Suécia sinaliza cessão antecipada de caças ao Brasil

20

caças Gripen suecos em formação - foto K Tokunaga - Saab

Ministra da Defesa da Suécia disse que apresentará no começo de 2014 ‘propostas concretas’ de envio de aeronaves ao país

ClippingNEWS-PABRASÍLIA – A Suécia estuda a possibilidade de ceder antecipadamente ao Brasil caças para suprir a Força Aérea Brasileira (FAB) enquanto os Gripen NG não estão prontos. A ministra da Defesa da Suécia, Karin Enström, afirmou nesta sexta-feira, durante conversa com o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, que o país vai apresentar no início de 2014 ao governo brasileiro “propostas concretas” sobre o assunto, segundo divulgou o Ministério da Defesa.

A negociação é para que o Brasil receba caças Gripen C e D até que as primeiras unidades adquiridas sejam entregues, em 2018. Também está em análise a promoção de capacitação da FAB para operar a nova aeronave.

Segundo divulgou o ministério, a ministra convidou Amorim a realizar visita de trabalho em Estocolmo no primeiro semestre do ano que vem para uma primeira avaliação do curso das negociações bilaterais.

Também nesta sexta-feira aconteceu a primeira reunião com representantes da Saab após a formalização da compra.Coordenado pelo secretário-geral do Ministério, Ari Matos Cardoso, o encontro teve a participação de representantes da empresa, o vice-presidente, Dan Jangblad, e da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) da FAB.

Na reunião foi apresentada uma proposta de cronograma para a operação. aquisição das aeronaves. “A proposta apresentada será agora apreciada pela empresa, que deverá se pronunciar nos próximos dias sobre sua viabilidade. A expectativa é a de que o contrato de aquisição seja assinado até o final de 2014”, afirmou a Defesa, em nota. Também será criado um grupo de trabalho para acompanhar o andamento nas negociações.

Formação de cinco caças Gripen utilizados no conflito sobre a Líbia voa de volta à Suécia - foto Forças Armadas da Suécia

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Sávio Craveiro Bueno

Ótimas notícias!

Não sei se norte-americanos teriam essa possibilidade de ofertar “usados”. Certamente franceses não.

Pensando exclusivamente nas condições de voo (deixando a parte comercial/burocrática de lado) dos C/D a serem ofertados, creio que poderemos ter Gripen voando por aqui perto do final do ano que vem.

Chegando os Gripen “velhos”, acredito que a conversão para os “E” será facilitada. Na verdade isso parece óbvio.

É impressionante como as portas parecem se abrir. Tivessem tomado essa decisão um ano atrás, talvez já tivessemos Gripen por aqui.

Galeão Cumbica

Srs,

O andré acima falou sobre conversão, mas corrijam me se eu estiver errado, pelo que li, não há uma conversão propriamente dita, e sim eles fazerem uma estrutura do Gripen NG e depois pegar as peças intercambiaveis dos C e montar nesta nova estrutura. é isso mesmo?

sds
GC

Fernando "Nunão" De Martini

Galeão. Quanto a converter células de Gripen C em Gripen E, as informações mais recentes fornecidas por gente da Saab em matérias publicadas aqui indicam isso, apenas o reaproveitamento de certos equipamentos e sistemas, algo semelhante ao que se está fazendo no protótipo em construção. Havia várias alternativas apresentadas ao Governo Sueco para o Gripen E, e me lembro que a empresa argumentou que todo o trabalho de modificar partes das fuselagens e asas atuais para a configuração nova (por exemplo, é necessário reforçar estrutura devido à maior capacidade de cargas externas etc) poderia ficar mais caro do que simplesmente… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Galeão Cumbica
20 de dezembro de 2013 at 20:26

Desculpe, por economia de palavras não expressei corretamente a ideia que pretendia transmitir.

Quanto falei em conversão, pensei na operacional e não de upgrade de “C” para “E”.

Abraços

Galeão Cumbica

Nunão,

obrigado pela atenção costumeira, pergunto pois varias pessoas falam em conversão como se fosse fazer um upgrade aqui e ali e ta pronto o E ta pronto pra voar.

sds
GC

Marcos

É óbvio que eles tem o interesse de vender, mas impressiona a velocidade com que eles tomam decisões.
Por aqui tudo é muuuuito leeeeeeeento, deeeeeevaaaaaaaagaaaaaaaaaaar…

Marcos

– O que motivou a tomada de decisão por parte de Dilma para a aquisição dos caças?

