USAF reforça defesa aérea do Báltico com mais seis caças F-15

10

F-15 C de reforço ao destacamento no Báltico - foto MD Lituânia

Estados Unidos já tinham quatro jatos F-15 cumprindo a missão a partir de base na Lituânia, no rodízio mantido por nações da OTAN. Reabastecedor KC-135 também segue como reforço

Na quarta-feira, 5 de março, a Força Aérea dos EUA (USAF) divulgou nota sobre o envio de mais seis caças F-15 para a Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, onde atualmente um destacamento de quatro jatos do tipo já cumpre a missão de garantir a defesa aérea dos três países bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia), dentro de um revezamento realizado de três em três meses entre nações da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Dentro desse rodízio, que ocorre há 10 anos, o destacamento de F-15 da USAF opera em Siauliai desde janeiro, com previsão de passar a missão a outro membro da OTAN em abril (nota do editor: para saber mais sobre esse rodízio de destacamentos da OTAN na defesa aérea do Báltico, clique nos links ao final da matéria).

Caças F-15 C de reforço ao destacamento no Báltico - foto MD Lituânia

A decisão segue anúncio feito pelo secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, de que o país está ampliando sua participação nessa missão de policiamento aéreo do Báltico e de que irá ampliar o treinamento conjunto com a Polônia, a partir de um destacamento de aviação que opera em território polonês.

Além dos seis F-15 de reforço, foi anunciado o envio de um reabastecedor aéreo KC-135. Os caças que reforçam o destacamento em Siauliai são provenientes de Lakenheath, no Reino Unido. A ampliação da presença, segundo a nota da USAF, vem como resposta a uma solicitação de aliados no Báltico.

Reforço já chegou, segundo nota do Ministério da Defesa da Lituânia

Dois KC-135 em Siauliai para reforço do destacamento no Báltico - foto MD Lituânia

Nota de hoje (6 de março) do Ministério da Defesa da Lituânia informou que já chegaram a Siauliai os seis caças F-15 C Eagle, reforçando os quatro jatos de mesmo tipo que cumprem atualmente a missão de policiamento aéreo dos países bálticos.

A nota, acompanhada das fotos mostradas aqui, também informou que dois (e não um) reabastecedores KC-135 também pousaram em Siauliai, trazendo pessoal de manutenção das aeronaves.

F-15 C de reforço ao destacamento no Báltico - foto 2 MD Lituânia

Ainda segundo o MD da Lituânia, as aeronaves americanas também participarão, no início de abril, de treinamento regional da OTAN no Báltico (NATO’s Baltic Regional Training Event – BRTE), juntamente com os  parceiros da OTAN Suédia e Finlândia.

Apenas como complemento trazemos a  imagem abaixo, divulgada no início do ano, que mostra os quatro caças que já operam na base desde 3 de  janeiro.

Caças F-15 C que operam no Báltico desde janeiro de 2014 - foto MD Lituânia

FONTE / FOTOS: USAF e Ministério da Defesa da Lituânia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments