Coletânea de matérias publicadas no Poder Aéreo sobre a Saab, o Gripen e Gripen NG
Desde o início do Poder Aéreo, em 2008, publicamos centenas de matérias sobre o Gripen e o Gripen NG, algumas delas sobre nossa visita à Suécia em 2010. Selecionamos as melhores que estão nos links abaixo. Iremos atualizar os links ao longo desta noite, já que são muitas matérias.
- FINALISTAS DO F-X2: Gripen NG (matéria de 2008)
- Na LAAD 09, a FAB já flertava com o Gripen
- Sim, ele existe!
- Comparando o Gripen C com o NG
- Gripen NG Demo decolando de Malmen
- IRST da Selex Galileo para o Gripen NG
- Agora é oficial: SELEX Galileo assina memorando com a ATMOS Sistemas
- Perguntas e respostas sobre o Programa Gripen NG
- Teste SAR do radar ‘Raven’ do Gripen NG
- Comandante da FAB visita Gripen NG em Farnborough
- Gripen NG Demo em Farnborough
- Mais imagens do radar Raven ES-05 AESA no Gripen NG…
- Gripen NG Demo testa sistemas táticos
- Gripen NG no F-X2: Saab expande sua cooperação planejada com a AEL
- Gripen NG chega a Le Bourget depois de passar por mudanças
- O trem de pouso do Gripen NG Demo, comparado ao de outras versões
- Vídeo: primeiro voo do Gripen NG
- O supercruise do Gripen NG Demo, nas palavras de um jornalista indiano
- Gripen NG Demo e Gripen D
- Gripen NG: Saab sai na frente em disputa por caças
- Gripen NG terá quatro ‘cabeças de série’ e Akaer fará 60 desenhos por semana
- Entregue primeiro desenho de produção do Gripen NG feito no Brasil
- Voo de teste do Gripen NG Demo com tanques externos de 450 galões
- Gripen NG Demo mostra seus tanques externos de maior capacidade
- Nariz do Gripen NG
- Configurações de armamento do Gripen NG oferecido à Índia
- Segundo Saab, Gripen NG vence Su-35 em simulações na razão de 6:1
- Viggen, I’m your son!
- Viggen, I’m your son! – parte 2
- Gripen, I’m your father!
- F-X2: Saab garante melhor preço e maior transferência de tecnologia
- Entregue primeiro desenho de produção do Gripen NG feito no Brasil
- Proposta da Saab para o Brasil é inédita no mundo
- Carta da CIESP aberta à nação
- Futuro brilhante para o Gripen, na visão da Saab e na opinião do Poder Aéreo
- Tudo o que você gostaria de saber (ou não) sobre o Gripen NG
- Os sistemas do Gripen e do Gripen NG BR
- Saab assina contrato que pode chegar a U$ 7,5 bi para o desenvolvimento e produção do Gripen E/F
- Governo Sueco aprova compra de 60 Gripens NG
- Suecos dão adeus ao Gripen A/B
- Novidades do Gripen: protótipo 39-8 da versão E/F deverá voar em 2013
- Gripen pode ser alternativa futura para a Força Aérea Finlandesa
- Ala F7 da Força Aérea Sueca começa a conversão para Gripen C e D
- Prossegue a substituição do Gripen A/B pelo C/D na Suécia
- Forças Armadas da Suécia querem Gripen modernizado
- Tudo o que você gostaria de saber (ou não) sobre o Gripen NG
- Produção do Gripen para a Suécia chega ao último lote
- Suécia também vai de Gripen NG
- Gripen na Suécia: parlamento aprova novos caças por ampla maioria
- Caminho aberto no Parlamento Sueco para a nova geração do Gripen
- Novidades do Gripen: protótipo 39-8 da versão E/F deverá voar em 2013
- CEO da Saab diz que Gripen E/F será pelo menos 10% mais barato que o C/D
- Reportagem da TV Suíça mostra fábrica do Gripen em Linköping, na Suécia
- Göransson: Suécia precisa de pelo menos 60 caças
- Ministra da Defesa sueca encontra-se com Amorim e defende compra do Gripen
- ‘Mesmo que tivesse mais dinheiro, eu ainda compraria o Gripen’
- Para ex-ministro sueco, debate negativo sobre o Gripen não condiz com realidade
- Voando no simulador do Gripen: da diversão do voo à tensão do pouso
- ‘Piloto’ do Poder Aéreo voa no simulador do Gripen em São Paulo
Muito bom…vou começar ler toda a coletânea de novo.
e vou mais longe peço aos editores da revista forças de defesas que faça uma matéria dedicada somente ao GRIPEN….
GRIPEN.
GRIPEN.
GRIPEN.
O melhor……
Soldat, depois de 15 anos, podemos dizer mais um pouco:
GRIPEN
GRIPEN
GRIPEN
GRIPEN
.
.
.
.
KKKKKKKK
Caros
Gripen.
Sempre fui SH, não cabe aqui repetir os motivos.
ELEGANTEMENTE, EDUCADAMENTE E GENTILMENTE:
Seja bem vindo Gripen NG – E/F – C/D(Belo tampax).
Os Suecos, seus parceiros e sistemistas são sérios e competentes.
RAFALE:
Au revoir
Dieu merci
Carlos, até que não seria uma má ideia os C/D nesse momento de “Au revoir” para todas as aeronaves militares de asa fixa francesas (tanto velhas quanto as possíveis novas) do Brasil.