– A visita de Hollande. Mais precisamente a visita de Hollande à Lula. Isso foi humilhante e a deixou extremamente irritada.

Galeão Cumbica

Obrigado Andre, pelo exclarescimento.

sds
GC

Marcos

Além de que com a decisão, não vai sofrer pressão para escolha esse ou aquele!!

Sniper

Interessante a atitude profissional e de transparência que os suecos demonstram ja no início. Eh patente a marca de etica e respeito em cada ponto da negociaçao. Eh outro nivel! se fosse la france…

Nautilus

Sniper, se fosse La France, a nota (de repúdio?) deles sobre o final do F-X2, já demonstra o nível (baixo) a que teríamos que chegar. Infelizmente, como alguém aqui já disse, nem todo defensor do Rafale tem a eleg6ancia do Justin Case. Os executivos da Dassault, efetivamente, não têm!

Nick

Os suecos devem se esmerar nas propostas. Se der tudo certo, podem levar algo mais além do tampão C, o FX-2.

Quem sabe o FS2020 🙂

[]’s

Mayuan

Sniper

Assino embaixo! Um trabalho feito com seriedade e respeito pode levar a inúmeros benefícios para ambas as partes. Espero é que nossa classe política não estrague tudo. Como queria que as coisas ficassem apenas nas mãos da FAB.

Nick,

É o que torço que aconteça também!

Nautilus

Mayuan, o melhor da notícia é que será fechado um pacote de treinamento com a Svenska Flyg Vapnet. Vai ser muito bom para os pilotos da FAB aprender a doutrina operacional sueca com o Gripen. Não digo que saíriamos operando à sueca em estradas (até porque as nossas, ao contrário das suacas, são horríveis), mas a operaçao remota em pequenos aeródromos, comuns no Brasil mas raros na Suécia, a operação em um ambiente NCW, operando com os E99 e os F-5M e A-1M, que T6em data link, ao contrário do Mirage 200, que não tinha, e também aprender como fazer… Read more »

cristiano.gr

Para quem está impressionado com o nível de transparência e agilidade dos suecos, saibam que a Suécia sempre esteve entre os países de população mais honesta e séria e de grande confiabilidade. Um exemplo que gosto de citar é que, enquanto na Suécia as pessoas que chegam cedo ao local de trabalho têm o bom hábito de deixar o carro na vaga do estacionaemento que seja mais distante possível da porta de entrada no prédio para que quem chegar atrasado consiga pegar a vaga mais próxima da porta e, assim, colaborar para que o colega se atrase menos, nos países… Read more »

cristiano.gr

Entre os latinos devemos considerar, não somente os americanos, mas todos os povos de origens romanas, inclusive franceses, italianos, portugueses e espanhois.

Iväny Junior

Se o interesse for mútuo e as negociações forem agilizadas é muito provável que esse avião pudesse entrar em operação antes da copa do mundo.

Para isso bastaria a conversão operacional do esquadrão GDA na força aérea sueca. Como já são experientes pilotos de caça (alguns até com horas de vôo em Gripen), imagino que o treinamento seja curto (em torno de 3 meses).

Rinaldo Nery

Acho que a FLYGVAPNET possui um Gripen Training Centre na Base Aérea de Satena, não é?

Fernando "Nunão" De Martini

Exatamente, Rinaldo. É a ALA 7, ou F7, em Såtenäs, a “Skaraborgs flygflottilj”

http://www.forsvarsmakten.se/sv/organisation/skaraborgs-flygflottilj-f-7/

Os primeiros pilotos tailandeses de Gripen, por exemplo, treinaram lá:

http://www.aereo.jor.br/2011/06/28/mais-seis-pilotos-tailandeses-completam-instrucao-no-gripen/

Fernando "Nunão" De Martini

Aliás, está fazendo um ano que a F7 de Såtenäs completou seu reequipamento com o Gripen C/D, dando adeus ao A/B.

http://www.aereo.jor.br/2012/12/20/forca-aerea-sueca-da-adeus-ao-gripen-ab/