Suécia sinaliza cessão antecipada de caças ao Brasil
Ministra da Defesa da Suécia disse que apresentará no começo de 2014 ‘propostas concretas’ de envio de aeronaves ao país
BRASÍLIA – A Suécia estuda a possibilidade de ceder antecipadamente ao Brasil caças para suprir a Força Aérea Brasileira (FAB) enquanto os Gripen NG não estão prontos. A ministra da Defesa da Suécia, Karin Enström, afirmou nesta sexta-feira, durante conversa com o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, que o país vai apresentar no início de 2014 ao governo brasileiro “propostas concretas” sobre o assunto, segundo divulgou o Ministério da Defesa.
A negociação é para que o Brasil receba caças Gripen C e D até que as primeiras unidades adquiridas sejam entregues, em 2018. Também está em análise a promoção de capacitação da FAB para operar a nova aeronave.
Segundo divulgou o ministério, a ministra convidou Amorim a realizar visita de trabalho em Estocolmo no primeiro semestre do ano que vem para uma primeira avaliação do curso das negociações bilaterais.
Também nesta sexta-feira aconteceu a primeira reunião com representantes da Saab após a formalização da compra.Coordenado pelo secretário-geral do Ministério, Ari Matos Cardoso, o encontro teve a participação de representantes da empresa, o vice-presidente, Dan Jangblad, e da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) da FAB.
Na reunião foi apresentada uma proposta de cronograma para a operação. aquisição das aeronaves. “A proposta apresentada será agora apreciada pela empresa, que deverá se pronunciar nos próximos dias sobre sua viabilidade. A expectativa é a de que o contrato de aquisição seja assinado até o final de 2014”, afirmou a Defesa, em nota. Também será criado um grupo de trabalho para acompanhar o andamento nas negociações.
FONTE: O Globo
Ótimas notícias!
Não sei se norte-americanos teriam essa possibilidade de ofertar “usados”. Certamente franceses não.
Pensando exclusivamente nas condições de voo (deixando a parte comercial/burocrática de lado) dos C/D a serem ofertados, creio que poderemos ter Gripen voando por aqui perto do final do ano que vem.
Chegando os Gripen “velhos”, acredito que a conversão para os “E” será facilitada. Na verdade isso parece óbvio.
É impressionante como as portas parecem se abrir. Tivessem tomado essa decisão um ano atrás, talvez já tivessemos Gripen por aqui.
Srs,
O andré acima falou sobre conversão, mas corrijam me se eu estiver errado, pelo que li, não há uma conversão propriamente dita, e sim eles fazerem uma estrutura do Gripen NG e depois pegar as peças intercambiaveis dos C e montar nesta nova estrutura. é isso mesmo?
sds
GC
Galeão. Quanto a converter células de Gripen C em Gripen E, as informações mais recentes fornecidas por gente da Saab em matérias publicadas aqui indicam isso, apenas o reaproveitamento de certos equipamentos e sistemas, algo semelhante ao que se está fazendo no protótipo em construção. Havia várias alternativas apresentadas ao Governo Sueco para o Gripen E, e me lembro que a empresa argumentou que todo o trabalho de modificar partes das fuselagens e asas atuais para a configuração nova (por exemplo, é necessário reforçar estrutura devido à maior capacidade de cargas externas etc) poderia ficar mais caro do que simplesmente… Read more »
Galeão Cumbica
20 de dezembro de 2013 at 20:26
Desculpe, por economia de palavras não expressei corretamente a ideia que pretendia transmitir.
Quanto falei em conversão, pensei na operacional e não de upgrade de “C” para “E”.
Abraços
Nunão,
obrigado pela atenção costumeira, pergunto pois varias pessoas falam em conversão como se fosse fazer um upgrade aqui e ali e ta pronto o E ta pronto pra voar.
sds
GC
É óbvio que eles tem o interesse de vender, mas impressiona a velocidade com que eles tomam decisões.
