Treinamento de pilotos da FAB para o KC-767

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767-MMTT-imagem-IAI

COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO No-
19/GAL/2013
OBJETO: Serviço de capacitação operacional para 10 (dez) pilotos do
2º/2º GT, que incluirá o curso teórico (desenvolvimento cognitivo), o
treinamento de Simulador de Voo e o treinamento de voo em rota
(desenvolvimento psicomotor) com um total de 1.500 horas de voo
em rota, para a formação de 10 (dez) comandantes na aeronave
Boeing 767-300, na forma e nas condições estabelecidas no Projeto
Básico nº 001/CMDO/2013. AUTORIDADE SOLICITANTE:
CLAUDIO DIAS DOS SANTOS Ten Cel Int. AUTORIDADE RATIFICADORA:
Ten Brig Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR.
JUSTIFICATIVA: A presente contratação atende ao princípio da padronização
requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios aéreos
já instalados e que estao sendo adquiridos. O preço ofertado para os itens foram analisados e
comparados com preços de outros projetos com características similares,
sendo, então, considerados compatíveis com os praticados no
mercado. VALOR: R$ 2.399.829,85 (dois milhões trezentos e noventa
e nove mil oitocentos e vinte e nove reais e oitenta e cinco centavos).AMPARO LEGAL: Caput do Art. 25 da Lei 8.666/93, de 21 de junho
de 1993 e suas alterações.

FONTE: DOU 11.12.2013 / COLABOROU: Jaguar

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André Sávio Craveiro Bueno

Mais uma ótima notícia!

Diegolatm

Essa pergunta vai para alguem mais entendido sobre o assunto ou que conviva com a doutrina da FAB: nesse treinamento para formação de 10 comandantes é verdadeiro dizer que no minimo teremos 5 aeronaves de abastecimento?

Galeão Cumbica

então vai outra pergunta, qual é a empresa contratada?

sds
GC

Fernando "Nunão" De Martini

Não, Diegolatm. A relação não é direta assim.

André Sávio Craveiro Bueno

Se não me engano a licitação de compra das aeronaves falava em 2, com possibilidade de um terceiro

Marcos

🙂

Marcos

Disso decorre que não haverá mais lobby para a Airbus.

Marcos

Nunão:

Supondo que a FAB já tenha localizado os B-767 e a coisa já esteja em vias de efetivação para a compra, da chegada das aeronaves, inspeção, instalação de sistemas, porta de carga, etc, em quanto tempo a aeronave estaria disponível para entrega?

Fernando "Nunão" De Martini

Marcos,

Sinceramente, não sei. Tem que pesquisar.

Por um lado, a questão técnica não é problema e não traria atrasos. O problema é a questão financeira. Dinheiro é um dos principais fatores de adiantar ou atrasar um cronograma. Assim, é difícil responder de qualquer forma.

Pode-se buscar outros exemplos para se ter um parâmetro. Por exemplo, o tempo decorrido entre o contrato assinado e o fornecimento dos KC-767A italianos, comprados novos da Boeing, e do KC767 colombiano, que se não me engano foi a conversão de um usado.

Marcos

“O Gripen é ótimo. A concorrência está falando besteira”, diz Saab

Em entrevista ao site de VEJA, vice-presidente da companhia que venceu a licitação dos caças afirma que uma boa aeronave não precisa ser 100% nacional e ainda alfineta seus concorrentes: o Gripen é melhor

(Veja)

Alexandre Galante

Esse Papai Noel está muito bom em 2013! Estava conversando com o Nunão pelo Gtalk, parece que a Tia Dilma não leu Maquiavel ou leu e entendeu o contrário. Segundo o mestre do realismo político, um governante deve fazer as maldades todas de uma vez e as bondades aos poucos. A Dilma está está fazendo maldades aos poucos e bondades todas de uma vez!

Marcos

Como será o caça que vai equipar a FAB enquanto o Gripen não fica pronto?

Quanto o Brasil vai pagar por isso?
Eu não sei. A discussão é entre as duas forças aéreas. É UM NEGÓCIO SEPARADO QUE NÃO TEM HAVER COM A SAAB. E é difícil dizer o preço porque isso depende dos componentes dos caças. Se há armas incluídas no pacote, se há treinamento de pilotos. Esses detalhes nós ainda não sabemos.

(Veja)

Marcos

Se estão contratando para o treinamento, o que não levará mais de um ano, entendo que as aeronaves também teriam de vir até o término dos treinamentos.

Marcos

Uma explicação de como funciona o Orçamento Geral da União: 1) Existe um planejamento de despesa, que ao longo do ano a Fazenda vai cortando aqui e ali, mas… 2) Ao final do exercício, não sendo gasto o montante – no caso porque a Fazenda cortou -, haverá a necessidade do lançamento contábil, ou seja, o valor vai para a conta e depois é estornado. 3) Nesse meio tempo o pessoal aproveita e empenha, o que garante o recurso. Por isso é que fica tudo para o final do ano. O recurso tem de ser liberado, nem que seja no… Read more »

Marcos

esperto

Marcelo

então os KCs 767 estão confirmados com a IAI?
Só boas notícias!
Abraços

Mayuan

Prezado Marcos,

“Se estão contratando para o treinamento, o que não levará mais de um ano, entendo que as aeronaves também teriam de vir até o término dos treinamentos.”

Só não disseram QUANDO serão esses treinamentos certo?

De resto, deixa e veja pra lá, lá no tópico dela. A prioridade dela não é o que é melhor para o país mas o que é melhor pra ela.

