Aeroporto Schiphol de Amsterdã escolhe a SITA por mais cinco anos
Uma organização que reúne 80 companhias aéreas e equipes de terra do Aeroporto Schiphol de Amsterdã escolheu a SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, como provedora de TI por mais cinco anos. A Schiphol CUTE Local User Board (CLUB), que representa os usuários de tecnologias de uso comum do aeroporto, assinou um contrato para a implementação da AirportConnect Open, plataforma de processamento de passageiros da SITA. Implantado em um ambiente virtual, a AirportConnect Open irá proporcionar uma viagem eficiente para 52 milhões de passageiros que circulam por ano pelo aeroporto.
Com a experiência da SITA em comunicação de campos próximos (Near Field Communications – NFC), o Schiphol também se torna o primeiro aeroporto da Europa “à prova do futuro” e seus passageiros serão processados a partir da conexão com a tecnologia NFC. Com os smartphones habilitados para NFC, os passageiros poderão passar de forma rápida e fácil por um portão de embarque especial no aeroporto com um simples toque no seu telefone. O portão lerá automaticamente os cartões de embarque, mesmo que os telefones dos passageiros estejam desligados ou sem bateria. Este mesmo equipamento NFC também lerá o tradicional cartão de embarque de duas dimensões utilizado atualmente.
Jan Bruns, presidente do Conselho do Schiphol CUTE Local User Board, diz: “Comemoramos mais de 25 anos de parceria com a SITA. Durante esse tempo, trabalhamos juntos em muitas inovações para melhorar a experiência do passageiro, como a tecnologia de uso comum, as soluções de autoatendimento e agora o NFC.
Como os telefones mais inteligentes irão integrar a tecnologia NFC, mais companhias aéreas começarão a pedir por essa solução. É por isso já equipamos um dos portões do aeroporto com o NFC e também o conectamos a nossa plataforma de processamento de passageiros de uso comum — e estamos convidando as companhias aéreas a testar o sistema.”
Dave Bakker, presidente da SITA na Europa, diz: “O Schiphol CLUB tem grande interesse em colaborar com as inovações que melhoram as operações aeroportuárias e ajudam a prestar um serviço melhor. A AirportConnect Open melhora a eficiência operacional e a flexibilidade e amplia o mobiliário do aeroporto. A Airport ConectOpen combinado com o NFC, ajudará ao aeroporto ‘à prova do futuro’ a processar e embarcar seus passageiros de forma mais rápida.”
A AirportConnect Open da SITA permite que companhias aéreas, seus manipuladores e o aeroporto acessem seus respectivos aplicativos de TI em tempo real no equipamento compartilhado. A solução também permite que qualquer companhia aérea utilize o balcão, agentes ou quiosque de autoatendimento para a realização do check-in e os portões para embarque e despacho de bagagens dos passageiros.
O contrato de renovação do AirportConnect Open do Schiphol CLUB abrange a implementação de cerca de 700 posições nos balcões de check-in para transferências e reivindicações e 90 quiosques de autoatendimento de uso comum, que os passageiros podem usar para fazer o check-in.
Com essa virtualização, o aeroporto pode utilizar as tecnologias mais recentes e incorporar atualizações em seu sistema de forma eficiente e econômica. As soluções também permitem que as companhias aéreas operem, sem interferências, em qualquer estação de trabalho ou portão de embarque em todo o aeroporto, o que melhora o ambiente operacional e os serviços.
Mais de 300 companhias aéreas utilizam o AirportConnectOpen da SITA para processar milhões de passageiros todos os dias em mais de 400 aeroportos em todo o mundo.
A SITA também é líder da indústria em tecnologia NFC. A solução permite aos passageiros que possuem smartphones percorrer os postos de controle do aeroporto com um simples toque no seu telefone. Em 2012, o SITA Lab, equipe de pesquisa de tecnologia da SITA, realizou o primeiro teste no mundo do NFC baseado no cartão SIM no Aeroporto Toulouse-Blagnac, na França.
O portão NFC do Schiphol marca a primeira implementação da proposta de padrão da indústria da SITA para NFC. Em 2013, a SITA introduziu o “Tap n’ Fly”TM’ , um padrão para indústria do NFC, que constrói uma visão uniforme da GSMA, com uma base segura e confiável de SIM-based NFC em todo o mundo. O Tap n’ Fly combina um miniaplicativo de uso comum para armazenar informações sobre os passageiros e um formato de cartão de embarque padrão para garantir a interoperabilidade, permitindo também que as companhias aéreas e aeroportos possam oferecer alguma personalização. A solução também é compatível com os bilhetes de código de barras.
A SITA trabalhou com o Access IS, especialistas em capturar e transferir informação em sistemas eletrônico, para certificar o padrão dos leitores NFC, do Tap n’ Fly e do AirportConnect Open.
Sobre a SITA:
A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes em todo o mundo, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.
O portfólio da SITA inclui gerenciamento da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e operações de linha aérea comercial de passageiros, operações de voo, de aeronaves e comunicação dos aviões com a equipe de terra, gestão dos aeroportos, operações de bagagens, segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em termos de atendimento, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para os aplicativos de TI.
A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é o principal fornecedor de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviços à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica.
A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 450 membros da indústria de transporte aéreo e 2.800 clientes em mais de 200 países e territórios. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1,57 bilhão, em 2012. Para mais informações, acesse: www.sita.aero
DIVULGAÇÃO: www.ideiacasada.com.br