Dinamarca encaminha pedido de informação para quatro fabricantes de caças
A Dinamarca deu o pontapé inicial para a concorrência internacional que escolherá o futuro avião de caça do país com o envio de pedidos de informação para quatro fabricantes.
Funcionários do Programa da Nova Aeronave de Combate enviaram o que eles chamam de pedidos de informação de propostas (RBI – Requests for Binding Information) à Boeing para o F/A-18F Super Hornet, ao consórcio Eurofighter para o Typhoon, à Lockheed Martin para o F- 35A e à Saab para a Gripen E com o propósito de substituir sua frota de caças F-16 Fighting Falcon. A Dassault e seu Rafale não foi convidada.
Os candidatos devem retornar as informações em julho e a seleção da aeronave deve ocorrer em meados de 2015 com base na capacidade da plataforma a ser atualizada durante a sua vida útil, os custos de operação e manutenção, e também uma vontade por parte das empresas para desenvolver relações industriais com a indústria dinamarquesa.
As novas aeronaves são susceptíveis de entrar em serviço entre 2020 e 2024, época em que os F-16 dinamarqueses terão 45 anos em média.
Copenhague anunciou em março do ano passado que, como parte de seu plano de defesa 2013-2017, ele iria em busca de um novo avião de caça, uma iniciativa que originalmente começou em 2005, mas que foi arquivada em 2010 [nota do editor – ver links abaixo].
A Dinamarca já é participante Nível 3 do programa Joint Strike Fighter, tendo assinado em 2002. Na verdade, um de seus F- 16BS está estacionado em Edwards AFB, Califórnia, para apoiar o programa de teste de voo da aeronave. Mas ser um signatário do programa não o obriga a comprar a aeronave, e a indústria dinamarquesa já teria expressado desapontamento sobre a quantidade de negócios que ganhou com o programa F-35.
Enquanto isso , a Boeing está planejando enviar o Super Hornet para airshow da Força Aérea Dinamarquesa em Karup, que acontecerá no dia 22 de junho.
FONTE: Aviation Week (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Ministro da Defesa da Dinamarca foi conhecer o Gripen na Suécia
- Gripen é alternativa para a Dinamarca
- Dinamarca reabre concorrência por novos caças
- Real Força Aérea da Dinamarca corta número de pilotos de caça de 48 para 30
- Dinamarca racionaliza sua frota de F-16
- Dinamarca pode abrir mão do F-35 em favor do F-18 Super Hornet
- F-X da Dinamarca é adiado de novo
- De olho no Gripen, parte 2: Dinamarca
Uai, Le Jaquê não entrou na concorrência? De novo??? 🙂
O Rafale ultimamente não tem se contentado em perder concorrências: ele já nem entra…
E pensar que tinha idiota que queria essa joça na FAB…
Essa concorrência deve ser um prato cheio para o Gripen, isso SE os jutos desistirem mesmo do F-35, o que parece meramente possível.
Saudações.
Vai dar Gripen lord Vader !!
Sds.
Off Topic: Helicóptero abatido na Síria por um manpad
https://www.youtube.com/watch?v=YOmAOJNmbiY#t=35
Vader
15 de abril de 2014 at 13:11 #
“E pensar que tinha idiota que queria essa joça na FAB…”
Modere seu linguajar Felipe, ter opinião diferente da sua não é motivo para se referir aos outros dessa maneira.
Caro Clésio, não estava a me referir à “opinião” de ninguém, menos ainda daqui, até porque a nossa opinião e nada para quem decide é a mesma coisa, mas à VONTADE manifestada por certas autoridades (todos sabem quem são) em épocas pretéritas.
Não vista uma carapuça que não lhe pertence meu caro. E voltemos ao tópico, porque nada me faz vibrar mais que ver o Rafale se fud… 🙂
Sds.
ader 15 de abril de 2014 at 13:11 #
Uai, Le Jaquê não entrou na concorrência? De novo??? 🙂
O Rafale ultimamente não tem se contentado em perder concorrências: ele já nem entra…
E pensar que tinha idiota que queria essa joça na FAB…
Essa concorrência deve ser um prato cheio para o Gripen, isso SE os jutos desistirem mesmo do F-35, o que parece meramente possível.
Saudações.
Lord Vader, tu não leste atentamente ao texto:
Eles enviaram um pedido para a aquisição de uma nova aeronave de combate.
Grande abraço
Alfredo, acredito que foi ano passado: http://www.theguardian.com/world/video/2013/feb/25/syrian-rebels-shoot-helicopter-video
Vai dar Gripen, e a orquinha, no mar, vendo navios…
OFF: Typhoon com tanques conformais. Não ficou bonito, afeta a visibilidade do piloto, mas se passar nos testes, poderá ser viável.
https://twitter.com/BAESystemsAir/status/458582716510781441/photo/1
Obrigado pelo link, Iväny.
Acabei de publicar a foto em nova matéria, que traz links para outras que já publicamos sobre tanques conformais no Typhoon, incluindo foto de mockup em tamanho real.
Valeu Nunão.