Singapore Airshow 2014: os caças da RSAF
Alexandre Galante
Um dos quatro tigres asiáticos, a cidade-estado de Singapura localizada entre a Malásia e a Indonésia, tem apenas 716,13 km² e uma população de cerca de 5 milhões de pessoas. Mas suas forças armadas tem um poder inversamente proporcional ao seu tamanho, por causa de sua localização estratégica e poder econômico (sua renda per capita e IDH são elevados). A república parlamentar de Singapura desde a sua independência recebeu apoio técnico de vários países, dentre os quais Israel, que tem forte influência sobre a doutrina e equipamentos da Força Aérea da República de Singapura.
No Singapore Airshow 2014 várias aeronaves e equipamentos das Forças Armadas de Singapura foram expostos, dentre os quais caças F-15SG, F-16C/D Block 52, F-5S Tiger II e helicópteros Apache e Chinook.
Para se ter uma ideia, a RSAF tem mais aviões de combate que a Força Aérea Brasileira, com um total de 143 aviões de combate: incluindo 24 caças Boeing F-15SG Strike Eagle, 74 Lockheed Martin F-16C/D Block 52 Fighting Falcon e 49 Northrop F-5S/T/RF-5S Tiger II.
A seguir publicamos algumas fotos das aeronaves da RSAF expostas no Singapore Airshow 2014.