Yrausquin, ‘a menor pista do mundo’
Com cerca de 400 metros de comprimento, a pista de Yrausquin, nas Antilhas, é apresentado como a mais curta do mundo, neste que é mais um vídeo recomendado pelo leitor Clésio. E ele aproveitou o envio do vídeo para perguntar: como seria a operação num possível aeródromo na ilha de Trindade?
Para vcs verem como tamanho é relativo…
Eu achei esse pouso ai do vídeo mais tranquilo que os pousos dos B-737-800 da Gol em Conhgonhas e Santos Dumont…
O CARAVAN opera nessas condições. Em Trindade seria possível. Sou instrutor de CARAVAN, e no Equador (Patuca), quando voei na MOMEP (Missão de Observadores Militares Equador-Peru), as condições eram bem extremas (600 metros de terra).
Rinaldo, os Caravan operados pela FAB tem autonomia para operar com alguma folga de Trindade, ou fica no limite?
Os CARAVAN possuem autonomia de 5 horas, a 150 kt de ground speed. Qual é a distancia pra Trindade?
Aproximadamente 1.200 km da costa de Vitória, Espirito Santo.
Me parece que ficaria muito no limite do C-98. Qual seria a menor pista para uma operação segura do C-105?
Se colocar uns cabos de parada e umas catapultas dá pra operar caças tranquilamente.
Ah, tinha esquecido dos C-95. Imagino que possam usar uma pista de terra mais curta que o C-105?
Clésio, aproveitando esse seu debate com o Reinaldo:
Recebeu meu e-mail sobre as ideias de um aeródromo em Trindade no fim dos anos 70, do ministério da Marinha (com aval da Aeronáutica)?
O comprimento de pista que pretendiam era de 1.300 metros (com possibilidade técnica, avaliada na época, de 2.000 metros, com mais investimento).
Creio que daria para operar C-130 com uma boa carga no comprimento de 1.300m. E até P-3, bem no limite para decolagem.
Recebi sim Nunão. Mas fiquei chocado com o valor, fora os possíveis impactos ambientais de uma longa pista asfaltada naquele fim de mundo (e obviamente os ambientalistas iriam chiar).
Como não se demonstrou interesse até hoje (com o Brasil muito mais rico do que era na época) na construção de uma pista por lá, fico tentando imaginar qual seria a solução de menor custo de operação, numa pista de terra mesmo.
1.300 m é razoável para o C-105. Pista de terra tem o problema do PCN. Outro detalhe: que que ser homologada IFR. Não dá pra voar 600 NM sobre o oceano, chegar lá e o campo estar fechado VFR.