Jane’s confirma interesse argentino pelo Kfir
A Força Aérea Argentina (FAA) está interessada em comprar 14 caças Israel Aircraft Industries (IAI) Kfir C.10 que possuem aproximadamente 40 anos de serviço, mas seriam atualizados com tecnologia moderna e um preço entre US$ 200 a 280 milhoes, informaram fontes do Ministério da Defesa ao IHS Jane’s.
O Ministério deverá decidir nos próximos meses se comprará estas aeronaves ou continuará a buscar outras opções no mercado, uma vez que o ministro da Defesa, Agustin Rossi, está analisando os preços de outros países.
No entanto, o país está trabalhando contra o tempo, uma vez que poderia ficar sem um avião de caça a partir de dezembro de 2015, quando seu último Dassault Mirage III e V deverão ser aposentados.
FONTE: IHS Jane’s (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
FOTO: meramente ilustrativa
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Interesse por interesse eu tô interessadão num Porsche só que a grana só ta dando pra andar de Mercedes. Aquele grande sabe? Com 52 lugares…
Bom negocio para argentina e uruguay. O radar dele é ótimo para todos os caças que necessitem de atualização e não seja FBW, como também para os FBW que dispõem do codigo fonte.
Tranquera por tranquera, sou mais os Kfir modernizados que os Mirage F1 espanhóis.
Os colombianos ficariam felizes em repassar os deles. 🙂
[]’s
foi por causa da ótima atuação dos Kfir Colombianos na Red Flag que os Argentinos se interessaram pelos Kfir Block 60 – aparentemente nao só eles. Quanto a serem ´tranquera´ – que ignorância … – o Kfir Block60 tem aviônica de ultima geração incluindo radar AESA, e Israel usou pouco os Kfir (algo como 15 anos) por causa da disponibilidade dos F-16 , portanto sao aparelhos com poucas horas de uso. os Mirage F-1 da Espanha, estes sim estao muito desgastados. Os Gripen que a FAB vai receber por leasing, modelo C e D sao inferiores em performance e o… Read more »
thomas_dw
Performance, voce diz em velocidade final né? O kfir é uma gambiarra de mirage 5 com motor j79. Ele voa torto e não deve manobrar muito bem, porque o novo motor mudou o centro de gravidade da aeronave.
Estabilidade, manobrabilidade e equipamentos, o Gripen C é infinitamente superior.
Pelamordedeus, eu li mesmo que o Gripen C/D seria “inferior” a essa gambiarra franco-israelense dos anos 70, que nem fly by wire tem?
Jesus tá vendo…
que gambiarra Israel voa caças F-15A que foram entregues em 1976 ou 1977 até hoje, os EUA e Arabia Saudita F-15C entregues em 1984. A idade é hoje irrelevante, o que importa é a avionica. Os Gripen C usam tecnologia de dez ou quinze anos atras, o Kfir Block 60 usa tecnologia de hoje, incluindo o radar AESA e ECM made in Israel, sem descontar a integração com Derby e Python 4 ou 5. O Kfir vem de uma linha de projetos bem sucedida que tem uma ótima reputação, alias, os F-5M da FAB usam o mesmo modelo de integração… Read more »
Amigos, Embora ambas sejam empresas israelenses, ELTA e Elbit são diferentes, tanto na sua filosofia como na linha de produtos. IAI-ELTA é estatal e Elbit é empresa de capital aberto. Elbit é focada principalmente em produção e integração de equipamentos eletrônicos, embora também tenha atuação em outras áreas. Além dos displays, tem HMD, eletroóptica, autodefesa… Não fabrica aeronaves convencionais, mas produz VANT. A IAI, na área aeronáutica, é fabricante de aeronaves, tendo desenvolvido todas as versões do Kfir e também o Lavi. Produziu algumas aeronaves também para o mercado civil.Tem seu braço eletrônico ELTA, produtor de radares e outros eletrônicos.… Read more »
Jane’s confirmar algo e esse algo acontecer de verdade vão milhas e milhas de distância…
Caro Thomas, você pode colocar um motor 4.0, rodas de liga leve, cortar as molas e colocar um computador de bordo num Fuscão: ele jamais deixará de ser um Fuscão… Nem vou discutir muito: só o fato de não ter sequer fly by wire, sendo um caça de estabilidade natural, enquanto que o Gripen possui estabilidade relaxada, já o impede de ter melhor “performance”, como você chamou. E segue por aí: não tem FADEC nos motores, não possui canards, etc… O trabalho da IAI foi excelente, e este KFIR é digno de se comparar com os melhores “tunnings” do mercado,… Read more »
Comentario perfeito do Vader
Na boa duvido que os Ingleses vão deixar que Israel vendam esses Caças??????
Mas essa foto da “charanga” ficou muito boa… Dá vontade de deixar de fundo de tela, se tivesse resolução maior (fica a pergunta, Editores!) Mas como sabiamente disse o Vader, continua sendo um “fuscão”. Agora, mudando de tópico: chega a saltar aos olhos a defasagem que a Argentina está do resto da AL. Como não há mal que sempre dure, uma hora eles saem dessa pindaíba, pra bem ou pra mal. E saindo, quais vocês acham que seriam os preferidos pela FAA? Será que manteriam a arrogância e tentariam na cara de pau o F-35, ou comprariam o Gripen NG… Read more »
Dizer que o Kfir (em qualquer versão) possui “performance” melhor que a de um Gripen C/D é uma forçação de barra das grandes. Em manobrabilidade são simplesmente incomáráveis, o Gripen C/D é MUITO superior em todos os envelopes! Pode até perder em radar, mas com sua baixa assinatura de radar, como já foi citado, o jogo pende a favor do sueco. “… não possui canards, etc…” Na verdade o Kfir possui canards sim, só que são fixos e não móveis como nos Gripen. O desenpenho em Vôo do Kfir é muito bom, mas se comparado aos caças de sua geração.… Read more »
Correção, onde se Lê “incomaráveis” Lêia-se “incomparáveis”.
Pois é, o Vader explicou bem o assunto. O FBW que mencionei antes (fly-by-wire) é determinante na performance além da própria aerodinamica do avião. E aí você está de volta aos anos 60/70 nesse caso, pois, os controles do kfir, f-5m e a-4q são hidráulicos, exigem um esforço maior do piloto para manter o vetor na direção que ele deseja. Quanto ao radar, não é apenas ser AESA que o faz superior a um PESA ou até mesmo um de varredura mecânica. Existem outras variáveis como alcance e potência do radar, que fazem por exemplo, o Captor-M do Typhoon T1… Read more »