FAB resgata 162 vítimas das enchentes no Espírito Santo

21

FAB no Espírito Santo - 1

Em quase uma semana de atuação, a Força Aérea Brasileira (FAB) já resgatou 162 pessoas, vítimas das enchentes provocadas pelas chuvas no estado do Espírito Santo. Além disso, transportou cerca de oito toneladas de suprimentos, entre medicamentos, alimentos e água potável. A FAB está empenhada na missão de ajuda humanitária com dois helicópteros Black Hawk, um Super Puma e mais três aviões.

A FAB opera em duas frentes. Uma a partir da cidade de Linhares e outra em Vitória, capital capixaba, onde foi criado um centro de coordenação conjunto com o Corpo de Bombeiros.

“As informações de pedido de socorro são recebidas nesta central e repassadas para as aeronaves em forma de coordenadas geográficas. Este sistema agiliza muito a localização dos pontos a serem socorridos”, explica o Tenente Aviador Vinícius Monteiro de Barros Whebe Salum, piloto da FAB.

Nos dias 24 e 25 de dezembro, os militares da FAB realizaram o resgate de 88 pessoas. Nesta quinta (26/12), os helicópteros haviam resgatado mais 74 vítimas das enchentes.

“Tivemos de fazer o procedimento com guincho para retirar as pessoas. Havia muitas crianças, mulheres grávidas com recém-nascidos, alguns idosos, pessoas doentes ou com alguma deficiência que exija medicação contínua”, ressalta o Tenente Salum. “Estamos muito empenhados em ajudar toda a população. O tempo deu uma trégua possibilitando realizarmos muitas decolagens e resgates. Estamos mapeando a região para facilitar a coordenação com os bombeiros em suas embarcações”, complementa o militar.

FONTE: www.fab.mil.br

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Cadê os modernos EC-725?

Santana Denis

Boa pergunta Marcos.
Pelo visto não é apenas sobre o MAR que aquelas tralhas estão impedidas de voar.

Marcos

É que está chovendo e a coisinha não pode ver água!

juarezmartinez

Senhores, o tempo é senhor de todas as verdades, e elas vem aos poucos surgindo diante de nós, vejam os fatos: O Peru recentemente recebeu um aproposta da Lixocpter para uma linha de montagem do Cougar por aquela paragens, mas o discursos da esquerdopatia doentia associadas a um certo “boyzinho do Amapá”, todos devidamente amamentados por esta corja, bradavam aos berros que todos os negócios que surgissem na” América Latrina” seriam atendidos pela “Montabras de itajuba, MENTIRA, que o problema da MGB seria resolvido em breve, MENTIRA, a primeira célula da MB está la´em Itajuba com problemas até nas maçanetas,… Read more »

ci_pin_ha

O interessante é que ninguém tem coragem de rasgar o contrato com os franceses e devolver os helicópteros que aqui já estão. Será que vai ser necessário um acidente grave para algo ser feito?

juarezmartinez

Como disse um oficial Av de asas rotativas da FAB: “Só vai parar quando morrer gente”

Grande abraço

Marcos

O nome é bom: “Mariposa Gay”

Iväny Junior

Caros Levar a Eurocopter como uma empresa ruim por um contrato que não está acontecendo como deveria não me parece a melhor das conclusões. Primeiro, porque ela é uma empresa do grupo EADS agora. Gente acostumada a fazer o melhor pelo melhor. Segundo, porque a tecnologia não é exclusivamente francesa. Os queridos só negociaram os contratos e fizeram o lobby. A falha pode estar em várias pontas: A helibrás não cumprir com o padrão de qualidade em componentes e serviço, o lobby acelerando um processo que deveria ser mais lento pela complexidade, atraso de pagamentos… Muitas coisas. Agora, o silêncio… Read more »

Oganza

Ox Foot, é o que os Black Hawks são… uma verdadeira chave inglesa voadora AAAAHHHH se esse contrato tivesse sido de 50 Black Hawks, os militares estariam rindo de orelha a orelha. Iväny Junior, Tirando o NH-90 e o Tiger, TODOS os helicópiteros “militares” da Eurocopter comprovadamente eficientes, tem parte do DNA britânico: Lynx, Gazelle, Puma e Super Puma (os originais) e nessa época ainda era Aérospatiale pelo lado frances e Westland do outro lado do canal. Na década de 90 teve a fusão entre Aérospatiale e Daimler-Benz Aerospace dando origem a núcleo Eurocopter que em 2000 viria a ser… Read more »

juarezmartinez

Se encontrarem com os Australianos, evitem de falar em tTger e NH 90, eles costumam ficar irritados, tamamnha merd…..que fizerema sob pressão do seu governo…..

grande abraço

juarezmartinez

tTger não Tiger
tamamnha não tamanha
fizerama não fizeram

Grande abraço

Carlos Alberto Soares

Ué manda o da Gerentona pra ajudar, a KOMBI de luxo da presidente ops …. presidenta se não ela fica brava,
“Mariposa Gay” essa vai pegar kkkk, ué mas KOMBI num é pra carregar gente, cadê a KOMBOZA ….

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares

H 1 Sapão, sou mais ele que a “Mariposa Gay” kkkk ….

Carlos Alberto Soares

Não nos esqueçamos:

Parabéns a FAB, a MB e ao EB. Dentro das limitações orçamentárias, final de ano, “caixa R$ baixo”, tão tirando leite de pedra, PARABÉNS.

Marcos

Que eu saiba a governanta usa aeronaves mais antigas.

MSG
Fernando "Nunão" De Martini

Carlos e Poggio,

As fotos são, seguramente, de helicópteros diferentes. Um é VIP e o outro não (agora, se é Super Puma ou Super Cougar, sinceramente não sei)

Marcos

Dei olhada em vários vídeos dos sobrevoos de Dilma na região serrada do ES e, não, ela não usou em nenhum momento o EC-725.