No céu e no solo, caças Rafale e MiG-29 juntos na Polônia
As imagens acima e abaixo (clique para ampliar) são da visita do ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, à Base Aérea de Malbork, na Polônia, onde quatro caças Rafale franceses cobrirão o desdobramento de quatro caças MiG-29 poloneses à Lituânia (missão da OTAN de policiamento aéreo dos países bálticos).
A visita, realizada no dia 29 de abril, contou com a presença na base do presidente da Polônia, Bronisław Komorowski, e do ministro da Defesa do país, Tomasz Siemoniak. Realizou-se a despedida do contingente polonês que segue para a Base Aérea de Siauliai, na Lituânia.
As autoridades polonesas reforçaram, em seus discursos, que a solidariedade entre os países da OTAN e a segurança devem caminhar juntas na resolução dos problemas, assim como o lema de “um por todos, todos por um”. O ministro francês destacou o papel da defesa no desenvolvimento da democracia e o comprometimento francês em diminuir as tensões no Leste Europeu.
Do lado polonês, essa será a quinta participação na missão de policiamento aéreo do Báltico.
FONTES / FOTOS: Ministério da Defesa da França e Ministério da Defesa da Polônia (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em francês e inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Caças Rafale chegam à Polônia para compensar envio de caças MiG-29 poloneses ao Báltico
- Caças Rafale e Yakovlev nos 70 anos do Esquadrão ‘Normandie-Niemen’
- Rafale com as cores do ‘Normandie Niemen’ nos 100 anos da aviação russa
- MD francês confirma que os caças que enviará à Polônia serão Rafale
- Reino Unido manda quatro caças Typhoon da RAF para a Lituânia
- França vai enviar quatro caças para reforçar patrulhas da OTAN no Báltico
- USAF reforça defesa aérea do Báltico com mais seis caças F-15
- Defesa do Báltico: chega o Fulcrum, sai o Phantom, fica a fumaça
O Rafale é realmente um caça magnífico, pena que seus custos são proibitivos para a maioria das forças que operam/operavam Mirage.
Penso que seria mais simples se os Rafales fossem direto para a Lituânia em vez desse caxangá…
Marcelo, À primeira vista, faria sentido simplesmente os Rafale irem para Siauliai, na Lituânia, mas é preciso entender a cronologia da coisa. Quem estava com a ida à Lituânia programada há tempos (dentro do rodízio da OTAN) eram os poloneses, em substituição aos F-15C da USAF. Em algum acordo feito há umas seis semanas, deve ter sido estabelecido que os Typhoons britânicos se somariam a eles na base de Siauliai. Creio que os franceses só se ofereceram depois, e então achou-se melhor ficarem na própria Polônia (para cobrir a saída de parte dos MiG-29 do esquadrão de Malbork) e reforçar… Read more »
Esses Mig-29 poloneses estão em forma.
OFF topic: Rafales auxiliam aeronave civil http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/caca-frances-rompe-barreira-do-som-para-auxiliar-aviao .
Grato pelo link, Iväny. Já está no ar.
😀 /
rsrsrs…
Não se espante, é que calhou de eu estar online bem na hora que vc comentou.