Suécia vai emprestar caças até novo Gripen chegar, diz FAB
Comandante Juniti Saito falou no Senado sobre compra de caças. Até 2018, o Brasil deverá usar aviões emprestados pela Suécia.
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, disse nesta quinta-feira (26) que a Força Aérea sueca vai emprestar 10 a 12 aeronaves ao Brasil enquanto não chegam os caças recém adquiridos Gripen NG, o que está previsto para 2018. Os caças emprestados devem vir para o país a partir de 2016, segundo Saito. O chefe da Aeronáutica brasileira participou de audiência pública no Senado para dar explicações sobre a negociação, oficializada em dezembro de 2013, para a compra 36 novos caças suecos por US$ 4,5 bilhões.
Os caças que deverão ser emprestados são os Gripen CD [sic], de uma geração anterior aos adquiridos pelo Brasil, e deverão suprir até 2018 a demanda da Força Aérea Brasileira (FAB), que desativou no final do ano passado os caças franceses Mirage 2000.
Em 18 de dezembro de 2013, o governo brasileiro anunciou a compra de 36 caças supersônicos do modelo sueco Gripen NG, após 15 anos de negociações. Outras duas empresas, a norte-americana Boeing e a francesa Dassault, disputavam com a Saab, fabricante do Gripen, o fornecimento dos caças ao Brasil.
A possibilidade de empréstimo já havia sido levantada na época em que a compra foi anunciada. Segundo o brigadeiro Saito, porém, agora há “compromisso” por parte da Suécia, ainda que o contrato de compra não esteja assinado, o que está previsto para o final de 2014.
“O general sueco ofereceu empréstimo dessas aeronaves ao Brasil, que deverão chegar no primeiro semestre de 2016. Serão entre 10 a 12 aeronaves para suprir essa demanda de Defesa Aérea do país. É importante lembrar que apesar de os Gripen NG chegarem em 2018, nós só poderemos estruturar um esquadrão a partir de 2019 e 2020. Por isso supriríamos nossa necessidade com essas aeronaves CD”, declarou o comandante durante audiência na comissão de Relações Exteriores do Senado.
Até a chegada das aeronaves emprestadas, a defesa do espaço aéreo será feita pelos 57 caças F-5 que o Brasil já possui. Essas aeronaves, recebidas pela FAB na década de 70, têm menor alcance que as aposentadas Mirage 2000, mas foram modernizados com a troca do radar, dos sistemas de bordo e dos armamentos, conforme o brigadeiro.
O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP), questionou se os pilotos brasileiros estão treinados para operar os caças Gripen CD. De acordo com Saito, a Suécia ofereceu treinamento a dois profissionais brasileiros, que irão em agosto àquele país.
“Os pilotos não vão ter dificuldade. Não é bem pegar e sair, precisa fazer um curso para ter capacidade operacional para operar esses aviões, mas isso não vai durar mais de um ano. Já este ano, embora o contrato não esteja finalizado, a Suécia já ofereceu para que dois pilotos nossos fossem à Suécia para começarem a fazer o treinamento no Gripen CD˜, explicou o comandante.
FONTE/FOTO: G1/meramente ilustrativa
VEJA TAMBÉM:
Esse Gripen “CD” deve ser tão luxuoso quanto um Ômega CD.
Me parece positiva essa negociação com os Suecos. Não são arrogantes e na minha opinião são até bastantes humildes em fazer essas concessões. Um parceiro comercial que não se coloca em um nível acima só porque está em um patamar tecnológico a frente. Era o que precisávamos.
Se a geração atual é o Gripen CD, então o de nova geração é o Gripen DVD?
Assim não pode! Assim não dá! Estamos comprando coisa defasada logo de cara!
Eu quero é um Gripen Blu Ray 3D, pra começar a conversa!
Concordo com você Blackhawk!
ele vira armado ?!?!?! sera que vem com o Meteor ???
alguma nocao de quais armamentos virão juntos ??
Blackhawk
28 de fevereiro de 2014 at 8:41
Muito boa colocação.
Uma pergunta: os C/D chegarão em 2016 por conta de adequações nas aeronaves e/ou por conta de falta de dinheiro de nossa parte no momento?
wwolf22 (e, aproveitando, também André Sávio) Quanto ao Meteor, acho difícil. Apesar do Gripen C/D estar na frente de Rafale e Typhoon quanto à integração do Meteor, o início da operação com o míssil na Suécia está previsto para 2015. E seu emprego depende da aeronave já estar atualizada no padrão de software MS20, cuja operação é prevista para final deste ano / começo do próximo (no Gripen, ao invés de um extenso MLU depois de 15 a 20 anos de uso, como é usual por aí, a filosofia é fazer modernizações e atualizações menos extensas mas sucessivas e a… Read more »
Esse negócio com os suécos está melhor do que nunca… rsrsrs EMPRESTIMO uhuhuhuhu… E essen papo de METEOR é no mínimo frescura para os emprestados… poderiam vir até o Gripen A/B que estava de bom tamanho… é de grátis… é cavalo dado, digo, é Grifon dado/emprestado. Mas se o Brasil quiser com METEOR, vai ter que pagar a atualização MS20 e comprar os mísseis… simplesmente não vale a pena (na verdade é burrice) fazer isso com aeronaves que serão devolvidas, mesmo que os mísseis fiquem por aqui a espera dos E/F. Afinal existe uma probabiulidade gigante deles já estarem integrados… Read more »
Duas coisas:
1.- Omega CD ? É Chevrolet certo.
