Jato do barulho
A Marinha dos EUA está desenvolvendo novos protetores auriculares para os tripulantes de porta-aviões que exercem atividades no convés de voo para bloquear o barulho dos novos e ruidosos jatos.
O F-35 Lightning II, que trabalha a incríveis 152 decibéis, está forçando a Marinha a avaliar protetores auriculares melhores para os marinheiros.
Para mais informações, acesse o site do Poder Naval clicando aqui.
Quanta frescura (pra não dizer outra coisa). Até esse tipo de coisa vira notícia quando se trata do F-35…
Frescura? Vai lá trabalhar do lado dele sem protetores, vai!
Isso é problema antigo do F-35. Pra compensar o aumento absurdo de peso do projeto final, os motores tiveram que passar dos limites. Tem vários parceiros europeus preocupados, porque muitas de suas bases NÃO poderão operar o F-35 por questões de poluição sonora no entorno, normalmente povoado.
E lá vai mais um custo indireto na operação do F-35…
Tao de bricandeira comigo?
Alguem ai ja viu um F-15, F-18SH (este voces ja viram la no Brasil), ou um B1-B decolar???
Qual e o problema com isso???? Qual e o problema se o F-35, que e o jato de combate que possui o maior motor do mundo tenha um nivel de ruido mais alto?
De quantos Decibeis estamos falando? De 152 verdade?? E dai?
Niguem fala nada quando um F-111 decola…?
E os Sukois e Migs da da vida??
Prezado Tadeu Mendes Qualquer FA que se preze está preocupada com a saúde ocupacional dos seus militares. Isso não é frescura não neste caso, surdez não tem cura. 152 decibéis é uma verdadeiro absurdo em termos ruído. Lembre-se que esta é uma escala logarítmica. Só para você ter uma ideia um jato comercial decolando gera algo como 115 decibéis e segundo a legislação nacional uma pessoa sem proteção auricular só pode ficar exposta por sete minutos no máximo sem que haja danos permanentes. O que acontece neste caso é que o motor do F-35 é muito mais ruidoso que qualquer… Read more »
Achei esses dados no site Defense Talk :
EA-6B: 148 dB
F-14: 153 dB
F-16: 150 dB
F-18F: 150 dB
F-15C: 149 dB
F-35: 152 dB
Read more: http://www.defencetalk.com/forums/air-force-aviation/noise-levels-fighter-jets-7731-3/#ixzz2yWJDM4R5
Pois é Tadeu…
Será mesmo que o Mirage III não fazia muito mais barulho quando decolava? Com seu turboreator ATAR “jato puro”? Como tantos outros…
Na boa? Baitolagem pura isso aí… Só que como é o F-35, a “Geni” dos projetos modernos de caça, vira notícia…
Max
10 de abril de 2014 at 18:15 #
Ótimos dados pra destruir mais uma “lenda da internet”…
Amigos, boa noite.
Aqui tem uma apresentação sobre o assunto:
http://www.valp.org/govt/media/webb-pp-pres.ppt
Abraços,
Justin
Prezado Justin Case
Muito bom material este que encontraste.
Segundo este estudo, a diferença de ruído de um F-15/F-16 para um F-35 é de 15 decibéis. Do ponto de vista do ouvido humano, o barulho do F-35 é duas a três vezes maior que os caças Legacy da USAF.
Como todo mundo insiste na tese que o F-35 tem que fazer CAS como um A-10 e não como um F-35, talvez o barulho e a capacidade de derreter convés de aço com os gases do motor seja algum tipo de arma que possa ser usado em baixa altitude contra o inimigo.
Prezado Poggio, Eu entendo o seu ponto de vista, mas veja bem, a tabela que o colega Max postou la em cima, confirma a minha suspeita de que o F-35, apesar de ser “barulhento”, e conforme voce mesmo disse a em escala em decibeis e logaritima (eu entendo o conceito), maa nao vejo motivo para criar todo uma circo em torno do problema. Veja bem, as bases militares americanas, sejam elas unidades da forca aerea, exercito ou marines, estao geralmente localizadas fora e bem distante de areas urbanas e/ou metropolitanas. Geralmente essa bases tem a sua propria comunidade que vive… Read more »
Amigos, Sobre o barulho de aviões a jato, alguns comentários. 1. Diferentemente dos motores a pistão, o barulho não é proveniente da explosão ou queima de combustível. 2. A causa do barulho é primordialmente a diferença de velocidade entre o ar que sai da tubeira (escapamento) e o ar externo. Esse cisalhamento entre os fluxos causa o ruído. 3. O ruído aumenta proporcionalmente à diferença de velocidade, à área que está sujeita a essa diferença e à existência ou não de fluxo de ar com velocidade intermediária. 4. Um motor turbofan (e também o turboélice) tem um fluxo de ar… Read more »
Não tem lenda de internet nenhuma na notícia.
Perfeito Justin, quem não gosta de barulho de jato vá trabalhar num Cessna…
Esse problema no nível de ruído dos F-35 deverá afetar mais o pessoal que trabalha no convôo dos carriers americanos. Mas nada que um aparelho para surdez não possa resolvar na velhice. 🙂
[]’s
O futuro da aviacao de caca universal esta ameacada por por barulhinhu chatinhu… Me devolvam para o neolitico, eu imploro…
5 dB que seja já é muito mais barulho, algo como 50%. Mas estamos falando de muito mais, algo como realmente 15 dB.
Pode ser que para a USAF isso não seja problema, afinal, suas bases são remotas. Mas para a USN e os operadores europeus, isso está sendo sim uma dor de cabeça. Já tem comunidades exigindo na justiça de seus países que várias bases não operem o F-35.
Roberto, ótimos vídeos, principalmente o primeiro, que me lembro de ter assistido em alguma Sessão da Tarde no final dos anos 70 ou início dos 80! Obrigado pela oportunidade de recordação!