkkkk
Tão com medo dos aviões serem derrubados pelos russos 😛
Eu tenho o ETS2. Depois de entregar as cargas e tentar colocar o bruto nas vagas, passei a respeitar mais os caminhoneiros. É mais fácil pousar o F4U Corsair com vento cruzado num PA do que colocar uma carreta na vaga…
Caro amigo Roberto F Santana,
A categoria “D” da nossa saudosa CNH é destinada à motoristas de veículos de transporte coletivo com mais de 8 lugares, ou seja, vans, microônibus e ônibus.
Para veículos dito de passeio que excedam os 3500kg de PBT é exigido a categoria “C”, porem ninguem mais gasta o suado din din com ela, preferindo pular direto para a “Delta”.
Abraços.
mas voltando ao tópico do post, eu nunca fui fã do desenho do Mig-21. Mesmo ambos usando asas em formato delta, sou muito mais o Mirage III.
Este sim tem cara de interceptador de verdade……….