Sem novo avião, escalas técnicas continuarão a existir
Não há estudo de compra de novo avião, diz FAB
As escalas técnicas que causam desconforto à presidente Dilma Rousseff vão continuar existindo porque não existe, neste momento, nenhum novo estudo em andamento ou pedido do Palácio do Planalto para que a Aeronáutica avalie a possibilidade de comprar um novo avião presidencial.
“Não existe nenhum processo em estudo”, disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Segundo o brigadeiro, o tema nunca foi discutido por ele com a presidente ou houve pedido de Dilma a ele.
“O estudo que existia foi feito no final do governo do presidente Lula e está arquivado”, informou Saito, que reconhece que o modelo usado pela presidente Dilma, Airbus A-319, que começou a voar no Brasil janeiro de 2005, não tem autonomia suficiente para fazer voos de longa distância.
O comandante da Força Aérea defende, no entanto, que um país como o Brasil precisava de ter um avião com uma autonomia da ordem de 14-15 horas, que, por exemplo, decole de Brasília e vá até Dubai. O comandante lembrou que a necessidade de paradas técnicas incomoda não só a presidente Dilma, como também as autoridades do País onde o avião presidencial brasileiro pousa.
Neste fim de semana, causou polêmica a parada feita pela presidente Dilma Rousseff, em Lisboa, no sábado, 25, pelo fato de ela ter escondido iria pernoitar naquele País.
O jornal O Estado de S. Paulo, no entanto, descobriu que a escala estava acertada pelo menos desde a quinta-feira, dia 23, dois dias antes da viagem, quando o governo brasileiro procurou o governo português e a embaixada brasileira procurou o restaurante Eleven para fazer a reserva para a noite de sábado.
A equipe ficou hospedada nos luxuosos hotéis Ritz e Tivolli, de Lisboa. A parada em Portugal só entrou na agenda oficial de Dilma no domingo, às 13h50, hora de Brasília, quando a presidente já havia decolado de Lisboa.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comprou o Aerolula, reclamava muito da performance do avião. Quando a aeronave foi comprado, no entanto, uma das justificativas era que o aparelho fazia voos transcontinentais e podia voar de Brasília a Paris sem escala. “Acho que o Brasil precisa de um avião com mais autonomia para o presidente”, disse Lula pouco antes de deixar o governo.
O estudo realizado pela FAB em 2010 previa duas opções de compra: um boeing 767 e um Airbus 330. Os dois modelos têm autonomia da ordem de 12 mil quilômetros, bem mais dos os oito mil quilômetros permitidos pelo Aerolula. No entanto, em se tratando de voos presidenciais, há necessidade de redobrar a segurança, o que reduz a margem da autonomia do avião.
Um avião deste porte não custa menos de US$ 300 milhões, mais de cinco vezes o preço pago pelo Airbus A-319 usado atualmente por Dilma. Aviões presidenciais custam mais caros que modelos tradicionais porque sofrem adaptações. O Airbus 319 que serve a Dilma custou US$ 56 milhões, possui uma suite com cama e chuveiro, além de sala de reuniões da presidente Dilma e carrega cerca de 30 passageiros e 12 tripulantes.
FONTE: Exame
Ela reclama de desconforto ????? Desconforto vive o brasileiro comum que tem que enfrentar os aeroportos que esta senhora gerencia, que precisa de transporte público, atendimento médico decente, educação, que precisa usar rodovias …..
Na minha modesta opinião quanto mais desconforto esta mulher passar melhor é. Se não está bom, que vá de voo comercial, preferencialmente embarcando no Galeão pra ela ver o que é desconforto de verdade.
Perai,”escalas técnicas causam desconforto”? Nem consegui ler o resto da matéria depois dessa.
Será que realmente ela quer um avião com autonomia maior? Se tiver, não vai poder fazer mais turismo com nosso dinheiro.
Eu tenho uma idéia para eles. Já que são todos poderosos poderiam ficar parados que o mundo vai girar ao redor.
Pergunta:
O FAB 001 é exatamente qual avião? Um A-319 ou um A-319ACJ?
A informação que corre é de que seria um ACJ. Entretanto a autonomia informada do ACJ é de 11.000 km, contra 8.500 km informada pela FAB. Nesses 11.000 km informados não estariam inclusos reservas para alternativa, mais os 60 minutos de reserva., assim o alcance total seria maior.
Interessante…
Indian production of Japanese amphibious plane on the table
http://asia.nikkei.com/Politics-Economy/International-Relations/Indian-production-of-Japanese-amphibious-plane-on-the-table
SÍNTESE DA ESQUERDA CAVIAR!