Acho que depois do anúncio a SAAB até facilite o Leasing a ser pago em suaves décadas 😀
Acordei e vim ver se era mesmo verdade!!
sds
GC
Apesar do PA ter um série de reportagens quase infinita sobre o Gripen, fica a sugestão de mais uma, colocando as possibilidades futuras:
Quando o 1º protótipo voará, configurações de sistemas mais detalhadas, desenvolvimento do radar ES 05-1000,
se será em SBC que será fabricado, e em Gavião Peixoto onde será integrado e testado para entrega, etc…
Enfim todas as possibilidades. 🙂
[]’s
Prezados,
Hoje – durante o banho, admito – pensei: E o programa de aeronave leve SAAB/Boeing, será que teremos a oportunidade de participar? Seria um caminho até natural.
Corsario, será que não seria este o “presentão de feliz natal” recebido pelo Juarez?
http://www.aereo.jor.br/2013/12/18/celso-amorim-acaba-de-confirmar-gripen-ng-e-o-novo-caca-da-fab/#comment-269155
Bem que o Juarez poderia, em nome do espírito natalino, compartilhar o seu “presentão de natal”.
O Aereo está com tantas fotos que parece até que um Gripen passou aqui e vomitou na tela. 🙂 O que é até natural considerando o tempo que ficamos esperando essa decisão.
Parábens ao pessoal pela qualidade do material acumulado nesse meio tempo. Imagino que uma tonelada de jornalistas está recorrendo a essas matérias, só espero que eles tenham a decência de ler direito.
Que ótima notícia para este final de 2013, finalmente a novela acabou.
Eu já nem estava torcendo para nenhum dos concorrentes, qualquer um que viesse já estava bom, rsrsrsrsrs. Mas penso que foi a melhor opção, tendo em vista o “custo x benefício” e o fato de que era o preferido de quem vai operá-lo, a FAB.
Bem, deixo aqui uma pergunta para o pessoal que entende mais do assunto: há alguma possibilidade de virem, provisoriamente, alguns Gripen excedentes da Suécia para cá por algum tempo, até que comecem as entregas da versão brasileira?
Edgar,
Quis dar uma de entendido e me ferrei. O Juarez já escancarou…
Anyway, só teremos boas notícias daqui pra frente.
É o fim dos dias AMARGS da FAB 😉
Ainda bem que a FAB não precisou acionar o plano B.
Pois é…
Os franceses são mesmo maus perdedores. Tá lá no site do O Globo online que o Min da Defesea deles disse que o Brasil não era prioridade deles. As parcerias mais interessantes estariam na ìndia e no Golfo.
E tem gente no governo que acredita na tal “parceria estratégica”…
Passada a alegria inical pelo fim desse novelão, fico me perguntando o que será dos demais planos de reequipamentos das FFAA. Será que o Prosuper vai navegar? E o Sisfron? etc. etc. Vejam que a Marinha já tinha sido “agraciada” com o Prosub. O Exército com os Guarani. Agora a FAB com o FX2. Com a situação fiscal do país se deteriorando, inflação teimando em ficar bem acima do centro da meta, crecimento pífio, os projetos em andamento e aqueles ainda no “papel” vão realmente deslanchar? Pelo menos o KC-390 está incluído no PAC. Terá alguma verba garantida. Além do… Read more »
(Coloquei isso em um post anterior, mas como estão discutindo essa possibilidade aqui, trago para cá) Caros, Vou apresentar alguns argumentos, e me respondam por favor: procedem ou é delírio? O cavalo selado na verdade está passando, e dessa vez o governo demonstrou um raro bom-senso. Explico: a Suécia quer parceiros para o seu próprio projeto de 5a geração (FS2020), que substituirá os primeiros Gripen por volta de 2025. A escolha do Gripen NG deixa aberta uma janela de possibilidade única para o Brasil desenvolver uma parceria em um projeto de 5a Geração com uma nação que possui uma expertise… Read more »
jcsleao
Interessante que para quem não estava interessado, despacharam o presidente do país e o da Dassuult aos 48 do 2o tempo tentar um tapetão…
Elegante foi a Suécia que não mandou “ninguém” nos últimos tempos e ainda foi agraciada.
Só por esse comentário já deveriam tirar a DCNS do ProSuper. Eles já mamaram MUITO com o EC225 e mais ainda com o PROSUB.
E olha que eu não aposto na Dassault na Índia não. Acho que aquilo ainda pode melar, e muito!
Vai ser o caça puro sangue francês! Coitado do contribuinte.
Corsario137 19 de dezembro de 2013 at 12:00 #
É isso mesmo Corsário137.
Parece aquela fábula da raposa e as uvas. Depois de tentar alcançar as uvas sem sucesso, a raposa vai embora reclamando e dizendo que as uvas deveriam estar azedas.
Corsario137 19 de dezembro de 2013 at 12:08 #
Não duvido nada que mele mesmo. Além disso os sheiks não são nada bobos!
o Gripen eh o unico a ter o Meteor integrado ja neh ?!?!
se eu nao me engano, ele tel outros “itens” exclusivos por enquanto… não lembro se era um por designador ou míssil, não me lembro…
Pra quem deseja saber mais sobre o Gripen, eis duas excelentes matérias do Campo de Batalha Aérea a respeito do Vicking Alado!
http://aircombatcb.blogspot.com.br/2006/06/saab-jas-39-gripen-o-vicking-alado.html
http://aircombatcb.blogspot.com.br/2011/02/saab-jas-39-gripen-ng-pulga-alada.html