JL-9G operacional na Marinha Chinesa
O novo jato chinês Cuizhou JL-9G entrou em serviço na Marinha Chinesa para treinar pilotos para operações embarcadas. As imagens da aeronave surgiram recentemente na internet chinesa. O jato tem trem de pouso reforçado, gancho de parada, entrada de ar tipo DSI (diverterless supersonic inlet) e extensão do bordo de ataque das asas para poder operar embarcado.
Esse daí ficou tão feio que Mikoyan deve estar se revirando no túmulo 🙂
Mais um derivado do MiG-21. Imagino que eles adotaram esse no lugar do L-15 por um questão de custos, ou politicagem mesmo.
Já li em algum fórum que um dos motivos da escolha do JL-9 sobre o L-15, foi a dependência do segundo de motores importados da Ucrânia.
Clésio e Gutex…
O L-15 pousa em pousa em porta aviões ?
Pq esse seria o pq de ter um avião de treinamento diferente da FA…
Essa é a grande China. De um limão fazem uma fábrica de limonadas. Eu aplaudo de pé o esforço desse pais.
Não é a toa que os EUA estão virando todos seus peões para esse lado do tabuleiro.
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
Afinal tb é sobre ac de treinamento:
Saab e Pilatus assinam MoU p/ o possível fornecimento do PC-21, p/ a força aérea sueca.
(http://www.flightglobal.com/news/articles/Saab-Pilatus-to-pitch-PC-21-trainer-to-Sweden-397615/)
Piano piano si va lontano !!
Sds.
Trem de pouso reforçado? Pela foto parece mais frágil que o do YF-17
Não Alfredo Araujo, até onde sei o L-15 não pousa em porta aviões. A questão é que tudo indica que o JL-9 também será adotado pela FA, juntamente com o L-15. Pelo visto não irão colocar todos os ovos numa cesta dependente de fornecedores externos para formação de seus pilotos.
Guilherme Poggio
31 de março de 2014 at 13:22 #
Trem de pouso reforçado? Pela foto parece mais frágil que o do YF-17
___________________________________________
Sei não, Poggio, tá muito parecido com o seu “equivalente” ocidental:
Guilherme Poggio
31 de março de 2014 at 13:22 #
Trem de pouso reforçado? Pela foto parece mais frágil que o do YF-17
Desculpem, errei no comentário anterior… queria mostrar essa foto:
http://richard-seaman.com/Aircraft/AirShows/YankeeAirMuseum2006/Highlights/T45DirtyPass.jpg
“Trem de pouso reforçado? Pela foto parece mais frágil que o do YF-17” Humm, acho que não Poggio. Repare no diâmetro das rodas comparativamente ao tamanho do avião. Note que a posição do trem de pouso principal. A fixação na asa do aparelho deixa as duas “pernas” bastante afastadas, permitindo uma grande estabilidade no pouso. Tal fato limita (se não impedir) a fixação de cargas externas nas asas. Quanto a “grossura” do próprio trem de pouso, creio que não precise ser “tão reforçado”, pois o aparelho não deve pousar com cargas externas (a posição do trem de pouso principal também… Read more »
Não vi, nesta foto, o gancho de parada. E também achei o trem de pouso “fraquinho”.