Impressionantes cenas de pousos e decolagens no aeroporto de Birmingham, no Reino Unido. Neste último inverno do Hemisfério Norte, houve uma maior quantidade de condições ruins de tempo em relação a anos anteriores, segundo o descritivo do vídeo (postado no youtube por “flugsnug“).

Fica aqui a pergunta lançada pelo nosso amigo Clésio, que deu a dica do vídeo: “Dizem que as curvas de alta velocidade separam os meninos dos homens na estrada. Será que pouso com vento cruzado são o equivalente na aviação?”

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Vendo de dentro…

hard landing wind cross cockpit view

Marcos
Marcos

Mas de todos os pousos com vento cruzado que vi, esse ai é o melhor: ERJ-145 da FlyBe…

https://www.youtube.com/watch?v=Lob7LmBwqGc

Clésio Luiz

Piloto militar também sofre com vento cruzado:

https://www.youtube.com/watch?v=Uln0PsluGO8

Vader

Pelamordedeus, isso não é vento cruzado, isso é vento dos infernos, rsrrss…

E que diabo de pista é essa que tem um skyjump no meio?

Aff, fiquei enjoado só de ver… 🙂

Vader

Belíssimas imagens do vídeo do Clésio.

Nórdico

Ótimos vídeos!

Segue um antigo feito do cockpit de um breguinha.

Abraço a todos!

https://www.youtube.com/watch?v=3z4WgUFzDVA&list=PL0BAC9D833E0DF9E0&index=24

Nórdico
Rinaldo Nery

A maioria das companhias estabelece um limite de vento cruzado, e, pelo vídeo, parece que nesse aeroporto britanico o vento estava bem acima. Não entendi por que expor a aeronave e os passageiros a um risco desnecessário. Se o vento está acima do limite suspendam as operações no aeródromo. No caso da Azul, o limite é de 25 kt. Em pista molhada, ou curta ou estreita, esse limite cai ainda mais. Cda aeronave tem sua melhor técnica para pouso com vento cruzado. Se bem treinada, a maioria dos pilotos efetuará o pouso com segurança. O que não pode é o… Read more »

Justin Case

Nery,

Eu não sabia que as companhias estabeleciam limites particulares.
Pensei que a norma era manter-se dentro dos limites certificados para cada aeronave.
Vivendo e aprendendo…
Mas, se o vento informado é maior do que o limite para determinada aeronave ou companhia, não seria atribuição do comandante decidir sobre uma arremetida?
Não fui buscar na legislação, mas o controle de tráfego aéreo pode suspender as operações por causa do vento? Só vi atuar em casos de modificação da pista em uso e de aviso aos pilotos, principalmente em caso de rajada ou wind shear
Abraço,

Justin

Rinaldo Nery

Sim, a decisão de arremeter é do comandante. A suspensão não é do órgão ATC, mas sim da própria companhia.

Rinaldo Nery

Complementando, suspensão das operações das aeronaves da sua companhia. No caso da Azul, Cascavel é um exemplo típico. Lá, os ventos cruzados normalmente ultrapassam os limites, e a Azul emitiu um Boletim especial para a operação naquele aeródromo. Nesses casos, a operação é exclusiva do comandante.