Sukhoi_T-50_in_2011_(4)

Um protótipo do avião de caça avançado foi entregue à Força Aérea Russa para testes, informou o fabricante na sexta-feira (22/2).

O primeiro caça furtivo T-50 foi entregue a um aeroporto militar na região de Astrakhan, sul ​​da Rússia para voos de teste, informou a empresa Sukhoi em um comunicado.

O comandante da força aérea, o tenente-brigadeiro Viktor Bondarev, disse em dezembro que os esquadrões de combate poderiam esperar entregas da versão de produção, conhecido por seu acrônimo russo PAK-FA, em 2016, o mais tardar.

O PAK-FA está programado para substituir a envelhecida frota de caças da era soviética do país.

O Sukhoi T-50 é um avião de caça de quinta geração e apresenta um perfil de discrição com compartimentos internos de armas para armas ar-ar e ar-superfície, os motores com empuxo vetorado e uma habilidade conhecida como supercruzeiro, ou voar supersônico sem o uso de um pós-combustor.

Uma versão de exportação, chamada de avião de caça de quinta geração (FGFA), também está em desenvolvimento em um projeto conjunto com a Índia para força aérea daquele país.

Especialistas consideram o avião comparável ao único caça de quinta geração atualmente em operação no mundo, o F-22 Raptor americano, que entrou em serviço em 2005.

A sede em Moscou da Sukhoi tem conduzido os seus próprios voos de teste de vários dos aviões desde 2010, incluindo reabastecimento em voo e manobras de alta agilidade. A empresa disse em outubro que estes tinham produzido resultados favoráveis.

Infográfico comparativo Sukhoi T-50 - PAK FA - Ria Novosti

FONTE: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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Corsario137

Vixe, e coloca testes nisso!

Pra mim isso não tá pronto nem no design, nem no motor e menos ainda na aviônica. Isso é tão letal (ou menos) quanto um Su-35 que já está aí, pronto faz anos.

O PAK-FA ainda é muito “tradicional” pra ser chamado de 5G puro sangue.

Alfredo Araujo

Corsário, como q não está pronto no design ?

joseboscojr

Alfredão,
Sem querer me meter, mas “no designe” creio que o Corsario esteja se referindo à possível intenção dos russos de instalarem futuramente um sistema TVN 2D, semelhante ao usado no F-22.

Carlos Alberto Soares

Mestre Bosco, Caro Corsário

Concordo 100%, anos, anos, anos ….

Aldo Ghisolfi

Corsário 137, bom dia. Como sempre leio com atenção aos teus comentários, com os quais tenho concordado; agora, com tua licença, vou discordar um pouco. Dissestes: “Vixe, e coloca testes nisso! Pra mim isso não tá pronto nem no design, nem no motor e menos ainda na aviônica. Isso é tão letal (ou menos) quanto um Su-35 que já está aí, pronto faz anos. O PAK-FA ainda é muito “tradicional” pra ser chamado de 5G puro sangue.” Penso que, por isso mesmo foi informado que o avião foi entregue para uma série de testes, inclusive para alterar o design para… Read more »

Nick

Seria interessante o Brasil comprar a licença do projeto e desenvolver uma versão ocidentalizada, de maneira semelhante ao que ocorreu com o M-346 e YAK-130.

[]’s

Reinaldo Deprera

Cada vez mais os russos reforçam minha opinião sobre o T-50. É uma pena, mas como um pouco de humildade não faz mal a ninguém, deveriam cancelar o projeto.

Não dá mais para ficar dizendo que possuem tecnologia militar equivalente à dos americanos. Não sem a cortina de ferro.

Clésio Luiz

O desenvolvimento do T-50 tem sido surpreendentemente aberto, com vários detalhes do projeto sendo publicados na imprensa russa. Quanta diferença de antigamente, lembrarão os entusiastas mais sazonados, leitores desse blog. Apesar de alguns percalços, seu desenvolvimento vem tendo pouco atraso, considerando o histórico das aeronaves militares pós Guerra Fria. Com tantos detalhes já publicados, resta agora saber qual o nome que a Força Aérea Russa pretende dar a ele. Tradicionalmente, os monopostos recebem números ímpares, como Su-7, 9, 17, 25, 27, 33, 35. Resta agora saber se eles vão reciclar o numeral 37 que foi empregado no “711” durante os… Read more »

Aldo Ghisolfi

Reinaldo Deprera, bom dia.

