Há sete anos Mirage III se despedia do 1º GDA
Foi no dia 14 de dezembro de 2005 que ocorreu a cerimônia de encerramento das atividades operacionais do Mirage III no Brasil. O evento ocorreu na Base Aérea de Anápolis (GO).
Naquela data quatro Mirages decolaram de Anápolis, sendo que três deles eram bipostos e levavam na nacele traseira ex-pilotos do GDA. Eles sobrevoaram a capital Brasília e no retorno o FAB 4904 rompeu a barreira do som pela última vez.
Agora, sete anos depois passamos por um período semelhante onde o avião que substituiu o Mirage III, o Mirage 2000, também será desativado. Sobrou para o F-5 novamente assumir as missões de “alerta 24h” em Anápolis. A diferença é que os F-5 que cumprirão esta tarefa agora são aeronaves modernizados, ao contrários dos F-5 de 2005.
VEJA TAMBÉM:
- F-2000, o ‘gap filler’ da defesa aérea do Brasil
- Em 1988 Boeing foi perseguido por Mirage
- Os 10 aviões de combate mais usados na América Latina
- Combate aéreo dissimilar: Mirage IIIE versus F-5E
- Combate dissimilar – Mirage III X F-5E (2)
- Mirage: uma novidade no ar
- Como estão os Mirage III da FAB?
Argentina
http://www.youtube.com/watch?v=H9K6ewlyJdU
¿Es cierto?
Sacanagem deixar os canardinhos ao relento como deixaram no sol quente.
O primeiro supersônico merecia no mínimo mais respeito.
Ivany, não entendi muito bem.
Há diversos caças Mirage III da FAB que, após a desativação, foram transformados nos últimos anos em monumentos (que por serem externos, ficam obviamente ao relento, como o exemplar da foto em frente ao PAMA-SP) enquanto outros estão preservados em museus etc.
Há diversas matérias aqui mostrando esses casos.
Acredito que sejam destinos suficientemente respeitosos para boa parte dos Mirage III remanescentes.
Caro Martini Segundo próprio link aqui do site (http://www.aereo.jor.br/2010/05/20/como-estao-os-mirage-iii-da-fab/) eles estão ao relento, não apenas espetados. Vi outro link em que eles apareciam na ponta da pista da base de Anápolis. O que eu falei sobre destino mais respeitoso, é que na época da escolha do tampão (o qual teve um laudo publicado por aqui também, de um oficial da FAB) é que as células seriam aceitas como parte do pagamento do kfir, ou seja, ainda apresentavam a época um valor interessante para o mercado. Quando a gente vê que o Paquistão opera versões modernizadas do delta, bem como, que… Read more »
* Todos que ainda se encontrarem em boas condições, bem como, os 2000c operacionais.