Então nossa versão atualizada será LTZ rs.
2.- Dois pilotos ? 2016 ? 10/12 células ?
Estarão todos operacionais quando ? Em 2020 ?
Eis a questão.
Voltamos ao gap que eu sempre bati o pézinho aqui e já fui muito criticado.
Mike’s, contamos com vocês até o “fio da rabiola” tá !
Quero ver com os atrasos nas entregas do A 1.
O Fernando De Martini já comentou:
“Pegaremos uns Dagger” emprestados de los hermanos.
rs kk
“2.- Dois pilotos ? 2016 ? 10/12 células ? Estarão todos operacionais quando ? Em 2020 ?” Carlos, Dois pilotos para iniciar treinamento em agosto de 2014. É de se supor que depois iriam mais, como é de costume (vide os treinamentos na França para o “tampão” Mirage 2000). A expectativa de se decidir esse empréstimo de até 12 Gripen C/D também é em meados deste ano (e consequentemente o envio dos pilotos para treinamento), para entrega desses jatos à FAB no início de 2016. É isso que foi oferecido e está sendo conversado, segundo o que foi dito na… Read more »
Caro Poggio
Primeiro virão emprestados(seja lá o que for), zób:
https://www.google.com.br/search?q=volvo+xc60&espv=210&es_sm=93&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=85cQU5XeG8qHkQfktYHIAg&ved=0CEQQsAQ&biw=1280&bih=699#q=volvo+s40&tbm=isch
Depois em 2020, Zób:
https://www.google.com.br/search?q=volvo+xc60&espv=210&es_sm=93&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=85cQU5XeG8qHkQfktYHIAg&ved=0CEQQsAQ&biw=1280&bih=699
Caro Fernando De Martini] Recomecemos pelo final: Óia vô busca seu comentário heim …. kk rsrs Quanto ao gap, “habemos mike, Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.” Que assim seja ! Quanto aos zób’s C/D, tínhamos é que fazer algo de mais longo prazo e depois envia-los para a BAMN, ai sim é pensar e agir com mais visão. Mesmo que venhamos a comprar no… Read more »
“Óia vô busca seu comentário heim …. kk rsrs”
Por favor. Com data, hora, post em que foi comentado etc.
mudando de aviao, alguém saberia me dizer que avião eh esse no video ???
http://youtu.be/a8FX9wqdqlE
Simplesmente um absurdo os Gripen C/D chegarem em 2016. Tudo atrasado e ainda os F5M ainda em operação em 2020 outro absurdo.
Teremos um caça novo e obsoleto por 30 anos e inferior aos outros caças de mercado.
Infelizmente o Brasil é isso, pouco interesse e nenhum comprometimento com a Defesa.
Assim caminharemos para o Prosuper e o ProNae ambos na mesma linha de conclusão.
Digo mas isso independe do Presidente partido ou os cambaus, são todos iguais.
Simplesmente um absurdo os Gripen C/D chegarem em 2016. Tudo atrasado e ainda os F5M ainda em operação em 2020 outro absurdo.
O cronograma está de bom tamanho (nem temos ainda um contrato assinado, só conjecturas). Um absurdo foi a demora na escolha do F-X2. O relatório da COPAC/FAB foi entregue para o MinDef no início de 2010.
Obrigado Roberto F Santana.
acheo o video muito bem feito pra época…
aviao de estilo interessante…..
wolf22,
Muito bom o vídeo!
Vou colocar agora no Forte, com chamada aqui.
Valeu!
(PS – interessante é ouvir a voz do Arnaldo Jabor na narração, quase 50 anos atrás, quando ele estava pra dirigir seu primeiro filme da carreira, um curta-metragem)
C 119, PW radiais, 20 cilindros, 3500 Hps, uau, musica para os ouvidos, para turma da graxa era paciência na hora de fazer uma inspeção nível 3 nos motores, 20 cilindros, 20 platinados, 20 condensadores, dois turbo compressores, coisa para artista.
bons tempos.
grande abraço
PR é viúva russa, kkkkkkkk…
Abraço ae seu peça! Bom carnaval aí no Rio.
Um absurdo é esse tratamento humilhante que parece o governo quer receber em relação aos caças.
A oitava ou sétimo economia do mundo e precisa de caça “emprestado”. Não podemos pagar não é?
Não é melhor “caça arrendado”?
E quanto ao tal do pagamento da primeira parcela só depois de recebermos os últimos?
Não temos dinheiro pra comprar essas “encrencas” então não deveríamos tê-las “compradas”.
Não podemos comprar e pagar como todo mundo não?!!
Caro wwolf22
Parabéns pelo post vídeo do vídeo.