Por aqui tudo é muuuuito leeeeeeeento, deeeeeevaaaaaaaagaaaaaaaaaaar…
– O que motivou a tomada de decisão por parte de Dilma para a aquisição dos caças?
– A visita de Hollande. Mais precisamente a visita de Hollande à Lula. Isso foi humilhante e a deixou extremamente irritada.
Obrigado Andre, pelo exclarescimento.
sds
GC
Além de que com a decisão, não vai sofrer pressão para escolha esse ou aquele!!
Interessante a atitude profissional e de transparência que os suecos demonstram ja no início. Eh patente a marca de etica e respeito em cada ponto da negociaçao. Eh outro nivel! se fosse la france…
Sniper, se fosse La France, a nota (de repúdio?) deles sobre o final do F-X2, já demonstra o nível (baixo) a que teríamos que chegar. Infelizmente, como alguém aqui já disse, nem todo defensor do Rafale tem a eleg6ancia do Justin Case. Os executivos da Dassault, efetivamente, não têm!
Os suecos devem se esmerar nas propostas. Se der tudo certo, podem levar algo mais além do tampão C, o FX-2.
Quem sabe o FS2020 🙂
[]’s
Sniper
Assino embaixo! Um trabalho feito com seriedade e respeito pode levar a inúmeros benefícios para ambas as partes. Espero é que nossa classe política não estrague tudo. Como queria que as coisas ficassem apenas nas mãos da FAB.
Nick,
É o que torço que aconteça também!
Mayuan, o melhor da notícia é que será fechado um pacote de treinamento com a Svenska Flyg Vapnet. Vai ser muito bom para os pilotos da FAB aprender a doutrina operacional sueca com o Gripen. Não digo que saíriamos operando à sueca em estradas (até porque as nossas, ao contrário das suacas, são horríveis), mas a operaçao remota em pequenos aeródromos, comuns no Brasil mas raros na Suécia, a operação em um ambiente NCW, operando com os E99 e os F-5M e A-1M, que T6em data link, ao contrário do Mirage 200, que não tinha, e também aprender como fazer… Read more »
Para quem está impressionado com o nível de transparência e agilidade dos suecos, saibam que a Suécia sempre esteve entre os países de população mais honesta e séria e de grande confiabilidade. Um exemplo que gosto de citar é que, enquanto na Suécia as pessoas que chegam cedo ao local de trabalho têm o bom hábito de deixar o carro na vaga do estacionaemento que seja mais distante possível da porta de entrada no prédio para que quem chegar atrasado consiga pegar a vaga mais próxima da porta e, assim, colaborar para que o colega se atrase menos, nos países… Read more »
Entre os latinos devemos considerar, não somente os americanos, mas todos os povos de origens romanas, inclusive franceses, italianos, portugueses e espanhois.
Se o interesse for mútuo e as negociações forem agilizadas é muito provável que esse avião pudesse entrar em operação antes da copa do mundo.
Para isso bastaria a conversão operacional do esquadrão GDA na força aérea sueca. Como já são experientes pilotos de caça (alguns até com horas de vôo em Gripen), imagino que o treinamento seja curto (em torno de 3 meses).
Acho que a FLYGVAPNET possui um Gripen Training Centre na Base Aérea de Satena, não é?
Exatamente, Rinaldo. É a ALA 7, ou F7, em Såtenäs, a “Skaraborgs flygflottilj”
http://www.forsvarsmakten.se/sv/organisation/skaraborgs-flygflottilj-f-7/
Os primeiros pilotos tailandeses de Gripen, por exemplo, treinaram lá:
http://www.aereo.jor.br/2011/06/28/mais-seis-pilotos-tailandeses-completam-instrucao-no-gripen/
Aliás, está fazendo um ano que a F7 de Såtenäs completou seu reequipamento com o Gripen C/D, dando adeus ao A/B.
http://www.aereo.jor.br/2012/12/20/forca-aerea-sueca-da-adeus-ao-gripen-ab/