Mirage 2000-5 do esquadrão Cigognes - foto Força Aérea Francesa

Aeronave comercial apresentou falha no transponder ao entrar no espaço aéreo francês, levando ao acionamento do caça em alerta

No dia 17 de dezembro, um caça Mirage 2000-5 da Força Aérea Francesa, que estava em alerta na Base Aérea 110 de Creil, decolou às 17h31 (hora local) para prover assistência em voo a uma aeronave comercial Boeing 787 “Dreamliner” que realizava a rota Nova Déli-Paris, transportando 250 passageiros.

O jato comercial, após deixar o espaço aéreo belga às 17h28, anunciou uma pane em seu transponder, fazendo com que não transmitisse mais sua identidade, embora aparecesse nos radares de controle de tráfego. Dois minutos depois, o chefe da sala de aproximação de Orly transmitiu uma ordem de assistência em voo, o que levou à decolagem imediata do Mirage 2000-5 do Esquadrão de Caça 1/2 “Cigognes”.

O caça então ajustou o seu próprio transponder aos parâmetros do jato comercial, acompanhando-o com segurança até que este pousasse no aeroporto Charles de Gaulle, às 18h. O Mirage 2000-5 retornou então à Base Aérea de Creil para ser configurado para o próximo alerta. Vale lembrar que o alerta de defesa aérea na França, chamado de “permanence opérationnelle” (PO) é realizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, em diversos pontos do país, provendo tanto assistência em voo quanto a defesa em prol da segurança em missões de policiamento aéreo, além de assistência em missões de busca e salvamento.

FONTE / FOTO (de arquivo) Força Aérea Francesa – tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments