Tenente-coronel da FAB que testou o Gripen fala sobre o caça
VÍDEO: Canal do Palácio do Planalto no youtube
COLABOROU: Sandro
VEJA TAMBÉM:
- Capacidade para a defesa aérea aumentará consideravelmente, diz piloto da FAB que testou Gripen
- Piloto que aprovou Gripen para Brasil diz que alcance de visão é diferencial
- Coletânea de matérias publicadas no Poder Aéreo sobre a Saab, o Gripen e Gripen NG
- Suíços voam demonstrador do Gripen F em Linköping e testam radar AESA
- Vídeo sobre tecnologia dos radares AESA da Selex para Gripen e Typhoon
- Novo despistador ‘BriteCloud’ da Selex foi selecionado para o Gripen
- Gripen Demo com radar AESA na Farnborough 2012
- Mais imagens do radar Raven ES-05 AESA no Gripen NG…
- ‘O Gripen é ótimo. A concorrência está falando besteira’, diz Saab
- Teste SAR do radar ‘Raven’ do Gripen NG
- IRST da Selex Galileo para o Gripen NG
- Gripen E: cronograma dos protótipos, certificação e primeiras entegas
- ‘Piloto’ do Poder Aéreo voa no simulador do Gripen em São Paulo
- Voando no simulador do Gripen: da diversão do voo à tensão do pouso
“During the war I had the oppertunity to fly captured P-47’s and P-51’s. I didn’t like the Thunderbolt. It was too big. The cockpit was immense and unfamiliar. After so may hours in the snug confines of the 109, everything felt out of reach and too far away from the pilot. Although the P-51 was a fine airplane to fly, because of its reactions and capabilities, it too was disconcerting. With all those levers, controls and switches in the cockpit. I’m surprised your pilots could find the time to fight. We had nothing like this in the 109. Everything was… Read more »
Sim mas os caras não vão consertar o lado da abertura do canopi não? 🙂
Clésio,
Até onde sei, isso não deve ter sido nenhuma celeuma para os tchecos e húngaros, que voavam MiG-21, e desconfio que eles não devem ter ficado tristes com a troca de caça, só por ter que trocar de lado…
http://www.airteamimages.com/pics/100/100760_800.jpg
http://www.saabgroup.com/Global/Documents%20and%20Images/Air/Gripen/Gripen%20for%20Czech%20Republic/tigermeet_2.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3312/3225228402_da4b054a20.jpg
http://www.dutchaviationsupport.eu/2010/1-%20PenV/Gripen/Hungarian%20Gripen%20prepared%20for%20departure.JPG
Acho que o mais importante, isso sim, é a equipe de apoio ficar sempre do lado certo onde abre o canopi:
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/01/Czech-Air-Force-211squadron-1280×720-1.jpg
🙂
Muito me admira ser um vídeo feito pelo Blog do Planalto.
O interessante é que de todas as decisões tomadas pelo governo (no amplo espectro da administração pública federal), parece que esta foi uma das mais acertadas.
Aquilo que o Planalto esperava, ou seja, críticas da oposição e/ou sociedad pela decisão, não aconteceram. Ao contrário, estão até colhendo bons frutos.
Prezado Clésio, não entendi
É porque o canopi abre para a esquerda? Esta é só uma das peculiaridades de caças feitos na Suécia.
Imagina na parte de gerenciamento de painel como deve ser algo diferente.
Realmente, um vídeo muito bem editado.
De fato, Vader. Aproveitaram diversas cenas da Saab (e creditaram isso no vídeo) para mesclar com a entrevista.
Algumas das imagens são deste vídeo aqui:
http://www.aereo.jor.br/2013/01/10/gripen-ng-uma-nova-geracao-esta-pronta-voce-esta-video-completo/
Só que acabou “passando” uma cena que pode ser “politicamente incorreta”. O voo em formação com um Flanker a 1 minuto e 40 segundos (lembrando que a Venezuela tem caças da família…) pode parecer uma cooperação com os amigos latino-americanos, mas no vídeo original era uma situação que levou a um combate, rsrsrsrs. Aliás, em 1 minuto e 20 segundos do vídeo, tem um Flanker sendo captado nos sensores como inimigo…
Só que acabou “passando” uma cena que pode ser “politicamente incorreta”. O voo em formação com um Flanker a 1 minuto e 40 segundos (lembrando que a Venezuela tem caças da família…)
Também reparei nisso. Mas a minha opinião é de que a pessoa que editou não é do ramo dos “aviõeszinhos” e não pensou nessa possibilidade política.
Por outro lado alguém pode interpretar simplesmente como um voo entre dois aviões diferentes de forças armadas amigas lado a lado.
O que sempre me encantou na interface homem-máquina desenvolvida no Gripen é a sua filosofia “menos-é-mais” ou, como disse o pilto sueco com que conversei na LAAD 2013: “no need-no show”. É bem como no depoimento do alemão Oberleutnant Walter Wolfrum: acostumado com o Me109, onde tudo era simples e estava à mão, podendo se concentrar em voar e combater, sentiu-se perdido no espaçoso cockpit do P-47 e no meio dos mostradores, manetes e interruptores do P-51… O outro ponto forte é consciência situacional. Todos os pilotos que voam o Gripen, destacam esse ponto. Coisas que parecem simples, como o… Read more »
Breaking News !!!!!
‘VOZ DA RÚSSIA’ AFIRMA:
“Caça Sueco Gripen foi eleito pelo governo brasileiro por que o canopi abre para… esquerda !”
Realmente, quem voou diz que avião é um muito bom de manobra, suave e redondo, agoara vamos ver se conseguimos tocar o projeto sem interrupções, sem metidos, sem lobbys burros e principalmente com responsabilidade e objetividade.
Grande abraço
Nunão, Poggio
Foi uma brincadeira com uma peculiaridade da aeronave. Por estas bandas geralmente se entra pelo lado esquerdo, mesmo em aeronaves com canopi de abertura lateral, como o Tucano.
Afinal, os cavaleiros sobem em suas montarias por esse lado…
Pô Clesio, eu ia falar exatamente isso…cavalos puro sangue, ou melhor, dragões hibridos de leão também são montados pela esquerda!
Ride a dragon like a Gripen!
Clesio,
Sei que foi brincadeira, mas como achei o tema interessante pra discutir, coloquei as fotos pra quem eventualmente não tivesse entendido conseguir entender. E a ultima foto é pra quem não entendeu nada poder olhar outros detalhes mais interessantes…
Mas acho que o Ozawa matou a charada, embora eu ache que o governo preferiria estilo MiG: abertura (e nada de lenta, gradual e segura…) da direita pra ocupação pela esquerda!
Erro mesmo, só “Grippen” na abertura quando apresenta o entrevistado. Mas de resto tá tudo bacana.
Nunão, estava dando uma conferida agora e dos ancestrais do Gripen, apenas o Lansen tinha abertura de canopi lateral, o resto era para trás.
Deve ser coisa de vikings, acho que eles subiam nos barcos pela direita…
Roberto, que link fantástico!
Um link dentro do link está virando uma matéria agora…