Vento cruzado? Cruze os dedos…
Impressionantes cenas de pousos e decolagens no aeroporto de Birmingham, no Reino Unido. Neste último inverno do Hemisfério Norte, houve uma maior quantidade de condições ruins de tempo em relação a anos anteriores, segundo o descritivo do vídeo (postado no youtube por “flugsnug“).
Fica aqui a pergunta lançada pelo nosso amigo Clésio, que deu a dica do vídeo: “Dizem que as curvas de alta velocidade separam os meninos dos homens na estrada. Será que pouso com vento cruzado são o equivalente na aviação?”
Vendo de dentro…
hard landing wind cross cockpit view
ops!
https://www.youtube.com/watch?v=3j36oTWZESg
Mas de todos os pousos com vento cruzado que vi, esse ai é o melhor: ERJ-145 da FlyBe…
https://www.youtube.com/watch?v=Lob7LmBwqGc
Piloto militar também sofre com vento cruzado:
https://www.youtube.com/watch?v=Uln0PsluGO8
Pelamordedeus, isso não é vento cruzado, isso é vento dos infernos, rsrrss…
E que diabo de pista é essa que tem um skyjump no meio?
Aff, fiquei enjoado só de ver… 🙂
Belíssimas imagens do vídeo do Clésio.
Ótimos vídeos!
Segue um antigo feito do cockpit de um breguinha.
Abraço a todos!
https://www.youtube.com/watch?v=3z4WgUFzDVA&list=PL0BAC9D833E0DF9E0&index=24
Ops. Nova tentativa….
https://www.youtube.com/watch?v=3z4WgUFzDVA&list=PL0BAC9D833E0DF9E0&index=24
A maioria das companhias estabelece um limite de vento cruzado, e, pelo vídeo, parece que nesse aeroporto britanico o vento estava bem acima. Não entendi por que expor a aeronave e os passageiros a um risco desnecessário. Se o vento está acima do limite suspendam as operações no aeródromo. No caso da Azul, o limite é de 25 kt. Em pista molhada, ou curta ou estreita, esse limite cai ainda mais. Cda aeronave tem sua melhor técnica para pouso com vento cruzado. Se bem treinada, a maioria dos pilotos efetuará o pouso com segurança. O que não pode é o… Read more »
Nery,
Eu não sabia que as companhias estabeleciam limites particulares.
Pensei que a norma era manter-se dentro dos limites certificados para cada aeronave.
Vivendo e aprendendo…
Mas, se o vento informado é maior do que o limite para determinada aeronave ou companhia, não seria atribuição do comandante decidir sobre uma arremetida?
Não fui buscar na legislação, mas o controle de tráfego aéreo pode suspender as operações por causa do vento? Só vi atuar em casos de modificação da pista em uso e de aviso aos pilotos, principalmente em caso de rajada ou wind shear
Abraço,
Justin
Sim, a decisão de arremeter é do comandante. A suspensão não é do órgão ATC, mas sim da própria companhia.
Complementando, suspensão das operações das aeronaves da sua companhia. No caso da Azul, Cascavel é um exemplo típico. Lá, os ventos cruzados normalmente ultrapassam os limites, e a Azul emitiu um Boletim especial para a operação naquele aeródromo. Nesses casos, a operação é exclusiva do comandante.