Yak-130 para a FAB?
A Gazeta Russa informou que além de negociar a venda de mísseis antiaéreos ao Brasil, a Rússia estaria também oferecendo o treinador a jato Yak-130. A ideia seria fornecer 18 jatos para equipar o 2º/5º GAv.
O LIFT (Lead-In Fighter Trainer) Yakovlev Yak-130 é resultado do trabalho conjunto realizado pela Aermacchi e pela Yakovlev. Em 1993, as duas empresas assinaram um acordo de parceira para um novo treinador que a Yakovlev estava desenvolvendo para a Força Aérea da Rússia. A primeira aeronave resultante voou em 1996.
Naquela altura, o jato era comercializado como Yak/AEM-130, mas no ano 2000, as diferenças de prioridades entre as duas empresas trouxe um fim à parceria, e cada uma seguiu um desenvolvimento independente da aeronave, mantendo a Aermacchi a comercialização mundial, exceto para a Rússia e as outras nações da CEI.
SAIBA MAIS:
Se for o caso, que venha o M-346. 🙂
[]’s
Também sou mais o M-346.
Não chega nem a ser notícia, mas me dá um sono…
“a Rússia estaria também oferecendo o treinador a jato Yak-130”
“Oferecer”, eles podem oferecer qualquer coisa…
SDS.
É como o Mauricio disse, oferecer eles podem efervescer qq coisa, já o Brasil comprar…
Um ótimo LIFT, pra mim o segundo melhor do mundo, só atrás mesmo do seu primo próximo M-346.
efervescer=oferecer
Que Novaer que nada, que se prove antes no mercado civil, mania que esse povo tem de se encostar nas forças armadas.
Sou pelo “feijão_com_arroz”, a fase primária no Grob 120TP seguindo depois p/ o Hawk.
Como alternativa ao Hawk, se os custos impactarem, então poderia se pensar no M-345; o “irmão” menor do Master.
Considerando que ambos “descendem” do mesmo projeto, os entendedores poderiam detalhar as diferenças entre os dois modelos e iluminar uma mente leiga?
Ou a preferência se dá apenas por um ser da Rússia e o outro de qualquer outro país?
abraço
mas esses YAK nao viriam com um radar nacional ?? (acho eu que da Mectron)
M-346!
Blackhawk
Os dois tem praticamente o mesmo desenho e dimensões, sendo o italiano (M-346) com uma motorização mais interessante e muito mais desempenho (chega a Mach 1.2 e não possui pós-combustor) além da fama russa em má logistica de manutenção.