Luladrão falou e debochou de FHC quando este foi TENTAR comprar um jato novo no lugar do SUCATÂO. “Povo passando fome e o príncipe querendo jatos novos..”… novo.org.br
FAB tá comprada faz tempo!..Desculpinha oficial para engambelar o povão… V E N D I D A e aparelhada.
Mais perguntas difíceis:
1) Qual é o modelo do VC-01 da FAB?
2) Qual o alcance?
3) Quantas passageiros transporta?
É… os técnicos dizem que o avião do presidente poderia ter autonomia maior se não fossem os requisitos de segurança, que diminuem consideravelmente o seu alcance.
E se fosse reduzida a comitiva da presidente, que chegou a ocupar dois andares do hotel em Lisboa? Não poderia converter esse peso morto em combustível? Afinal o que importa é o peso máximo de decolagem…
O cidadão pagador do avião presidencial voa com os seus joelhos roçando o banco da frente e com os joelhos do passageiro de trás incomodando as suas costas. Nem todo o voo doméstico possui classe executiva…
Aldo
Na verdade foram para lá duas aeronaves!
Provavelmente um ACJ e um E-190.
Sabe como é, tem de levar junto toda a côrte de puxa-sacos.
E quem mandou não comprar os F-18. Teria levado grátis um Boeing 747. Daria para levar toda a Côrte, os puxa-sacos, os seguranças, os auxiliares, parentada de um monte de gente e mais as malas diplomáticas!
Marcos: tip tanks?
O FAB VC1A é um Airbus A-319CJ (Corporate Jetliner).
A versão civil normal, configurada para entre 124 até 156 pax, tem um range máximo de aproximadamente 6.850 Km.
A versão CJ pode usar tanques de combustível nos porões de carga, podendo, dependendo do número de passageiros e peso de carga, ter um alcance estendido até 12.000 Km ou 6.500 nm.
Sobre a reclamação da Vanda…. vai pegar um buzão para ver o que é bom pra tosse.
Sds.
Problema simples de resolver.
Opção 1: Use avião de carreira, 1a Classe. Dê o exemplo.
Opção 2: Vende o A-319 e com o dinheiro compra um Gulfstream G-550 (Eike Batista acabou de vender o dele) ou um Falcon 7X, afinal quantas cadeiras ela precisa pra “derrière” presidencial? Manda a comitiva de avião de carreira e vai no jato executivo.
O presidente do Uruguai voa de GOL!
Precisamos de Boeings 767 com urgência mas para o Esquadrão Corsário!!!
Também tem a opção do EC 225… 😉
Bah! Desconforto de ficar hospedado em hotel 5 estrelas, suíte presidencial, jantar em restaurante top…. Este desconforto eu também quero. Queria ver ela comendo um catanho com uma mochila nas costas pra falar de desconforto. Gera “desconforto” pra ela e ojeriza em nós gastar R$ 27.000,00 em diárias com com ela mais os puxa sacos que foram junto para nada Queria ver o total da despesas. Enquanto isso no SUS…….. Querem avião com maior escala, compra um usado. Por que a defesa ainda se vira com usados e a madame tem que ter novo? Isso ai é a síntese do… Read more »
Põe uma sonda de reabastecimento nele.
Bosco,
“Põe uma sonda de reabastecimento nele.”
kkkkkkkkkkkkkkkkk
E quem vai ser o KC?
E queria mesmo é que ela tivesse de sucatão perneta, isso sim seria hilário…. kkkkkkk
Oganza,
Põe a sonda primeiro, depois a gente vê como é que faz.
É assim que o Brasil funciona.
Não aperta senão espana!
affff infelizmente é verdade Bosco.
Sds.
Pessoal, este VC 1 tem tanta história para contar que faltaria espaço aqui no PA.
O Pai desta criança é o Babalorixá de Garanhus, que contrariando a FAB mandou comprar. E quando eu falo para vocês aqui que não dá para acreditar manuais e publicações de internet de fabricante, esta aeronave daria um Case sobre como mentir sobre um produto.
Grande abraço
joseboscojr
29 de janeiro de 2014 at 17:32 #
“Põe uma sonda de reabastecimento nele.”
KKKKKKKKKKKK…quase morri aqui!
Aliás, vocês viram essa “remendo” de preposta do Luis Molusco XIV esbravejando na coletiva para justificar a
c@g@d@ dela e da corte, nervosinha heim ….
Nos debates, se apertar ela p%id@ ….. kkk …..
Barra de rolagem no link para baixo colegas:
Esse deve ser o aero della, a Maria Antonieta Tupiniquim,
fotos com as “dilmetes” etc e tal ….
http://www.douglasdc3.com/
Que nada
põe uma sonda de reabastecimento n$l@ e risca o fósforo ….. bum ….
Manchete no alerta total:
“Ao reabastecer a Maria Antonieta Tupiniquim, Luis Molusco XIV, a verdadeira reencarnação do rei sol, acende o charuto que ganhou do Fidel e ….. bum ….”
Já viram manchete do alerta total ?
Metade é o próprio texto ! rsrsrs ….
Caro Bosco,
“….,,,,nele” ? Tem certeza ?
rsrsrs …..
Manda essa Maria Machadão ir a Portugal de vassoura, oras…
E de preferência ficar por lá. Maldita.
E ainda tem o desplante de ser grossa com a imprensa, que pegou ela no flagra, homessa…
Lord Vader
Maria Antonieta tupiniquim, filosofia:
Pão & Circo
No caso dela foi:
Bacalhau português & Vinho + Suite presidencial a R$ 26 mil …. para ela e a corte.
A própria encarnação do “L’État c’est moi” – O Estado sou eu.
Luís XIV Molusco – ele se considera a reencarnação do rei sol :
“Quando se mente muito, compulsivamente e repetidamente a percepção que passa é que as mentiras são verdadeiras, tanto que os próprios mentirosos passam a tê-las também como verdades.”
Espectadores, será que uma hora a “ficha cai” ?
Enquanto dorme-se em hotel ****** R$ 26 mil para dormir,
no Brasil real:
http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2014/01/29/petrobras-bate-minima-desde-2008-o-que-acontece-com-a-empresa.htm
Fora o porto para o ditador Fidel a U$$ 1 Bi com a nossa grana.
Há algo de errado com a autonomia desse avião.
Parece que compraram o ACJ sem os tanques auxiliares. Teoricamente, o ACJ normal faria o voo proposto sem problemas, dá pra fazer Zurich-Havana alternando alguma coisa no Caribe ou EUA. Mesmo com ventos fortíssimos, que pedissem uma escala, em 30 minutos pousa, abastece e decola. Pernoitar pra que?
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
Armadilha de pegar baba-ovo Embraer:
(http://www.aviationweek.com/Blogs.aspx?plckBlogId=Blog:27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog:27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post:744790dd-2320-4072-ba45-79bcd11ce85b)
E quais foram os problemas com o Embraer, Maurício?
Motor, radar, aviônica, pneu, falta de manutenção?
Acho que o cara passa o dia escarafunchando a web a procura de alguma crítica à Embraer, qualquer que seja.
Segundo a FAB, esse ACJ tem alcance de 8500 km.
O problema é “PAYLOAD” (ele faz isto com caraga mínima)e neste tipo de missão eles voam com um coeficiente de cagaço maior para alternar, agora como disse o colega, ele poderia ter abastecido e decolado logo em seguida. Grande abraço PS O que aconteceu: O pessoal do GTE forneceu o plano de voo e as alternativas de reabastecimento ao GSi, este informou a Miss Zorba e esta aproveitou e juntou a fome com a vontade de comer e nós os trouchas pagamos a conta, e claro, toda forunslândia esquerdopata está transferido a culpa par a FAB. PS Este avião não… Read more »
Nossa Maurício…. o Avião deu uma pane!!!
NOSSA, que coisa!!! Como isso denigre a imagem da aeronave né?
Só Embraer dá pane! E qual foi omotivo da pane mesmo?
Hummm, jóia.
Nossa devem ser tão ruins os aviões da Embraer não é mesmo? Tão ruins que o Governo da Polônia arrendou dois…
Continue aí fuçando a Web em busca de notícias desse tipo, tenho certeza que achará outras. Enquanto isso a Embraer continua vendendo, seus aviões continuam voando e o mundo continua girando.
Fiz umas contas melhoradas aqui. Realmente o avião não faz Zurich-Havana com uma boa reserva. O inverso ele faria, numa boa, mas o vento de proa nessa rota castiga.
Mas todo mundo que voa executiva consegue pousar no Sal e decolar em, no máximo, 40 minutos. Fácil, não?
Faz Zurich-Sal-Havana.
Será que o avião presidencial tem daquelas contra-medidas para evitar MANPADS?
…É só uma pergunta inocente…
Desconforto é ficar horas na fila pra fazer check-in, não ter informação nenhuma quando ocorre um problema e ter que pagar até pelo amendoim do lanchinho.
Vai te catar, gerenta cabeça de laquê! Reclama com seu padrinho, que comprou essa joça!
E manda ela parar de encher o saco dos pilotos pra dar a volta em regiões de turbulência que o avião alcança qualquer rota…
Se aqui tivesse consumer report! Regras claras pra o que se vende no pais!
