Opp opp opp: subindo no Draken antes de decolar com o ABBA
Em meio a uma discussão dos leitores sobre o lado em que se entra num caça (no Gripen, ao contrário de outros caças onde se entra na cabine pelo lado esquerdo, ou bombordo, só se pode entrar pela direita, ou boreste), um link dentro de um link trouxe esta pérola, de um especial de TV de 1969.
Cante junto com Agnetha Fältskog, integrante do famoso grupo sueco ABBA entre 1972 e 1982. A música é de alguns anos antes de Agnetha se juntar ao ABBA.
Nu Ska Vi Opp Opp Opp (agora estamos indo pra cima, cima, cima)
Förälskar man sej om våren
Ett litet undantag jag ville bli
Om bara nu nån förstår en
Skulle man inte för att det är höst
Följa sin innersta röst
Nu ska vi opp, opp, opp
Opp på den gryende kärlekens topp, topp, topp
Kom, kom, kom bara med mej
Och skyll inte på några om, om, om
Visst är du kär, kär, kär
Vill du mej något så har du mej här, här, här
Din, din, din vill jag vara och bli
Om du bara blir min, min, min
Vägen till paradiset är krokig och lång
Men du ska se
Att där ovan molnen är
Aldrig himlen som här
Där är den blå, blå, blå
Är det så alltid, ja,
Kom låt oss gå, gå, gå
Opp, opp, opp på den gryende kärlekens svindlande
Topp, topp, topp, topp, topp
La la
COLABOROU: Roberto Santana
NOTA DO EDITOR: a discussão sobre o lado em que se abre o canopi dos caças pode continuar aqui.
rsrsrsrs, vai ficar pra outra vez, Roberto. Prosseguindo na discussão sobre o lado em que se entra no canopi, com o Gripen teremos mais pra frente uma realidade semelhante à dos caçadores tchecos, que antes de evoluírem operacionalmente para o Gripen, passam um bom tempo voando o modelo biposto (de treinamento) e o modelo monoposto (de emprego operacional) do L-159. Embora no biposto do L-159 o canopi abra pela frente e o monoposto pela esquerda, em ambos se entra pela esquerda, e os degraus retráteis da fuselagem foram criados para esse fim (nem precisa de escadinha): http://www.aviationnews.eu/blog/wp-content/uploads/2012/10/L-159-6060.jpg http://24.media.tumblr.com/tumblr_lreqtfc1Ei1r30r4eo1_1280.jpg Já quando… Read more »
Aproveitando, trago para cá o link que você colocou na outra matéria onde se estava discutindo o assunto. http://forum.keypublishing.com/archive/index.php/t-79255.html Alguns foristas dessa discussão do link dão a entender que a entrada do Gripen pela direita tem alguma coisa a ver com a otimização para operar desdobrado em estradas, embora meu tico e teco não tenham captado (ou se convencido) exatamente das vantagens de se mudar o lado de entrada para isso. Um deles diz o seguinte: “It’s just more natural for us.. especially since we have right-hand traffic. The service panel and fuel is also on the right side. When… Read more »
Eu odeio ᗅᗺᗷᗅ…
Mas voltando ao assunto do post :-), uma coisa que eu notei é que, apesar de ser uma aeronave para operar fora da base, o Gripen não possui escada embutida. E me parece que os modelos suecos anteriores também não. O que é curioso, no mínimo.
E juro que nunca tinha visto que o F-5 tem essa escada embutida… Vivendo e aprendendo.
A Suécia tinha mão inglesa até os anos 60, quando eles mudaram:
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2014/03/curiosidade-duas-fotos-duas-licoes.html
Taí outra que eu não sabia Roberto.
Clésio, essa de mudança de mão de direção na Suécia eu não sabia!
Parafraseando seu outro comentário, vivendo e aprendendo!
Então as coisas sobre mudança também da entrada no caça começam a fazer algum sentido, cronologicamente, levando em conta o comentário do forista que destaquei.
Pra facilitar, poderiam inventar um caça “palíndromo”, que tanto faz entrar por um lado ou outro. Quem sabe os suecos fazem isso um dia, seguindo o exemplo do conterrâneo ABBA, que é um palíndromo…
Clésio, outra coisa:
Sobre a escada / degraus embutidos no F-5, o que nem todo mundo sabe é que, nos ex-jordanianos, havia algumas gambiarras feitas lá na Jordânia (nada muito sério, nesse caso) como simplesmente terem soldado / colado / travado esses degraus na posição embutida. O pessoal do PAMA-SP precisou desfazer o “serviço” das suas contrapartes jordanianas para que voltassem a abrir.
Roberto, interessantes informações sobre as diferenças nas manetes. Sabia de alguns exemplos, mas esses do Japão não sabia não.
Clésio, continuando a respeito de escadas:
Sobre o Gripen, de fato nunca reparei num degrau embutido, ou “built in ladder”.
Mas, do lado direito, tem algo misterioso para ser aberto, acima do cocar e perto do para-brisa. A posição para uma escada embutida me parece muito alta, mas como não vi em fotos do lado esquerdo a mesma coisa, vai que…
http://data.primeportal.net/hangar/luc_colin/jas-39a_gripen/images/jas-39a_gripen_36_of_51.jpg
Quanto a escada embutida, a do Rafale é show de bola:
http://i74.photobucket.com/albums/i259/zaneksteve/Rafale2ladder1.jpg
Gripen C:
Prezado Nunão,
Em 1:14 nota-se aquela “portinha” aberta.
http://www.youtube.com/watch?v=HDTbnRoZ48Y
Nesse vídeo em 1:53 vê-se ela fechando
http://www.youtube.com/watch?v=a5Twreufn5c
Certo, então é só a trava da abertura do canopi.
Aliás, o lugar óbvio para ela. E eu, com o pensamento fixo em escadinha embutida nem me toquei…
Acho que já houve até uma discussão sobre um desses vídeos aqui no site, sobre os pontos para fixação da escadinha de acesso por parte do pessoal de terra, que são pequenas portinholas onde ela se encaixa.
Valeu!
Amigos,
Acho que vários caças ingleses do passado tinham acesso pelo lado direito. Creio que pode ser uma das razões para o Gripen seguir essa linha.
Com o Gripen, também haverá mudança quanto ao posicionamento da sonda de reabastecimento em voo.
Quanto às escadas, lembro que apenas o Rafale M tem a escada escamoteável. Apesar de aumentar o peso da aeronave, reduz o apoio logístico necessário para operar em porta-aviões.
Será que a SAAB planeja incorporar essa solução na opção de Gripen naval?
Abraços,
Justin
A julgar pelos vídeos postados pelo phacsantos, imagino que seja uma alavanca para abertura do canopi pelo lado externo. Sobre as manetes, lembrei de uma anedota de um piloto de F-5 na época de recebimento destes, recebendo treinamento dos americanos aqui no Brasil. A velha confusão sobre as diferenças de “push” (empurrar) e “pull” (puxar) aconteceu na hora do pouso. O instrutor americano disse “push the stick” e o brasileiro pensou que era pra puxar, fazendo a curva de pouso mais fechada… A confusão continuou até o F-5 vibrar no pré-estol e o americano gritar “stick forward!!!” e a ficha… Read more »
Clésio,
Pelo que sei, os exportados C/D sempre foram no sistema inglês. O que padronizaram depois no sistema foram os exemplares suecos. Atualmente, estão convertendo os painéis dos treinadores Saab-105 suecos, originariamente no sistema métrico, para facilitar a transição ao Gripen, que já passou pela conversão.
Fui procurar a escada usada no F-35B/C e tomei um susto com a complexidade do negócio:
http://www.gadgetfreak.gr/wp-content/uploads/2011/03/F35-2_pi.jpg
Não é a toa que eles estão tendo problemas com o peso e custo da aeronave.
No F-CK-1 Ching Kuo também é pelo lado direito:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:IDF_Pre-production.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=UAXjxWtcoNs
ultimos segundos do video acima e após 1:00 desse:
http://www.youtube.com/watch?v=MA6teTYl6s8
O segundo vídeo mostra a versão D do AIDC F-CK-1 e esta possui CFTs, coisa que que não sabia. Vou postar isso lá na notícia do Eurofighter.
Sem contar o F-111 que entrava-se por ambos os lados e o Su-34 que é por baixo.
Tá vendo??? Falei lá em cima que tinha que ser um caça “palíndromo” para entrar dos dois lados!!! (111, ao contrário, é 111…)
Novaer T-XC também pelos dois lados…apesar de não ser um caça:
http://www.adjorisc.com.br/jornais/nossaterra/lages/avi-o-que-sera-fabricado-em-sc-e-lancado-oficialmente-1.1443385#.U1lI8FVdXTg
O A-37 Dragonfly tb:
http://www.globalsecurity.org/jhtml/jframe.html#http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/images/t-37-dvic261.jpg|||
O Mig-28 era pela direita tb???
http://www.youtube.com/watch?v=9THbbofiwYY
E a “escada” do Firefox em 4:30:
http://www.youtube.com/watch?v=sYh9_QmNwRA