Concordo com tua afirmativa de que os russos não têm toda a tecnologia militar detida pelos NAs, mas penso que cancelar o projeto, muito antes de ser uma questão de humildade (coisa que eles não têm) seria um retrocesso terrível no desenvolvimento de suas próprias tecnologias.

Até mesmo por uma questão de doutrina militar deles.

Carlos Alberto Soares

“Nick
23 de fevereiro de 2014 at 8:35 #”

“Seria interessante o Brasil comprar a licença do projeto e desenvolver uma versão ocidentalizada, de maneira semelhante ao que ocorreu com o M-346 e YAK-130.”

Caro Nick, concordo.

E a Maria Antonieta Tupiniquim vai sair fantasiada de Barack O’Brahma em cima do carro alegórico T-50 da “Unidos pelo Corte de Verbas do MD” em companhia do Celso Russomano Amorin na Marquês de Sapucaí no dia 02 de Março as 5:42 hs da manhã, se não chover.

Vamos todos ficar acordados para assistir esse momento estórico.

Carlos Alberto Soares

“Clésio Luiz
23 de fevereiro de 2014 at 9:38 #”

Máxima Russa, ex-URSS:

“Divulgue e invente coisas boas, ai faturamos isso na mídia. O que for ruim e mazelas varre-se para debaixo do tapete”.

Transparência na Russia ?

Ontem a noite eu vi um duende no pé da cama acompanhado da Xuxa. Foi lindo.

2ª Feira vai sair no RIA Novosti e na Voz da Russia, ão percam !

Carlos Alberto Soares

Não percam !

Ah, vai sair também no Diário do Povo da China e no Granma de Cuba.

Imperdível !

joseboscojr

Vão fazer “TESTES” com o T-50 e é provável que seja detectado falhas. Isso é plenamente natural, mas quando é no F-35 não pode. Ele não pode apresentar falhas nos testes senão a mídia americana desce o cacete.
Pegaram o F-35 pra judas lá nos States.e cada porca que desaparafusa com trepidação é festejada pela mídia como se fosse o Watergate.
Já tá ficando chato!!!

Alfredo Araujo

Bosco… uma coisa é faltar motores e/ou bocais novos para o projeto, outra coisa é questionar o design da aeronave em si…

Por isso a minha pergunta…

joseboscojr

Alfredo, Mas se forem mesmo instalar novos motores, novos bocais, etc, novos e exaustivos testes terão que se feitos tudo de novo. Ou melhor, tudo do início! Se já falam o que falam do F-35 por conta do software, imagina o problema que é quando é de hardware? E olha o tamanho do hardware. Não é só uma caixinha que pode ser preciso pra rodar um software novo não, são bocais, motores, etc. Vão testar e aprovar tudo do jeito que está e depois é que integrarão o que falta? Ou vai existir duas versões do T-50, uma degradada, com… Read more »

Corsario137

Alfredo Araujo
23 de fevereiro de 2014 at 1:53 #
Corsário, como q não está pronto no design ?

joseboscojr
23 de fevereiro de 2014 at 2:25 #
Alfredão,
Sem querer me meter, mas “no designe” creio que o Corsario esteja se referindo à possível intenção dos russos de instalarem futuramente um sistema TVN 2D, semelhante ao usado no F-22.

Alfredo, o Bosco já respondeu. Porque me espanta um caça que ainda não teve o design “congelado” já ser entregue para a Força Aérea (o operador) testar.

Corsario137

Aldo Ghisolfi 23 de fevereiro de 2014 at 8:33 # Aldo, que bom que discordastes. É daí que nascem as melhores conversas! Vamos lá: “Penso que, por isso mesmo foi informado que o avião foi entregue para uma série de testes, inclusive para alterar o design para qualquer necessidade, inclusive aquela levantada pelo Bosco.” Isso me espanta. Porque o bocal 2D, bem como o motor, bem como o radar, bem como… então pra quê dar a Força Aérea uma aeronave pra testar que ainda tem tanto de diferente do que se preconiza para a versão final? “Não deve ser tão… Read more »

Corsario137

joseboscojr
23 de fevereiro de 2014 at 13:43 #

Bosco, tu é tem o teclado mais rápido do Oeste! Tirastes as palavras da minha boca, ou melhor, dos meus dedos.

Abraço.