Viram o Saito assistindo a instrução ? rsrs;
Corrigindo:
“vídeo do vídeo.”, um vídeo só !
Herrar é úmano !
Caro Bosco “Pagar após a entrega do último vetor, 6/8 meses após, trata-se de financiamento garantido pelos Suecos, mas FINANCIAMENTO, portanto sujeitos as condições internacionais, tais como Libor, variação de câmbio, etc …. o que é normal. Destaco apenas: Qual será o CET no final caso optemos pelo financiamento externo ? Pagamentos direto pelo TN ? Esqueçam…..o MF não aprovará, qualquer que seja o governo ou o ministro. Questão “técnica”, uma vez que a abordagem política está censurada. “10 a 12 Gripens C/D só em 2016, segundo o Saito!” Ficou claro: Em andamento, prioridade para o KC 390 via PAC.… Read more »
“Fernando “Nunão” De Martini
28 de fevereiro de 2014 at 13:26 #
“Óia vô busca seu comentário heim …. kk rsrs”
Por favor. Com data, hora, post em que foi comentado etc.”
Sabotagem, vc deve ter retirado ” rsrs….kkkk
Calminha, é carnaval ….
“tomara que chova cinco dias sem parar ” ….
Eita marchinha Zób ….ops, trancham …..
Poggio, Todo contexto do FX2 é uma cagada, o anúncio de 2009(Lula) e por aí até o anúncio. Pra mim não existe cronograma nenhum e tudo vai continuar mas atrasado do que nunca. Saab já deveria ter os caças disponível para suprir o nosso gap. Falo desta forma pq não acredito que nada vai tirar o contrato da Saab com o Brasil pode aparecer várias denúncias e os cambaus que nada será alterado, afinal a Saab soube usar de inteligência ao fechar o certo por todos os meios a fim de conseguir seu objetivo. No caso dos F5M serão levados… Read more »
“Vader
28 de fevereiro de 2014 at 16:56 #
PR é viúva russa, kkkkkkkk…
Abraço ae seu peça! Bom carnaval aí no Rio.”
http://www.youtube.com/watch?v=Gdqyh-gM5u8
“Darkman
28 de fevereiro de 2014 at 19:17 #”
Caro Darkman
Não é SAAB,
é Zób …..!
Quanto as suas afirmações, fortes emoções nos aguardam.
Carlos Alberto, Infelizmente os Russos foram retirados do short list deram mole e qdo acordaram foi tarde. Agora foi finalizado o FX2 quase falecido e esperar para o caça que não põe medo em ninguém seja entregue !!! Mas boa culpa de todo o processo cansativo e noveleiro foi do GF. Mas esperar a entrega dos tampões para 2016 é muito distante e continuar com os F5M é abusar demais dos vetores que já estão fadigados. Os outros concorrentes do short list teriam em 2015 botado os tampões tranquilamente no GDA. A Boeing teria entregue pelo menos 06 unidades do… Read more »
Caro Darkman Há vários comentários meus, mas creio que os mais recentes sobre este tema em tópicos dos últimos três dias, definem bem o que tu afirmas. Apenas acrescento, tenho especial admiração pela aviação militar e civil dos USA e Europa. Da Russia, idem mas mais na militar. Na história recente, os vetores da SU são de respeito e impõem medo, pelo ponto de vista da atualidade. Porém compras com o Tio Victor seriam de prateleira e ainda sim teríamos problemas. SH …. sempre fui pró esse “meninão”, era o melhor. Mas depois que o Brig Crepaldi afirmou ao vivo… Read more »
Pelo que foi exposto talvez o ideal seja aumentar no nº de tampões para 24. Ou mesmo 36.
[]’s
“Nick
1 de março de 2014 at 7:36 #
Pelo que foi exposto talvez o ideal seja aumentar no nº de tampões para 24. Ou mesmo 36.”
Resolvido:
http://www.globalplanesearch.com/listing/aircraft-for-auction/MiG-15-BIS/109
25 units – MiG 15 & 21 – Makurdi Airforce base, Nigeria
Eles tem também:
16 units – Jaguar 16
óia, porquê se o MD descobrir que eles podem receber overhaul na Le Dan$$solt, nós estamos na roça … ops na joça.
http://www.youtube.com/watch?v=qZ5JdYWopCk
Como estamos no Brasil, não podemos duvidar da hipótese de um dia desses vir a notícia: ” O governo brasileiro interrompeu o projeto gripem por motivos, blá blá blá ( os de sempre, a “falta de verba”) e deverá procurar outra aeronave para mais uma solução “tampão” até que seja escolhida uma nova aeronave para a FAB. Deverão ser “alugados” de dez a doze aeronaves para a defesa do DF” aí a coisa se arrasta por mais 20 anos, até que todos os F5 e os “calas tampão” estejam no chão sem condições de voar… BRASI IL IL IL!!!
Mas, para o bem da nossa nação e de nossa soberania eu espero, de coração, que isso NÃO ACONTEÇA…
Boato de baia: Hoje
Está sendo analisado a compra de SH, pelo Presidente Temer.
Aguardando as notícias.