EASA certifica reprojeto da engrenagem do eixo vertical do Airbus Helicopters EC225/725
O eixo de engrenagens cônicas verticais redesenhado para o EC225 da Airbus Helicopters foi certificado, permitindo a sua produção e instalação em todos os helicópteros deste tipo em operação no mundo, bem como aqueles que estão sendo produzidos.
A certificação foi concedida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e terá sua validação seguida por outras autoridades de aeronavegabilidade internacionais.
A fabricação da engrenagem do eixo redesenhado está em andamento, permitindo a implementação mundial em aeronaves em serviço e na produção, a partir do segundo semestre de 2014.
“A Airbus Helicopters colocou uma prioridade muito alta no desenvolvimento deste novo eixo para o EC225. A certificação da EASA é um marco importante para a fazer nossos clientes voarem com a solução final”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo da Airbus Helicopters – Engenharia.
O novo projeto elimina todos os três fatores que, em conjunto, causaram duas inesperadas rupturas de eixo vertical. Ele oferece resistência à corrosão, compensa o stress residual e elimina estresse pontos quentes.
Após dois pousos controlados na água do EC225 no Mar do Norte em 2012 e a suspensão de parte da frota de aeronaves, medidas de precaução e de prevenção foram imediatamente desenvolvidas pela Airbus Helicópteros e implementadas com sucesso por parte dos operadores, levando a um retorno completo ao serviço.
Como a mais recente evolução da família Super Puma da Airbus Helicopters, mais de 200 aeronaves EC225/725s foram entregues a 35 operadores, acumulando mais de 350.000 horas de voo. Sob medida para os operadores mais exigentes, o EC225 é um helicóptero burro de carga de 11 toneladas integrando todas as últimas inovações tecnológicas.
FONTE / FOTOS / VÍDEO: www.airbushelicopters.com
COLABORARAM: Augusto e Jean-Marc Jardino
VEJA TAMBÉM:
- Problema do eixo do EC225: Eurocopter divulga vídeos com ações preventivas, de precaução e com a solução definitiva
- Fluxo de produção dos EC725 na Helibras e outros detalhes da fábrica
- Helibras inaugura fábrica do EC725 – veja como foi o evento
- Eurocopter anuncia solução temporária para o EC225
- Solução interina para os EC225 que operam com restrições
- Novo pouso forçado de EC225 no Mar do Norte – transmissão pode ser a causa
- LAAD 2013: Helibras anuncia construção de Centro de Treinamento e Simuladores
- Segundo AAIB, falha em EC225 está associada a problemas de produção
- Helibras monta, no Brasil, primeira caixa de transmissão do EC725
Finalmente uma noticia boa para esse Heli. Aguardando os Helis do MD(sim Ministério da Defesa) receberem essa engrenagem graciosamente. 🙂
[]’s
ps.: Só falta dizerem que essa nova engrenagem faz parte das “ToTs”.
Pois é, vamos ver quem vai pagar a conta e se vai, realmente resolver. Estão subtituindo um eixo e os rolamentos de apoio deste, não vou querer ser o senhor da razão, mas eu aacreditava que fariam uma nova transmissão, deixa rodar para ver…
Grande abraço
Para mostrar o qto essa maquina é boa……….em ingles, caso alguem entenda.
http://www.youtube.com/watch?v=ecKOGy9bq9w&list=UU4Dq9cxEDnM5WRtJyKlgEyg&feature=share&index=1
Um pouco mais…………
http://youtu.be/SdROKDiXPBs
http://youtu.be/6i_Sa-HnnfI
Monsieur Jean-Marc Jardino,
“Para mostrar o qto essa maquina é boa……….em ingles, caso alguem entenda.”
Certamente será difícil para os frequentadores do AEREO “entender” alguma coisa em inglês…
Talvez em francês? Quem sabe!
Merci,
Ivan.
Ivan, bom dia.
Não vejo motivo para a crítica ao colega. O primeiro vídeo, que é exatamente o foco do assunto em discussão, está em inglês.
Nos outros vídeos, a informação visual é mais do que suficiente para que todos possam inferir a capacidade operacional da versão militar.
Abraço,
Justin
Se funcionar, será uma importante economia de velas…..e fraldas !
Senhor J-M J, quem vai pagar a conta da oficina, o operador ou a Airbus ??
Merci.
Jean-Marc Jardino, Obrigado por compartilhar o vídeo da Airbus Helicopters sobre a certificação. Incluímos agora no final da matéria. Colocamos também, ao final, matérias anteriores que publicamos a respeito do assunto, incluindo uma especial (a primeira da lista) mostrando diversos detalhes divulgados pela então Eurocopter quando foi anunciada essa solução definitiva – muitas discussões a respeito podem ser melhoradas acessando as matérias anteriores, pois inúmeras desinformações sobre a extensão tanto dos problemas quanto das soluções (muitos que defendem ou atacam a aeronave minimizam e maximizam um ou outro ponto, a bel prazer…), podem ser facilmente esclarecidas com o retrospecto dessas… Read more »
Nick escreveu:
Finalmente uma noticia boa para esse Heli.
Bota boa nisso! E se a EASA aprovou, logo outras agências seguirão o mesmo caminho.
Amigos,
O documento que segue sugere que os operadores irão retirar e, posteriormente, recolocar a MGB. A substituição do “vertical shaft” na MGB será feita pela empresa ou sua mantenedora associada. Diz que o prazo é “nos próximos meses”.
http://www.ec225news.com/site/docs_wsw/RUB_88/Poster%20EC225%20Redesign%20Shaft.pdf
Abraços,
Justin
Podem falar o que quiser do bicho, mas é bonito pra caramba!
Justin, obrigado pelo link do poster. Virou matéria, para que mais gente possa acessar as informações e debater – incluí também links para acesso a outros documentos.
Bonito Galante? Com essas janelonas redondas no melhor estilo “anos 50”? Com esse monte de rebites, penduricalhos, etc.?
Affff, gosto é gosto… 🙂
Obrigado “Nunao”, venho aqui so acrescentar, sou um estudioso da aviaçao de guerra e civil, moro aqui na Europa e acompanho de perto as noticias relacionadas aos assuntos, e nao posso negar minhas raizes francesas, gosto de abordar sobre equipamentos franceses. Pena que a ha pessoas aqui que so sabem criticar sem serem conhecedores do assunto, ou simplesmente pelo fato de so criticar e nao acrescentar nada. Grande abraço e estamos ai.
Jean-Marc Jardino. Seja bem-vindo, juntamente com seus acréscimos à discussão. Aqui sempre abordamos equipamentos franceses, desde que o blog nasceu, em 2008. Eu mesmo devo ser o editor brasileiro que mais publicou matérias (com informações de fontes originais francesas) sobre o Rafale, por exemplo. Quanto a críticas gratuitas, elas infelizmente são comuns. De vez em quando, damos um puxão de orelha para que o debate seja feito sem críticas que não acrescentem nada ou que sejam só briga de entusiastas, e encorajamos, por outro lado, o debate crítico que leve à reflexão sobre a realidade e o futuro da defesa.… Read more »
Caro Galante,
Concordo com o Vader, esse EC-225/725 é basicamente o AS-330 Puma, esticado, aumentado, modernizado, mas continua sendo um Puma nos traços gerais. Não mudou nada no design.
Heli bonito é o NH-90. 🙂
[]’s
Eu acho a família toda atraente, desde o Puma até o Caracal.
Mas nem sempre uma aeronave atraente tem linhas esbeltas. Eu por exemplo gosto da brutalidade do estilo dos CH-53 Super Stallion e Mi-24 Hind, por exemplo.