Ataque eletrônico de Su-24 russo teria ‘paralisado’ sistema Aegis americano
É o que diz reportagem da rádio Voz da Rússia, sobre recente incidente no Mar Negro com o destróier USS Donald Cook (DDG 75) da Marinha dos EUA, no Mar Negro. Aeronave teria utilizado o sistema Khibiny de neutralização radioeletrônica de última geração. Clique aqui para saber mais, no blog do Poder Naval.
Aham. E só não atiraram porque era época de páscoa e o coelhinho poderia ficar “babo” e não trazer ovinhos de páscoa pros pilotos…
Ah, “Voz da Rússia”…
Claro, normal!!!!
Será que não ficam com vergonha de escrever um texto desses?
Os americanos só não derrubaram o jato por que o inimigo tem ogivas nucleares “no coldre”.
Se não, o SU teria virado migalha.
Não é o SU-24, o SU-27/30/35, MIG’s, Bulavas e Borei’s.
É todo o conjunto russo a disposição que impede que por exemplo a OTAN sobrevooe a Criméia e imponha uma zona de exclusão aérea.
Lembram dos Rafales sobre a Líbia em poucas horas? Chutar onça morta é facíl, agora quando suas chances de sair são pequenas, os números são proibitivos.
Como o Vader disse uma vez – estes aviões da Russia, nada mais seriam do que alvos – falar é fácil.
Abs
Senhores: A notícia é tão falsa como uma nota de 3 reais. Inicialmente pelo fato da Voz da Rússia ser mentirosa compulsiva e mestre de barrigadas. Aqui vão duas das mais famosas: – O Hamas teria derrubado um F-16 israelense sobre Gaza; – Os Russos teriam abatido “Mísseis balísticos” disparados pelos EUA, a partir da Espanha em direção à Síria. No mais a própria leitura da notícia revela o seu incrível tom farsesco. Vamos à leitura desse trecho: “Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia, onde 27 tripulantes do… Read more »
“HMS TIRELESS em 22/04/2014 as 15:57” HMS Tireless, Vale acrescentar que eu nem tinha reparado direito num trecho que você destacou: “Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia” O engraçado é que, nessa suposta entrada com urgência num porto romeno, o navio foi visitado pelo presidente do país, Traian Basescu. http://www.navy.mil/submit/display.asp?story_id=80370 Então, pra combinar com a urgência que entrou no porto, pelo jeito combinaram também com urgência uma visita de ninguém menos do que o presidente da Romênia, é claro, só pra disfarçar, e o presidente, para não sofrer… Read more »
“Ataque eletrônico de Su-24 russo teria ‘paralisado’ sistema Aegis americano”.
Até parece…
Alguém já leu a Voz da Rússia? Só falta notícias sobre abdução, de tão absurdo que é.
Aham, claudia, senta lá…
Sinceramente não sei porque o PA repercute esse tipo de factóide…
“Vader em 22/04/2014 as 16:07
Sinceramente não sei porque o PA repercute esse tipo de factóide…”
Repercute justamente para que seja o ponto de partida de uma discussão mais séria, por exemplo, sobre guerra eletrônica, ou mesmo sobre a guerra da informação, que é o caso do factóide e que se presta também a um debate a respeito, no contexto de um clima de clara tensão no Mar Negro (ou, para quem quiser, oportunidade para rir um pouco).
Antes que o Ivany venha aqui questionar os comentários dos demais colegas, um pouco de Física:
A potência de um emissor de ondas eletromagnéticas é diretamente proporcional à energia usada pelo mesmo. Como um caça com reserva de potência da ordem de alguns kW pode neutralizar um sistema embarcado em navio com potência da ordem de alguns MW, mil vezes mais potente?
Isso sem falar na eletrônica embarcada, onde além da potência necessária aos processadores, também é preciso espaço e capacidade de resfriamento.
PS: a “Voz da Rússia” é controlada pelos amigos do Putin.
Ka ka ka…
Fernando “Nunão” De Martini
22 de abril de 2014 at 16:42 #
Tem razão Nunão, me desculpe. Ao menos serve para dar umas boas risadas, hehehe…
Sds.
É tão divertido que eu quase morro de tanto rir.
Um Arleigh Burke sendo jammeado por um SU é a grande piada do ano.
Abs,
Ricardo
Almeida Eu já vinha falar que isso era bastante improvável. Só seria possível se o avião soltasse uma mini-bomba nuclear para paralisar os sistemas. Eu falei em outros tópicos justamente que essa manobra foi só pra atingir distância de tiro sem ser detectado e depois subir pra mostrar que chegou. Uma simples provocação. Acontece em ambos os lados. Mas aí está. No outro tópico eu concordei com o Bosco (neste assunto do Su-24). Meus comentários aqui não tem a ver com qualificar ou desqualificar foristas, ideologias, empresas, etc. Eu venho aqui pra me inteirar sobre aviação e interagir com os… Read more »
Amigos,
Do jeito que os caras da Voz da Russia escreveram, ate parece que o SU-24 possuia um dispositivo para irradiar um pulso eletromagnetico (EMP).
Tal sistema nao caberia nem dentro de um B-52, quem diria um SU-24.
O artigo nao passa de uma obra de ficcao cientifica militar russa.
Alem do mais, os sistemas eletronicos do Arleigh Burke, possuem protecao contra ataques usando EMPs.
É lamentável ver um país que ja foi a segunda potencia militar do planeta se valer de expedientes canhestros como este.
Além de tudo algo pouco inteligente, pois um mecanismo importante de “guerra psicológica” que seria uma agência de notícias se torna um folhetim bufo e risível.
Está na hora de os russos começarem a cair na realidade de sua nova posição e pararem de fazer fiascos. Acaba sendo patético, até triste ver isso.
Outro dia foi o drone, que assumiram o controle.
Desta vez o ataque eletrônico que paralizou o o navio americano.
Nossa, fodásticos esses russos.
Isso que dá, essa trtanqueira de Ucrânia, não ter reagido e matado algumas dúzias de operativos russos.
Os caras estão se achando a última bolacha do pacote.
Calm druzyaeto usual speculation of one man who has done an incredible version, then some began to distribute it
Naturally it’s a duck-though there is a complex
Calma druzyaeto habitual especulação de um homem que fez uma versão incrível, em seguida, alguns começaram a distribuí-lo
Naturalmente é um pato-embora haja uma complexa
saudações amigos,
esse é aquele tipo de matéria para alegria geral dos fanboys vermelhinhos kkkkk. quantos não acreditaram!!!!
Aham, jamearam o AEGIS……… senta lá… 🙂
[]’s
Рустамом Bogaudinov,
Os mitos e lendas da internet começam desta forma.
Em português chamamos de contrainformação, ou seja, o “ato de silenciar ou manipular a verdade”, normalmente começando com “notícias” obscuras e “fontes” secretas, que tendenciosamente chegam a um alvo específico ou a comunidade em geral, muitas vezes usando meios de comunicação de massa (jornalistas simpatizantes) ou através da internet, um canal global de dados… que podem ou não ser verdade.
A Wikepedia é extremamente didática em definir e explicar o que raios é contrainformação, mas certamente você conhece bem o assunto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contrainforma%C3%A7%C3%A3o
Cordiais saudações,
Ivan Ivanovich. 🙂
E novo incidente divulgado hoje (?)
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/caca-russo-intercepta-aviao-de-reconhecimento-dos-eua