Saab integrará o Meteor ao Gripen E
A empresa sueca Saab está integrando o míssil MBDA Meteor ao caça Gripen E segundo um contrato estabelecido com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV).
A solicitação de integração do míssil ar-ar do tipo BVR (beyond-visual-range) está avaliada em US$29,3 milhões.
A Saab informou que a solicitação é um aditivo ao contrato firmado em fevereiro deste ano para o desenvolvimento e modificação do caça multifunção Gripen E.
“Este aditivo permite a implementação da integração o sistema de armas Meteor para o Gripen E,” disse Ulf Nilsson, chefe na unidade de produção do Gripen. “E também confirma a posição do Gripen como o sistema de caça líder com um projeto flexível que oferece grandes possibilidades para integrar novas capacidades.”
O míssil Meteor, produzido pela empresa baseada na França MBDA, foi desenvolvido com a colaboração da Suécia, França, Itália, Espanha, Alemanha e Grã Bretanha. No final de junho de 2013 a Saab, em cooperação com a FMV, conduziu com sucesso os primeiros disparos de testes da versão desenvolvida para produção em massa do míssil Meteor (ver primeiro link abaixo).
FONTE: UPI (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
FOTOS: meramente ilustrativas
NOTA DO EDITOR: a família Gripen C/D se tornou o primeiro sistema de caça de combate no mundo com a capacidade de disparar a versão de produção do Meteor. Agora a Saab trabalha no processo de integração do mesmo míssil na versão Gripen E, aeronave selecionada pelos governos da Suécia, Suíça e Brasil até o momento.
VEJA TAMBÉM:
- Gripen E: dia 18 também trouxe boas notícias da Suécia, como o contrato de produção
- Gripen realiza primeiros disparos de mísseis Meteor de produção
- Nova rodada de testes de disparo do míssil Meteor com o Gripen
- Gripen E/F e sua carga de mísseis ar-ar: testes de hoje, possibilidades de amanhã
- Míssil Meteor pronto para o Gripen
- Saab recebe contrato para integrar Meteor ao Gripen
- Gripen dispara míssil Meteor para o Programa de Integração Sueco
- Suécia encomenda mísseis Meteor de produção