Sds
GC
Gente, que mal há na Tia Louca fazer um turismozinho com nossa grana? A tia está bem nas pesquisas… O povo tá feliz! Ela vai acabar ganhando mais uma. E, se não for ela, vai mudar muito pouco mesmo.
Seria cômico, não fosse trágico.
Que apague a luz o último a sair!
Agora ela autoriza a compra do KC-67 travestido de REVO, para evitar esse tipo de escala. E o COMGAR acredita que o avião vai ser pintado de cinza e vai, realmente, efetuar REVO! Só o tempo dirá…
Já há 10 pilotos fazendo o curso na ABSA (TAM Cargo).
Estava na COPAC em 2009 quando entregaram os dois EMBRAER. Foi uma novela pra escolher a pintura. Fizeram até concurso interno! Depois de entregue o Molusco reclamou que era muito apertado.
Cel comandante Nery! Vamos botar o Imperial Molusco em Trader e fazer uma viagem da BASGC até Uaurepê, vamos ver o que ele vai achar….
Grande abraço
Rinaldo Nery,
“Depois de entregue o Molusco reclamou que era muito apertado.”
KKKKKKKKK
Com aquela pança de cachaça fica realmente difícil caber em algum lugar, sem falar que todo pinguço é espaçoso.
Sds.
Estranho, a presidANTA Vadilma faz pouso não programado em Portugal, lugar conhecido como paraíso fiscal petralha e, dias depois, eis que surge mais uma notícia de doações milhonárias para os criminosos do partido.
DIA 31 DE MARÇO RELATOS SOBRE O DIA 31 DE MARÇO A VERDADE SOBRE O 31 DE MARÇO Resumo: A deposição da Maria Antonieta Tupiniquim e a luta contra o terror larápio no Brasil envolvem realidades muito diferentes das que hoje são difundidas pela propaganda esquerdista na mídia e salas de aula. No dia 31 de março próximo faz cinquenta anos que foi deposto o Presidente da República, João Goulart. Uns chamam esse acontecimento de golpe militar, outros de tomada do poder, alguns outros de Revolução de 1964. Eu prefiro considerá-lo como a Contra-Revolução de 31 de março de 2014,… Read more »
“Roberto F Santana 1 de fevereiro de 2014 at 0:06 #” Caro Santana, kkkk rsrsrsrs …. Valeu, vejo de vez em quando, mas minhas bases doutrinárias tem outras raízes …. Eu odeio quando ele acende aquele cigarro e funga, já mandei um e-mail para ele ter mais educação nessas duas falta de educação, ele respondeu me chamando de membro do PCO. Mandei meu curriculum para ele, respondeu pedindo mil desculpas, se explicando etc e tal. Mas comungamos de algumas idéias. Aluno > Não dá, temos quase a mesma idade e tivemos escolas distintas em doutrinação. Mas valeu a gozação, de… Read more »
Caro Roberto F Santana
Nada como um dia após o outro e uma noite entre dois dias e quatro anos depois ….
http://www.youtube.com/watch?v=A5qIYFzuMLE
Aliás caro Bob Santana, acrescento que a Educação do Olavo é zero, até em alguns conceitos que comungo com ele são geralmente por mim minimizados, quandro entra a educação dele meu desconfiometro gira as mil ! Mais, errei feio …. sou 20 anos mais jovem que ele, isso em si não quer dizer nada, mas no caso dele pode significar muito ! O Lobão tem expressado pensamentos e reflexões de primeira linha, adoraria vê-lo num debate com representantes de expressão nacional da esquerda caviar. Seria hilário, uma pessoa do calibre intelectual dele colocando os almofadinhas de vermelho no capacho. Quanto… Read more »
Muita gente falou sobre o assunto do post, outros destilaram as besteiradas de sempre contra a Embraer, outros contra o GF atual e contra o anterior e por aí vai. Se o avião é inadequado quem tem que dizer é a FAB que conhece disso e vive disso, não o GF. Infelizmente, não aparece nenhum brigadeiro, nem mesmo da reserva, pra mandar um sonoro VTC pra o GF e dizer que o avião é inadequado e qual avião deveria estar no lugar. Um brigadeiro da ativa eu até entendo que não vá querer colocar seu precioso fiofó cheio de estrelas… Read more »
Mayuan
Na época de elencar aeronaves para VP 1 o COPAC não havia “escolhido” o Airbus, o Molusco rei Luis XIV Tupiniquim é que bateu o martelo contra a preferência técnica da FAB.
Ele não queria uzamericano, deu nessa merda de hoje.
Não tenho certeza, mas acho que era 767ER, alguém pode nos informar melhor ?
Sds