Esquadrão Falcão recebe terceira unidade do helicóptero H-36 Caracal
O Esquadrão Falcão (1°/8° GAV) recebeu na última quarta-feira (09/04) a terceira unidade do helicóptero EC-725, ou H-36 Caracal, como é denominado no Brasil. A produção da aeronave é realizada na empresa Helibras, localizada na cidade de Itajuba (MG).
A versão do helicóptero, ainda básica, difere das outras duas aeronaves que chegaram anteriormente, pois possui uma quantidade maior de recursos, destacando-se o modo “SAR” do piloto automático, em que com apenas o apertar de um botão, faz todo o circuito padrão de um resgate, estabilizando-se no “pairado”, quase na vertical da vítima.Além disso, habilita o Operador de Equipamentos ao controle da aeronave através de um “Joystick” localizado na cabine traseira, para ajustes finos, com o objetivo de executar procedimento de içamento na terra ou na água de maneira mais rápida.
Segundo o Capitão Aviador Rafael Boesso Silva, um dos pilotos que participaram do recebimento da nova máquina, esses recursos dão mais liberdade para que o piloto se preocupe com o monitoramento da missão. “As novas funções permitem a antecipação de possíveis variáveis, provendo um menor desgaste da tripulação, em comparação com o método tradicional, em que o controle da aeronave ficava completamente nas mãos do piloto, seguindo as orientações verbais do Operador de Equipamentos durante as correções”, comenta.
A próxima versão a ser recebida pelo Esquadrão será a Operacional (CSAR), prevista para este ano. Nessa fase, o Esquadrão iniciará os processos de padronização e difusão dos equipamentos de guerra eletrônica (EWS, Flare e FLIR) e de reabastecimento em vôo (REVO).
FONTE: FAB
Hj de manhã, ao passar pela Linha Vermelha, passaram por mim (decolando do Galeão) um VH-36 e um HM-4, logo atrás…
Logo após a decolagem, ficaram sobrevoando o complexo da Maré… depois os perdi de vista.
Maldita hora para esquecer os Igla em casa… =/
Eeeta bichao deve ter um ronco de motor bacana !!
O ronco dele fica “bonito mesmo” quando o ponteiro do medidor de pressão do óleo da transmissão vai para esquerda e o da tempertura vai para direita e em seguida vem um aroma “de fores do campo” proveniente da tripulação. Uma cena fantástica……
Grande abraço
juarezmartinez16 de abril de 2014 at 8:10#
KKKKKKKKKK!!
O padrão da pintura externa escureceu ou seria apenas fruto da ausência de luz na foto? Pois, se estiver mais escura, ficará BEM mais bonita, vide os HM-4 do CAvEx.
Esse esquadrão ainda é baseado em Belém/PA?
Existe mais algum esquadrão equipado com o H-36?
Prezado Franz
Sim, o Falcão continua Baseado em Belém. Na FAB ele é o único que opera o H-36, mas também está equipado com o velho e bom “sapão” (H-1H)
juarezmartinez
16 de abril de 2014 at 8:10 #
Rárárárárárá… 🙂
poderiam trocar todos os Sapoes pelo seu equivalente atual ( ou mesmo os BlackHawks) pois ficou bacanao o bicho.
Sds.
O propósito, tem alguns “blogs experts em defesa aeronaval” por aí que só publicam as coisas lindas e maravilhosas do mundo encantado do faz de conta, mas vamos aguardar pacientemente, que quando der caixão e vela preta e vai dar, podem anotar aí, estes mesmos imparciais editores mandarem condolências para a familias de militares possam vir a perder a vida nesta armadilha voadora.
O que não se faz par ter acesso a OMs e a patrocinadores, mas…….. ahh, o tempo é senhor de todas as verdades….e eu sei aguardar a hora certa.
Grande abraço
Juarez odeia muito o H-36…. rsrsrsrsrsr
O próximo Esquadrão a receber o H-36 na versão C-SAR é o Pelicano, em Campo Grande.
Oi Poggio e Rinaldo!
Muito obrigado pelas informações……:-)
Outra dúvida, já que entendo muito pouco do assunto:
Esse H-36 seria uma versão melhorada do H-34 também operado pela FAB no 3°/8° Esquadrão Puma no Campo dos Afonsos/RJ?
Rinaldo Nery 17 de abril de 2014 at 12:06 #
Juarez odeia muito o H-36…. rsrsrsrsrsr
O próximo Esquadrão a receber o H-36 na versão C-SAR é o Pelicano, em Campo Grande.
Caro Cel Nery! eu apenas gano o meu ineiro e forma onesta e suaa, pago religiosamente os impostos e quero velos bem aplicaos, isto aí é um mau exemplo investimento.
Grane abraço
Não tiro a sua razão, Juarez. Infelizmente, como vc sabe, nem sempre depende das FFAA escolher o melhor equipamento. Tem os interesses do GF, às vezes escusos, às vezes não. A FAB vai fazer o melhor que puder com os H-36.
cvn76, o que eu sei (alguém me corrija), é que o H-36 (EC725) é uma versão militarizada do EC225. Certamente, deve ter sido baseado no H-34.
Outro detalhe: tenho amigos voando o EC225 na offshore e falam bem dele.
Caro amigo Cel Nery! Após ler seu último comentário resolvi “pisquisar” com uns amigos da área de off shore, que operam três tipos distintos de vetôres: “Olha as cunversa”: Nesta mesma empresa que o senhor tem amigos, existem metas de disponibilidade estabelecidas, que são as seguintes: EC 225 91% Sikorski S 92 94% Sikorski S 76 97% Bem ,as metas acima para cada um são auto explicativas,lembrando que cada 0,1% neste negócio representa um monte de dinheiro que não entra no caixa, mas tem um dos modelos que está puxando a meta da companhia que é de 94% para baixo… Read more »