Clésio Luiz

@Carlos Alberto Soares Se você acompanha aeronaves militares a tanto tempo quando eu, sabe que a situação atual é completamente oposta ao que ocorria na época da Guerra Fria. E as notícias que me refiro não são de veículos de divulgação tradicionais não, está cheio de fontes de informação sobre essa aeronave em meios especializados russos, que não são dedicados a aeronaves militares. E se os americanos podem usar de marketing para promover suas aeronaves, o mesmo não deve ser consedido aos russos? Vamos parar de tratar aeronaves de acordo com a sua origem. Nenhum país é santo e nenhuma… Read more »

Vader

Essa aeronave está a no mínimo 10 anos e uns US$ 100 bilhões de ser uma boa aeronave.

Se um dia chegará ao nível de uma aeronave de 5a geração americana, isso já são outros 500.

Sinceramente, acho que quando e SE isso aí ficar pronto, os americanos já vão estar a meio caminho do UCAV stealth, a 6a geração.

Alfredo Araujo

Bosco e Corsário…

Vlw… entendi o ponto =D

abs

Alfredo Araujo

“Vader 23 de fevereiro de 2014 at 18:12 #

Essa aeronave está a no mínimo 10 anos e uns US$ 100 bilhões de ser uma boa aeronave.”
.
.
.
Se um Su-27/30/35, com RCS do tamanho de um KC, é um avião respeitado pelos inimigos, imagine esse T-50 ?!?

Será inferior aos F-22 e F-35 ? Pode até ser, e eu acredito que será…
Mas se for melhor que os atuais aviões em serviço na VVS (ao menos mais discreto aos radares), isso já será um ótimo salto qualitativo, algo que incomodaria as potências ocidentais, Japão e China…

Marcos

Respeito os russos porque pelo menos eles fazem. Fazem aviões, helicópteros, navios, submarinos…

Já Banânia, não tem jeito. É só na base de TOT aqui, TOT ali, um monte de dinheiro para lá e para cá, mas produto acabado, nada!

Carlos Alberto Soares

Caro Clésio Luiz

Imprensa na Russia de “elogio” transparente ?

Chapa branca pura !

Alô bitt, socorro !

bitt socorro de novo !

bitt o assunto é a transparência da imprensa Russa tá.

Chapa branca e 0300 e ponto.

Clésio Luiz

O pessoal daqui olha para aeronaves como adolecentes torcedores de futebol. Se for do time tal, é a melhor. Se for do adversário, não podia ser pior. Eu pensava que o público entusiasta de aviação era mais maduro, à julgar pela idade declarada de alguns, mas o nível da maioria dos comentárrios aqui não é diferente do que se encontra no Uol Jogos, entre a turma do Playstation e do Xbox. Analizar objetivamente as coisas não, o que importa é falar mal, chamar de lixo e outros adjetivos juvenis. Igualzinho à aborrencentes. E não me refiro a apenas um comentarista… Read more »

Galeão Cumbica

Clesio
Senao me engeno o su27 foi pra producao e depois de algum tempo foi mudado a posicao dos motores e modificacoes nas asas e estabilizadores verticais.
Acho que todo projeto tem seu espaco pra melhorias

Sds
GC

Carlos Alberto Soares

Temos um:

http://www.chicosabetudo.com.br/

“E não me refiro a apenas um comentarista não, mas a maioria.”

Que bom ….sinto-me confortado em saber que não vou ter que frequentar um site ou blog diferenciado para pessoas com desconhecimento, desinformação, incultura, insciência e leiguice.

Alô maioria,

o Fernando De Martini, o Poggio e o Galante são muito bacanas e todos nós agradecemos muito que os senhores permitam que a gente fique aqui.

Por favor num tira nóis não tá. Muito obligado !

Carlos Alberto Soares
Mauricio Silva

Olá bosco. “Vão fazer “TESTES” com o T-50 e é provável que seja detectado falhas. Isso é plenamente natural, mas quando é no F-35 não pode. Ele não pode apresentar falhas nos testes senão a mídia americana desce o cacete.” É que o F-35 já foi apresentado como aparelho em produção, com cerca de 100 “produzidos”. Então, a questão que aperece é: como um avião de “produção” pode apresentar “tantos defeitos”? É uma dúvida pertinente, principalmente para os meios de comunicação. E por mais entusiata/estudioso que se seja, fazer mais de 100 “protótipos” em tempos de paz e contenção de… Read more »

joseboscojr

Maurício, Como sei da sua capacidade intelectual acima da média (e da capacidade do Clésio) tenho certeza que não é analfabeto funcional e não viu em meus comentários nenhuma tendência ideológica, já que não denegri em absolutamente nada o T-50. Concordo com tudo o que disse e sei que nos EUA eles estão comendo o pão que o diabo amassou com seu F-35, só que isso absolutamente não me preocupa já que não sou cidadão americano e estou me lixando para o tanto de dinheiro que eles gastem desde que deixem o avião plenamente operacional. Como entusiasta e exatamente por… Read more »

Corsario137

Faço minhas as palavras do Bosco.
Tenho certeza que tal como aconteceu com a família Flanker, a estratégia de defesa dos países pelos próximos 30 anos, principalmente na Europa, levará muito em conta a existência do T-50 e da possível ameaça que este representará.

No entanto, por hora, ainda falta muita informação para termos confiabilidade nesse projeto no curto prazo.

Carlos Alberto Soares

Reitero, renovo, repriso etc ….

Carlos Alberto Soares
23 de fevereiro de 2014 at 3:03 #

Mestre Bosco, Caro Corsário

Concordo 100%, anos, anos, anos …

Mauricio Silva

Olá bosco. “… não viu em meus comentários nenhuma tendência ideológica, já que não denegri em absolutamente nada o T-50.” Sem dúvida! Aliás, o último parágrafo da minha mensagem foi mais um desabafo que qualquer outra coisa. Tenho certeza que a “carapuça” não serve em você (e nem era para você o destino…). Mas fica difícil segurar… “….não vejo possibilidade alguma do F-35 não ser um sucesso no futuro, tendo em vista exatamente os bilhões que já foram investidos e a importância que tal vetor terá na defesa e na economia dos países que o escolheram. Simplesmente não tem como… Read more »

Joner

O modo como algumas pessoas falam desse projeto, poderia fazer um desinformado imaginar que se trata de um fabricante novato, o que é justamente o contrario, se tem alguém que fez os USA desenvolverem o que tem hoje, foi a capacidade russa em sempre se aproximar das tecnologias americanas. Existem certas ocasiões, que a tecnologia da um grande salto, e se isso acontecer antes da produção em serie deste aparelho ser iniciada, poderia deixar o F-22 que é de 2005, ficar para traz, é apenas uma hipótese, mas é possível. Mesmo que nada de anormal aconteça, será um caça que… Read more »

Corsario137

Joner,

Discordo em tudo, principalmente na parte de que outros conseguem fazer por uma fração do valor.

P&D e inovação não é feita do dia pra noite e muito menos pode ser tangibilizada apenas no produto acabado. Há uma massa crítica, expertise, e isso não se consegue sem investir, não basta copiar.

Iväny Junior

Entre ele e o f-35, aposto que o russo irá voar mais cedo e melhor.

Vader

Caro Ivany: Até onde sabemos, ambos já voam. Quanto a voar “melhor”: a afirmação é tão vaga (melhor em que?) que só traduz aquilo que o Clésio disse acima: parece torcedor de futebol. E justifica a que outros façam também sua “torcidinha” né? Apesar do Clésio ficar todo nervosinho… Quanto a mim, não preciso “torcer” pro F-35. Eu SEI que ele será uma revolução tão grande no campo de batalha que tornará obsoletos TODOS os outros sistemas de armas, com exceção TALVEZ (e é um grande talvez) do Gripen NG, que segue os mesmos princípios da guerra centrada em redes,… Read more »

Joner

Corsario137 24 de fevereiro de 2014 at 0:58 # “Joner, Discordo em tudo, principalmente na parte de que outros conseguem fazer por uma fração do valor” Eu respeito a opinião de todos, mas quanto ao valor gasto Corsario, não precisa fazer muitos cálculos para verificar que o projeto do T-50 vai custar apenas uma fração do que os americanos gastaram no F-22, se comparar com o F35 então… Quanto a aprender com que os outros já fiseram, isso é do nosso dia a dia, lembra dos defletores nos carros de Formula 1, em pouco tempo todos o percebem e também… Read more »

Iväny Junior

Caro Vader

Eu também não torço. Eu aposto, pelo que vi de aviação até hoje. O f-35 não é um sistema de armas atualmente. Ele não tem capacidade mínima de combate.

O T-50 também não. Mas não precisará fazer retrofit em mais de 100 aeronaves produzidas, com uma lista de problemas que só cresce a cada dia. O T-50 tem 5 protótipos feitos e apresenta evolução sensível em cada etapa. Somente isso.

