F-35B em voo pairado - foto USN

A Marinha dos EUA está desenvolvendo novos protetores auriculares para os tripulantes de porta-aviões que exercem atividades no convés de voo para bloquear o barulho dos novos e ruidosos jatos.

O F-35 Lightning II, que trabalha a incríveis 152 decibéis, está forçando a Marinha a avaliar protetores auriculares melhores para os marinheiros.

Para mais informações, acesse o site do Poder Naval clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Quanta frescura (pra não dizer outra coisa). Até esse tipo de coisa vira notícia quando se trata do F-35…

Almeida

Frescura? Vai lá trabalhar do lado dele sem protetores, vai!

Isso é problema antigo do F-35. Pra compensar o aumento absurdo de peso do projeto final, os motores tiveram que passar dos limites. Tem vários parceiros europeus preocupados, porque muitas de suas bases NÃO poderão operar o F-35 por questões de poluição sonora no entorno, normalmente povoado.

E lá vai mais um custo indireto na operação do F-35…

Tadeu Mendes

Tao de bricandeira comigo?

Alguem ai ja viu um F-15, F-18SH (este voces ja viram la no Brasil), ou um B1-B decolar???

Qual e o problema com isso???? Qual e o problema se o F-35, que e o jato de combate que possui o maior motor do mundo tenha um nivel de ruido mais alto?

De quantos Decibeis estamos falando? De 152 verdade?? E dai?

Niguem fala nada quando um F-111 decola…?

E os Sukois e Migs da da vida??

Max

Achei esses dados no site Defense Talk :

EA-6B: 148 dB
F-14: 153 dB
F-16: 150 dB
F-18F: 150 dB
F-15C: 149 dB
F-35: 152 dB

Read more: http://www.defencetalk.com/forums/air-force-aviation/noise-levels-fighter-jets-7731-3/#ixzz2yWJDM4R5

Vader

Pois é Tadeu…

Será mesmo que o Mirage III não fazia muito mais barulho quando decolava? Com seu turboreator ATAR “jato puro”? Como tantos outros…

Na boa? Baitolagem pura isso aí… Só que como é o F-35, a “Geni” dos projetos modernos de caça, vira notícia…

Vader

Max
10 de abril de 2014 at 18:15 #

Ótimos dados pra destruir mais uma “lenda da internet”…

Justin Case

Amigos, boa noite.

Aqui tem uma apresentação sobre o assunto:

http://www.valp.org/govt/media/webb-pp-pres.ppt

Abraços,

Justin

joseboscojr

Como todo mundo insiste na tese que o F-35 tem que fazer CAS como um A-10 e não como um F-35, talvez o barulho e a capacidade de derreter convés de aço com os gases do motor seja algum tipo de arma que possa ser usado em baixa altitude contra o inimigo.

Tadeu Mendes

Prezado Poggio, Eu entendo o seu ponto de vista, mas veja bem, a tabela que o colega Max postou la em cima, confirma a minha suspeita de que o F-35, apesar de ser “barulhento”, e conforme voce mesmo disse a em escala em decibeis e logaritima (eu entendo o conceito), maa nao vejo motivo para criar todo uma circo em torno do problema. Veja bem, as bases militares americanas, sejam elas unidades da forca aerea, exercito ou marines, estao geralmente localizadas fora e bem distante de areas urbanas e/ou metropolitanas. Geralmente essa bases tem a sua propria comunidade que vive… Read more »

Justin Case

Amigos, Sobre o barulho de aviões a jato, alguns comentários. 1. Diferentemente dos motores a pistão, o barulho não é proveniente da explosão ou queima de combustível. 2. A causa do barulho é primordialmente a diferença de velocidade entre o ar que sai da tubeira (escapamento) e o ar externo. Esse cisalhamento entre os fluxos causa o ruído. 3. O ruído aumenta proporcionalmente à diferença de velocidade, à área que está sujeita a essa diferença e à existência ou não de fluxo de ar com velocidade intermediária. 4. Um motor turbofan (e também o turboélice) tem um fluxo de ar… Read more »

Clésio Luiz

Não tem lenda de internet nenhuma na notícia.

Vader

Perfeito Justin, quem não gosta de barulho de jato vá trabalhar num Cessna…

Nick

Esse problema no nível de ruído dos F-35 deverá afetar mais o pessoal que trabalha no convôo dos carriers americanos. Mas nada que um aparelho para surdez não possa resolvar na velhice. 🙂

[]’s

Sniper

O futuro da aviacao de caca universal esta ameacada por por barulhinhu chatinhu… Me devolvam para o neolitico, eu imploro…

Almeida

5 dB que seja já é muito mais barulho, algo como 50%. Mas estamos falando de muito mais, algo como realmente 15 dB.

Pode ser que para a USAF isso não seja problema, afinal, suas bases são remotas. Mas para a USN e os operadores europeus, isso está sendo sim uma dor de cabeça. Já tem comunidades exigindo na justiça de seus países que várias bases não operem o F-35.

André Sávio Craveiro Bueno

Roberto, ótimos vídeos, principalmente o primeiro, que me lembro de ter assistido em alguma Sessão da Tarde no final dos anos 70 ou início dos 80! Obrigado pela oportunidade de recordação!