Mayuan

Aliás, taí a jarra da limonada. Demorou menos do que pensei.

Carlos Alberto Soares

“Galeão Cumbica 20 de dezembro de 2013 at 20:40 # então vai outra pergunta, qual é a empresa contratada?” A IAI foi a vencedora. Apresentou a melhor proposta no que tange relação custo/benefício. Importante: O Tio David tem expertise nesse assunto, como em outros é claro. “André Sávio Craveiro Bueno 20 de dezembro de 2013 at 20:48 # Se não me engano a licitação de compra das aeronaves falava em 2, com possibilidade de um terceiro” É isso ai, duas(2), terceira é só “intenção”. “Marcos 20 de dezembro de 2013 at 20:53 # Disso decorre que não haverá mais lobby… Read more »

juarezmartinez

A IAI/FAB já tem as duas células “lokadas” que atendem aos requsitos do projeto, estão agora tentando costurar o negócio e já receberam luz verde para ir procurar uma terceira.
Uma negócio chamado Missão no Líbano acelerou as coisas…

Grande abraço

Nick

Mais uma boa notícia. 🙂

A FAB tem que aproveitar e colocar todas as pendências em termos de reequipamento e aproveitar o momento…..rsss

[]’s

Carlos Alberto Soares

“juarezmartinez
21 de dezembro de 2013 at 7:16 #

Nick
21 de dezembro de 2013 at 8:24 # ”

Ufa, que Natal heim, só boas noticias ….

Klesson

Meu Pai costuma me dizer que quando as coisa estão ruins, elas podem piorar. E quando estão piores não tem jeito, elas melhoram. Foi o que aconteceu! Realmente um excelente Natal mesmo. Assim, FELIZ NATAL a todos do PA, da trilogia, para a FAB e demais FA, e um 2014 de boas expectativas e excelentes notícias, as quais não faltarão, como também muitos debates e ensinamentos. Poderemos agora, como nunca antes na história deste País, acompanhar do nascimento ao recebimento de uma aeronave de grande interesse, assim como foi com os Djon boys. Quantos tiveram acesso a tantas informações como… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Klesson
21 de dezembro de 2013 at 10:51 #

Poderemos agora, como nunca antes na história deste País”

Ai ai ai ai essa foi boa, clima de Natal pode-se quase tudo,
kkkkrsrsrsrs

Mayuan

Prezado Carlos, Parece que você não entendeu o que eu disse mas isso acontece, logo, vamos esclarecer pra ficar tudo certo. “Mayuan 20 de dezembro de 2013 at 23:21 # Prezado Marcos, De resto, deixa e veja pra lá, lá no tópico dela. A prioridade dela não é o que é melhor para o país mas o que é melhor pra ela.” É a melhor proposta no custo e em outras variáveis e a grande maioria reconheceu isso neste espaço em outras ocasiões. Desculpe-me, senão for o melhor para a FAB, vai ser para quem então?” Não estava falando da… Read more »

Galeão Cumbica

Talvez serao somente dois ou tres, pois vao esperar os KC 390.

sds
GC

Rinaldo Nery

O contrato do treinamento em questão foi assinado com a ABSA CARGO, sede em Viracopos. O treinamento de pilotos da FAB em companhias civis já é corriqueiro, e muito proveitoso. À época da implantação do 2GAV6, os pilotos realizaram o treinamento nos ERJ-145 na extinta RIO SUL. Voei lá 353:00, entre outubro de 2000 a maio de 2002, onde fui formado comandante e instrutor. No caso do GUARDIÃO, éramos 12 pilotos. O treinamento não necessita ser concluído antes da entrega da primeira aeronave.

Marcos

Isso inclui Ground School?

Rinaldo Nery

Acredito que poderá ser realizado na Flight Safety, juntamente com o simulador.

Carlos Alberto Soares

“Mayuan
21 de dezembro de 2013 at 12:33 #
Prezado Carlos,

Parece que você não entendeu o que eu disse mas isso acontece, logo, vamos esclarecer pra ficar tudo certo.”

Caro Mayuan

Só me resta uma coisa:

Mil desculpas colega, mil desculpas mil vezes !

Isso é que dá “pegar” o bonde andando, ops o avião decolando.

Carlos Alberto Soares

Estimado Rinaldo Nery,

“juarezmartinez
21 de dezembro de 2013 at 7:16 #

A IAI/FAB já tem as duas células “lokadas” que atendem aos requsitos do projeto, estão agora tentando costurar o negócio e já receberam luz verde para ir procurar uma terceira.
Uma negócio chamado Missão no Líbano acelerou as coisas…”

Pode comentar algo sobre as compras e como está e em que fase com a IAI dos KC-767 ? É a versão ER está correto?

Mayuan

Prezado Carlos, de minha parte está tudo bem. Gosto das divergências que existem aqui pois enriquecem o debate. Quando, ainda por cima ocorrem com cordialidade como em nossa situação, melhor ainda pois todos ganham com um bom ambiente.

Grande abraço.

Rinaldo Nery

Carlos Alberto, não tenho informações sobre o andamento do processo. O que sei é que são duas unidades, versão ER. As células não serão compradas da IAI, obrigatoriamente. Me parece que já há autorização para a efetivação da despesa.
Na realidade, o Planalto está interessado numa aeronave com alcance maior do que o VC-1, e a missão REVO é um bom disfarce pra não despertar a ira da opinião pública, e atende também à FAB.