Eu torço por todos os aviões de caça, mesmo os que eu porventura não goste, como o rafale ou super lobby. Porque sou aficcionado do tema, basicamente.

Wagner

Senhores, como alguns ja disseram o T 50 ainda é um prototipo. NÃO PODEMOS TER UM JULGAMENTO DEFINITIVO. APARENTEMENTE, os russos apostaram mais na manobralidade do que na furtividade, ao contrario do F22. Moscou esta errada ? claro que não, eles fazem o aviao do jeito que quiserem. Se acham que a manobralidade é mais importante, é a escola de aviação deles. Quando vai ficar pronto ?? sei la, pq a pressa ?? Os Su 30, 35, e 34, seguram as pontas por enquanto. Se entrar somente em 2020, mas como um excelente vetor, e nem precisa ser necessariamente ”… Read more »

juarezmartinez

No fringir dos ovos, o trem do F 35 está
do meio para a frente da ponte que tem precipicio enorme, o do T 50 está entrando nela agora, vamos ver se chega lá, agora vai ter queimar muita lenha para chegar.

Bosco, dissestes tudo, protótipo é protótipo, teste é teste, e operar não é somente voar.
Aguardemos então pelo desenrolar da história porque ao longo de minha estada na caserna aprendi que algumas publicidades, manuais e declarações de fabricantes tem tanta serventia quanto papel higiênico e programa do Ratinho.

Grande abraço

Almeida

Corsario, tenho que discordar de você desta vez. Já disse várias vezes aqui que o PAK-FA não precisa ser “melhor” que o F-22A ou o F-35. Basta ser um Su-35 com o RCS dez vezes menor. Mesmo ainda no inicio de seu projeto e com capacidades limitadas, tanto de aviônicos quanto motorização, neste quesitos ele é idêntico ao Su-35, mas com uma configuração aerodinâmica muito mais avançada e carregando armamento internamente. Especialistas calculam, por baixo, que o RCS de um T-50 em uma configuração ar-ar é até 100 vezes menor que um Su-35 na mesma missão. Ainda um RCS maior… Read more »

Iväny Junior

Se ele for um Su-35 com rcs 100 vezes menor, é melhor que um f-22.

juarezmartinez

Caro Almeida, me permita meter o meu bedelho aonde não sou chamado:

Tchê este negócio de RCS sem a aeronave estar operacional, em cima de informação de fabricante é é mesma coisa que fazer propaganda de tamanho de “piroca” sem ver a dita, então meu amigo deixa a coisa rolar vamos ver se a realidade e a verdade se confrontam com a informação.

Grande abraço

Corsario137

Almeida, Sobre ser inferior a um F35 ou F22, tenho convicção que não é isso que os russos tem em mente. Tal como o Sukhoi era superior ao F15 em vários aspectos, o T50 está vindo para competir de igual para com os americanos. A proposta é essa. Se vão conseguir, só o tempo dirá. Quanto ao RCS, sem ser tão literal quanto o Juarez kkkk, mas é chutomêtro puro dizer que algo tem um RCS 100x menor. E digo mais, hoje qualquer um, até o Brasil consegue, com um bom dinheiro, desenvolver uma aeronave supersônica com baias internas. Deus… Read more »

Carlos Alberto Soares

Vazou na Internet Iraniana, primeiro confronto direto
F 22 x T 50:

com som:

http://www.youtube.com/watch?v=OH_IwK_5ua4

Reinaldo Deprera

Carlos Alberto Soares 😆

Carlos Alberto Soares

Tem um Laika Lada azul amassado todo f¨¨d!d@, viram ….

Lada é russo …..

Almeida

juarezmartinez e Corsario137, Sim, a análise de especialistas é um chute, com certeza, até porque essas informações são sigilosas. Mas não, o que eu disse não é informação de fabricante nem chute pro alto, são avaliações de especialistas e think tanks ligados ao Pentágono e MoD. Tanto que o número usado não é um número seco, assertivo, é uma ordem de grandeza. Falando de RCS, especialistas classificam aeronaves em grupos pertencentes à uma ordem de grandeza parecida, que varia de 100m2 para uma aeronave AWACS até 0,001m2 para um F-22A, passando por 10m2 de um Su-27 ou F-15, 1m2 de… Read more »

Almeida

Iväny Junior,

Não cara, pra ser melhor que o F-22A o T-50 precisa dos materiais RAM usados nele, os motores absurdamente potentes dele, o radar absurdamente avançado dele, etc, etc, etc.