Airbus Helicopters confirma venda de Super Puma para a Bolívia

21

as332_airbus_helicopters

Em nota divulgada hoje, 17 de janeiro, a Airbus Helicopers (antiga Eurocopter) informou que a Força Aérea Boliviana (FAB) selecionou a versão mais recente de alta potência do Super Puma para combater o tráfico de drogas e realizar missões de segurança pública e de ajuda humanitária em todo o país. O contrato inclui um pacote de logística que vai apoiar a frota nos próximos anos. Os dois primeiros helicópteros serão entregues este ano e os quatro restantes antes de 2016.

A assinatura do contrato ressalta a promessa que o presidente da Bolívia, Evo Morales, fez em uma reunião com o seu homólogo francês, François Hollande , em Nova York em setembro passado, permitindo que a FAB renove a sua frota com helicópteros ostentando a mais recente tecnologia. O contrato também inclui um pacote de suporte logístico que visa proporcionar a FAB com os recursos e know-how de que necessita para garantir a alta disponibilidade da frota.

“Estamos muito orgulhosos de fornecer para a nossa Força Aérea aeronaves multi-função de última geração que nos permitirá realizar com sucesso as nossas missões em curso e enfrentar os desafios do futuro”, disse o brigadeiro Victor Hugo Meneses Gomez, comandante da FAB. Os helicópteros serão utilizados principalmente para combater o tráfico de drogas e também para realizar missões de segurança pública e de ajuda humanitária em todo o país. O brigadeiro Meneses acrescentou: “Tendo em conta as condições extremas de operação na Bolívia, o Super Puma foi escolhido principalmente por causa de sua versatilidade, segurança e, acima de tudo, a sua capacidade de operar em alta altitude. “

“Gostaríamos de agradecer à Força Aérea Boliviana por renovar sua confiança em nossos helicópteros “, disse Mesrob Karalekian , Vice- Presidente de Vendas e Relacionamento com Clientes da Airbus Helicopters para a América Latina”. O Super Puma é um poderoso helicóptero multi-função que é perfeitamente adequado às exigências de operar na região e que, graças a sua tecnologia embarcada no estado-da-arte, permite concluir as missões com total segurança”.

A relação entre a Airbus Helicopters e a FAB começou há várias décadas com o Lama e o Alouette. A FAB opera agora o AS350 B3 Ecureuil e, desde o ano passado, dois EC145 (ver links abaixo), que são utilizados para o transporte de autoridades e missões de conduta em prol da população. Com esta última aquisição, a FAB vai se beneficiar de um programa de transferência de tecnologia que inclui a formação de mais de 80 técnicos e pilotos na França e na Bolívia. Também será fornecido com ferramentas especiais para a criação de um centro de manutenção , onde as inspeções intermediárias (a cada 500 horas) serão realizadas no local, e duas bases operacionais para inspeções menores (a cada 100 horas) , sendo assim a FAB adquirirá autonomia estratégica.

A família Super Puma é particularmente adequada para operações na América Latina, onde mais de 100 helicópteros estão em serviço e outros 60 como pedidos. Sua capacidade de operar em alta altitude (até um limite máximo de 7.620 metros certificado) , na selva, e em temperaturas extremas ( que variam de -45° C a 50° C ) permite que ele enfrente desafios únicos da região, especialmente nas montanhas e planaltos da Cordilheira dos Andes, onde a altitude e a temperatura muitas vezes ser um desafio.

FONTE: Airbus Helicopters (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

NOTA DO EDITOR: (repetimos aqui a nota publicada junto com a reportagem do primeiro link abaixo)  como gesto de boa vontade e parceria entre vizinhos, a Bolívia poderia ter encomendado seis Super Cougar produzidos pela Helibras. Lembrando também que o Brasil recentemente cedeu várias aeronaves para a FAB deles.

VEJA TAMBÉM:

 

 

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments