Há três anos Dassault entregava o último Mirage
O dia 23 de novembro de 2007 representa uma data muito importante para a França e para a companhia Dassault. Naquela data o último caça Mirage 2000 produzido pela empresa francesa era entregue para o seu usuário final. A Força Aérea da Grécia recebia o seu derradeiro Mirage 2000-5 Mk 2. Encerrava-se assim a longa linhagem de caças da família Mirage.
Em 25 de junho de 1955 voou o primeiro avião da família Mirage, o Mirage I. Foi necessário um pouco mais de um ano para que a aeronave evoluísse para o Mirage III. Depois de mais algumas modificações, uma pré-série de dez aeronaves Mirage IIIA foi aprovada. O Mirage IIIA começou a fazer história quando tornou-se o primeiro caça europeu a superar a velocidade Mach 2.
A aeronave de produção recebeu o nome Mirage IIIC e voou em 1960. A Força Aérea Francesa encomendou 95 Mirage IIIIC que permaneceram em atividade até 1988. Pouco tempo depois a Força Aérea de Israel faria a sua encomenda de caças Mirage IIIC. As primeiras aeronaves chegaram em 1964 e desde então fizeram história atrás de história no Oriente Médio.
Mas a versão de maior sucesso comercial foi o Mirage IIIE e suas variantes. O Mirage III deu origem também a uma variante de reconhecimento (IIIR) e outra de ataque ao solo (Mirage V). O projeto cresceu, ganhou mais um motor e mudou de função Assim nasceu o bombardeio estratégico Mirage IV.
Modificações feitas pelos israelenses originaram as variações Nesher, Dagger e Finger, mas a maior modificação sobre o projeto original deu forma ao IAI Kfir.
Depois do sucesso dos deltas veio o convencional Mirage F.1 que, segundo alguns especialistas, foi o “melhor dos mirages”. Em paralelo ao desenvolvimento do F.1, a Dassault criou a série Mirage G com o propósito de avaliar os efeitos das asas de geometria variável.
Na década de 1970 surgiu um novo caça francês com asas em delta e equipado com o que havia de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica da época. Este avião recebeu o nome Mirage 2000 e revelou-se outro sucesso de mercado, com mais de 600 unidades vendidas.
Em paralelo ao desenvolvimento do Mirage 2000 a Dassault financiou o projeto Mirage 4000, mas que não obteve apoio do Estado francês e nem recebeu propostas do exterior.
Entre o término da construção do primeiro Mirage I e o término da construção do último Mirage 2000 passaram-se 52 anos de muito trabalho, evolução e e desenvolvimento. A linhagem Mirage pode se orgulhar de ter construído uma boa parte da história da aviação de caça moderna.