Até o pneu?
A equipe do programa “60 minutes”, da rede de TV norte-americana CBS, produziu uma matéria sobre o caça F-35 e os seus problemas. Muitas das questões levantadas no programa foram já amplamente debatidas e discutidas por outras mídias (inclusive aqui, no Poder Aéro) como a elevação dos custos e os atrasos no cronograma, o fato do avião não voar a noite (sim, a FAA não aprovou a luz de navegação na ponta das asas), o capacete dentre outros.
Mas a equipe do 60 minutes trouxe uma outra informação pouco divulgada sobre os problemas do F-35, e um tanto quanto curiosa. Os pneus do avião. O repórter David Martin entrevistou o gerente do programa, o brigadeiro Bogdan e perguntou sobre os pneus. Eles estão se desgastando a uma taxa de duas, três e até quatro vezes mais do que se esperava. Como o brigadeiro Bogdan respondeu, “pneus não são tecnologia de ponta. Somos capazes de descobrir como fazer pneus para um avançado caça multibilionário”.
Para assistir parte do programa veja o vídeo abaixo.
FONTE: CBS News
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Bom falar o que??
http://www.youtube.com/watch?v=dsbrRXMdLMc
kkk
Prezado Rogério,
Não entendi sua piada ?
O Brazil será beneficiado neçe pobrema dusamericano, vamo esporta soruções, veja:
http://www.youtube.com/watch?v=2g2ga8QItdk
Realmente,
Se quiserem, nos exportamos a tecnologia de recauchutagem da “Borracharia do seu Zé”…. 🙂
[]’s
Notícia velha essa! E os pneus que estaria se desgastando seria os da Variante “B”
Roberto F Santana
18 de fevereiro de 2014 at 7:45
Show esse vídeo hein!!!! Nunca tinha visto um vídeo, filmado do cockpit, de um Harrier.
Interessante vídeo!
Me chamou a atenção a cor do macacão e do capacete, completamente diferentes da USAF e USNavy.
E vendo o pouso, recordei que no passado o governo brasileiro cogitou a aquisição dos Sea Harrier. Por que não levaram o projeto, não se sabe. Talvez o famoso din-din!!!!
Quanto ao pneu… bom, como se trata de problema com a versão B, é muito provável que seja devido a alta temperatura da saída de gases.
Por que não levaram o projeto à frente, não se sabe.
Na época em que aviões operavam basicamente em pistas de grama, os pneus secavam, mas não sofriam desgaste. Um jogo de pneus durava anos.
Caro Bob Santana
Não se esqueça da Vick e do seu opositor(não me lembro o nome) e seu núcleo positrônico.
Creio que a LM tentou algo nesse sentido com o “Rafale duzamericano”.
E agora ?
“Para sua segurança volte para sua casa, para sua ……….”
Quanto ao vídeo:
Já o havia visto, há uma sequência no Y de mais um decolando na vertical, muito bom.
Belo vídeo e imagens impecáveis.
Impressionante a posição Cockpit/Piloto/Visão desse vetor.
E os espelhos retrovisores sobressalentes do Galaxie estão em todas heim !
Caro Bob Santana
Olha o caranguejo ai. é poucos segundos mas ….
http://www.youtube.com/watch?v=ombZIzidCzw
Se fosse no Brasil esses defeitos apresentados no avião seriam largamente explorados e seriam grandes bandeiras dos críticos de plantão a tudo que é brasileiro. Ia ter todos os dias carinha batendo na tecla, falando mal, pondo lenha na fogueira e detonando o produto. A imprensa ia fazer sua parte e até mais um pouco, pois sem ter idéia de assunto para noticiar iriam bater no projeto, nas empresas envolvidas, na FAB, nos engenheiros, no governo (esse merece sempre), etc e tal. A urubuzada ia ler e sempre comentar e rebater, iam ter assunto por toda a vida. Como é… Read more »
Para quem quer saber mais sobre o tema do desgaste do pneu, seguem mais informações Landing-gear tires made by Dunlop Aircraft Tyres Ltd. for the Marine Corps version of the fighter have “been experiencing an unacceptable wear rate when operating as a conventional aircraft,” according to Joe DellaVedova, spokesman for the Defense Department’s F-35 program office. He said the tire, which costs about $1,500 apiece, demonstrates “adequate wear” when the aircraft performs short takeoffs and vertical landings intended for amphibious warfare vessels and improvised runways. While replacing worn-out tires may pale as a challenge compared with keeping combat-ready software on… Read more »