F-35B em voo pairado - foto USN

Os atrasos com testes do software do caça F-35 estão ameaçando atrasar o programa de defesa mais caro do Pentágono e aumentar os custos de desenvolvimento, de acordo com investigadores do Congresso.

“Problemas de software persistentes” retardaram os testes para demonstrar as capacidades dos sistemas de combate, navegação, aquisição de alvos e reconhecimento da aeronave, disse o Escritório de Contabilidade do Governo dos EUA (GAO).

A versão do “Marine Corps” do F-35 , projetada para decolagens curtas e pousos verticais, tem um marco fundamental no próximo ano. Embora os fuzileiros navais queiram que a aeronave esteja pronta para combate em meados de 2015, testes com alguns de seus softwares poderão não estar concluídos a tempo, e podem atrasar até 13 meses.

“Atrasos dessa magnitude significariam que o Corpo de Fuzileiros Navais provavelmente não terá todas as capacidades que espera em julho de 2015”, de acordo com um esboço de um relatório do GAO obtido pela Bloomberg News. “Os efeitos desses atrasos também colocam  em risco as capacidades operacionais iniciais de Força Aérea e da Marinha”.

A versão do F-35 da Força Aérea deveria cumprir um prazo semelhante em 2016 e o modelo da marinha em 2018. Itália e Reino Unido estão a comprar o mesmo modelo de avião dos ‘Marines’.

Estimativa de Custo

O programa F-35 está orçado em 391,2 bilhões dólares .

Embora os funcionários da Lockheed Martin não tenham visto o relatório do GAO, eles estão “confiantes de que irão completar os ensaios em voo do software necessário para que o ‘Marines’ atinjam a capacidade operacional inicial este ano”, disse Laura Siebert, porta-voz da companhia em um e-mail.

A empresa planeja liberar o software necessário para a versão dos ‘Marines’ até Julho de 2015″, disse ela. “Este software permitirá que os aviões dos fuzileiros navais identifiquem, adquiram alvos e engajem forças inimigas”.

O gerente do programa, o brigadeiro Chris Bogdan da USAF, disse que “não houve surpresas no relatório e todos os itens mencionados eram bem conhecidos por nós, pelos parceiros internacionais e pela nossa equipe da indústria”.

“O software continua a ser o nosso risco técnico número 1 no programa e que nós instituímos processos de engenharia de sistemas disciplinados para lidar com a complexidade da programação, teste e integração de software”, disse ele em uma declaração e-mail. “Estamos confiantes sobre a entrega de capacidade de combate inicial do F -35 para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em 2015”.

O progresso feito

Desde que o programa completou uma grande reorganização em março de 2012, “as estimativas de custo de aquisição e o cronograma mantiveram-se relativamente estável, e os progressos têm sido feitos em áreas-chave”, disse o GAO.

A Lockheed Martin está melhorando seus processos de produção e reduzindo problemas com o seu capacete, com o gancho de cauda na versão para a Marinha e com o sistema de diagnóstico automático.

A empresa e o escritório do programa no Pentágono também avançaram ao longo de 2013 para reduzir o custo dos modelos da Marinha e da Força Aérea, mas não a versão dos ‘Marines’, disse o GAO .

Até janeiro, os militares planejavam ter verificado 27% das funções básicas projetadas para o software da versão do ‘Marines’. Em vez disso, ele chegou a 13% , deixando uma “quantidade significativa de trabalho a ser feito em outubro”, quando o teste deveria estar completo, disse o GAO.

Atrasos os testes

“Neste momento, acreditamos que a questão mais premente é o efeito dos atrasos dos testes do software sobre as capacidades” da primeira aeronave de cada uma das forças para declará-la pronta para o combate, disse o GAO.

Se o cronograma não melhorar, o Corpo de Fuzileiros Navais pode “receber inicialmente aeronaves menos capazes do que ele espera”, de acordo com o projeto de relatório do GAO .

Bogdan disse que “há mais risco no cronograma de entrega , pois é naturalmente dependente da entrega bem-sucedida das versões de software anteriores. Estamos trabalhando incansavelmente para reduzir esse risco, acompanhando o desenvolvimento de software diariamente e corrigindo problemas conforme encontramos. ”

Previsões de orçamentos do Pentágono sobre o programa do F-35 projetam, em média, 12,6 bilhões dólares por ano entre 2018 e 2037. Isso pode ser inviável devido a restrições orçamentais atuais , disse o GAO.

No seu auge, o financiamento do F-35 será de cerca de US $15 bilhões, e o “financiamento anual dessa magnitude representa claramente riscos de  longo prazo”, e “confiabilidade abaixo do esperado” mantendo as estimativas de custo de apoio em alta , disse a agência.

Menos de Aeronaves

O preço previsto de 391,2 bilhões dólares para uma eventual frota de 2.443 caças F-35 para a Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais é 68% maior do que a estimativa feia em 2001, medido em dólares correntes.

O número de aeronaves é 409 inferior ao pedido original. O Pentágono está solicitando US $ 8 bilhões para 34 aeronaves para o ano fiscal que começa em 1 de outubro, em comparação com as 29 que foram aprovadas em cada um dos últimos dois anos.

Um dos desafios do programa será o cumprimento das metas de custo específicos do Departamento de Defesa no início da produção em larga escala em 2019.

O custo por aeronave ainda requer reduções de até US $ 49 milhões, segundo o relatório.

A versão final do relatório do GAO será apresentada em uma audiência do Comitê das Forças Armadas da Câmara no dia 26 de março, que é incluir o depoimento da autoridade máxima do GAO para o programa do F-35.

FONTE: Bloomberg (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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