Operar em Lukla, no Nepal? Nem a pau!
O título evidentemente é uma brincadeira. Como se pode ver, há pilotos que operam por lá normalmente, em pousos e decolagens, e passageiros com coragem para encarar a viagem. Eu encararia a experiência sem o menor problema. E os pilotos que frequentam o Poder Aéreo, encarariam esse tipo de operação?
COLABOROU: Clésio
Para quem operou em pista de garimpo aqui no Brasil, isso ai é Gavião Peixoto.
Lukla Airport
Elevation: 9.383 ft
Length: 500 m
Gradient: 12%
Outra pista tão complicada tanto quanto Lukla é a de Courcheval:
Elevation: 6.588 ft
Length: 525 m
Gradient: 18,5%
Pior mesmo é o cara que tentou decolar em subida, com vento a favor, com o avião com excesso de peso e cabo de alta tensão no final da pista. Franco deve saber melhor dessa história que eu.
O quem tem é asa alta.
Pilatus PC-6, linda aeronave, voa fácil!!! Perfeito para esse tipo de área.
Esses pilotos recebem adicional de periculosidade ou de insanidade? rsrsrsrsrsrs
Tô fora!
https://www.youtube.com/watch?v=BMzN_Gb8AXk
Fato: 50 pousos e decolagens nesta pista te qualificam para operar em navios-aeródromo.