Esquadrão de Demonstração Aérea realiza treinamento no RN
Durante o período de 15 de março a 2 de abril, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, participa de treinamento em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Grande região. No total, foram deslocados cerca de 40 militares, entre pilotos, mecânicos e equipe de apoio, além de representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), que concede suporte técnico.
Segundo o comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, o objetivo da missão é o treinamento dos pilotos, das equipes de manutenção e de apoio logístico em deslocamentos à longa distância. O transporte da equipe foi realizado com nove aeronaves A-29 Super Tucano e um C-130 Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), da Base Aérea do Galeão (RJ).
O Comandante ainda ressalta que as maiores vantagens do treinamento estão no intercâmbio de experiências entre as equipes do EDA e do Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade baseada na capital potiguar e que opera a aeronave Super Tucano há mais tempo na Força Aérea, a prática de procedimentos de emergência no simulador de soo do A-29, existente na BANT, e a realização de treinos operacionais ao nível do mar. Outro benefício da BANT está na pista a ser utilizada pela equipe do EDA, de uso exclusivo militar para emprego operacional.
Essa missão é mais uma que acontece fora da sede do Esquadrão, Pirassununga (SP), após o início do “Programa de Implantação da Aeronave A-29 Super Tucano na Esquadrilha da Fumaça”. A primeira aconteceu na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, em dezembro de 2013, para treinos em elevada altitude. Esses treinamentos não são abertos ao público e a Esquadrilha ainda não tem uma data prevista de retorno da agenda de demonstrações.
FONTE: FAB
Fizemos uma solicitação para que no mês de setembro a EDA venha fazer uma apresentação Itajaí/SC.
Estamos na torcida para que os treinamentos continuem e que sejamos contemplados com a demonstração da esquadrilha.
ótima ideia caro Martins,
Espero que até lá o EDA esteja totalmente operacional e possa atender ao pedido de vocês.
Só para garantir o oficio foi enviado no final de 2013.
kkkkk
Utilizando o mesmo perfil de asa, o Super Tucano tem quase o dobro do peso do Tucano, então imagino que as manobras em baixa velocidade requeiram muita atenção dos pilotos, pois o estol vem mais rápido.
Fico na expectativa para saber o que foi modificado nas aeronaves da EDA, se foram retirados só o armamento ou se foram tomadas outras medidas de alívio de peso, como retirada de aviônicos de combate e remoção de blindagem.
Tudo isto foi feito, mas não resolveu muito, o passo de CG é diferente e temo que não tenha sido a melhor das coisas colocar o ST no EDA.
Grande abraço
Tive o privilégio de assistir os primeiros dias de treinamento!!!
Juarez, você sabe dizer como é o comportamento do ST à baixa velocidade, se ainda é dócil com o Tucano, ou ele é propenso a estol abrupto?