Bases aéreas do Alasca continuam na disputa para receber o F-35

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F-35 - foto USAF

Eielson e Elmendorf estão entre cinco bases pré-selecionadas para operar o caça F-35, de oito locais da região Ásia-Pacífico inicialmente cogitados para receber o novo jato. Haverá ainda uma lista final de duas ou três opções antes da decisão por uma base que abrigará 48 aeronaves

Na terça-feira passada, 25 de fevereiro, a Força Aérea dos EUA (USAF) anunciou seus planos para alocar dois esquadrões de F-35, num total de 48 aeronaves, numa base da região Ásia-Pacífico, informando que duas bases do Alasca estão na lista de cinco pré-selecionadas, que inicialmente contava com oito opções. Em abril ou maio, a USAF deverá reduzir esse número para duas ou três opções, após uma série de visitas de avaliação planejadas para começar na semana que vem.

Embora as bases aéreas de Elmendorf-Richardson e Eielson, no Alasca, tenham sido divulgadas como integrantes dessa seleção de cinco locais, não foram mencionadas quais são as outras três. A informação é confidencial porque há bases localizadas em outros países. Porém, isso significa que outras bases na região e que estão em território americano, como Andersen (Guam) e Hickam (Havaí) não estão na atual lista de cinco localidades.

Cruisin’

Está planejado que a segunda alocação de caças F-35 para serviço ativo será justamente na região do Pacífico. Há um forte lobby no Alasca para que Eielson ou Elmendorf vençam a disputa. No caso de Eielson, que abriga um esquadrão de treinamento equipado com o F-16, mais de uma vez houve discussões sobre desativação ou redução das atividades. No sentido contrário, se Eielson for escolhida para abrigar 0s 48 caças F-35,  isso representaria mais de 3.000 novos empregos do Departamento de Defesa, somando-se aos atuais 2.950. Representaria também uma injeção de 379 milhões de dólares na renda salarial na região de Fairbanks, isso no caso do esquadrão de 21 caças F-16, que opera atualmente em Eielson, não sair da base. Há um abaixo-assinado sendo feito na região (a meta é 10.000 assinaturas), dentro de uma campanha para trazer os novos jatos para Eielson.

Senadores do Alasca disseram que haveria ganhos em alocar os F-35 em Elmendorf-Richardson, pois a base possui enorme potencial de crescimento, mas Eielson estaria à frente em suas preferências, pois a região da primeira enfrenta desafios que Eielson não sofre, como limitações de barulho, carência de moradias e espaço aéreo congestionado.  Por outro lado, a região de Anchorage, onde está Eielson, pode ser considerada melhor sob a perspectiva militar – houve até planos recentes para que os F-16 de Eielson fossem para Elmendorf.

Linha de voo de F-35A - foto USAF

FONTE: Daily News Miner (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: USAF

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