F-5E 4884 e 4883 ex-Jordânia no PAMA-SP no final de novembro de 2013 - foto 3 Nunão - Forças de Defesa

Preparação das últimas células pelo PAMA-SP, que precede o envio para modernização na Embraer, mostrou um avanço significativo nos últimos meses

Fernando “Nunão” De Martini

vinheta-exclusivoO Poder Aéreo vem mostrando aos leitores, com frequência, o andamento dos trabalhos de revisão / revitalização no PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo) das onze células de caças F-5E/F adquiridos usados na Jordânia, em 2008. Esses trabalhos precedem o envio às instalações da Embraer em Gavião Peixoto / SP, onde as aeronaves recebem os itens de modernização. Ao que parece, o ritmo tem se acelerado nestes últimos meses do ano, dentro de um avanço geral perceptível desde o final do ano passado.

Apesar de já termos tratado do assunto por diversas vezes (veja matérias anteriores na lista de links ao final), é sempre bom relembrar que o PAMA-SP, localizado na Zona Norte da capital paulista (no Campo de Marte) é a organização da FAB responsável pelas revisões de nível parque nos caças F-5 (IRAN – Inspection and Repair As Necessary – inspeção e reparo quando necessários). Os caças são inteiramente desmontados e seus diversos componentes seguem para vários edifícios do PAMA-SP responsáveis por cada área (trens de pouso, testes de motores etc). Suas células, formadas pelas estrutura e revestimento de fuselagem e superfícies alares / de comando, passam por uma avaliação completa para identificar sinais de fadiga e corrosão, incluindo uso de raio-x, recuperando-se ou substituindo-se partes desgastadas ou condenadas.

No caso dos onze exemplares adquiridos na Jordânia, os componentes retirados e que não fazem parte do pacote de modernização contratado à Embraer, como motores e sistemas hidráulicos entre inúmeros outros, são instalados de volta às aeronaves após serem revisados ou substituídos. Então os caças seguem de carreta da capital paulista para Gavião Peixoto (cerca de 320 km de distância), onde a Embraer instala itens como o novo radar (que demanda alteração estrutural no nariz da aeronave, o que é feito pela empresa), aviônicos diversos, telas multifuncionais e tudo o mais que transforma um velho F-5 E/F num F-5EM/FM.

PAMA-SP 2012 - células de F-5E e F ex-Jordânia com pintura primer - foto Nunão - Poder Aéreo
Células de F-5E e F ex-Jordânia com pintura primer estocadas no PAMA-SP, em 2012

Até meados do ano passado, a revitalização dos onze caças “ex-Jordânia”, que compreende três F-5F (bipostos) e oito F-5E (monopostos), vinha num ritmo um pouco mais lento. Há que se ponderar que, até aquela época, ainda havia os últimos caças F-5 dos lotes originais da FAB em modernização na Embraer (o último só foi entregue em março deste ano). Algumas poucas células do lote jordaniano, principalmente os bipostos, já apareciam revitalizadas e com pintura “primer” (esverdeada) instalada, mas não seguiam para a linha de montagem para instalação dos componentes como motor, trem de pouso etc, permanecendo estocadas no PAMA-SP – veja imagem acima. Apenas dois bipostos já estavam iniciando a montagem de componentes

A maioria das demais células passou vários anos sem sequer ter suas pinturas originais da Jordânia retiradas para iniciar os trabalhos, como se pode ver na imagem abaixo, do final de 2011. Apenas estavam com vários de seus componentes retirados, embora nem todos. Entre elas, pode-se ver na foto três das que estão bem mais adiantadas nesse processo, hoje, como falaremos a seguir.

F-5E ex-Jordânia com indicações das matrículas na FAB - PAMA-SP 2011 - foto Nunão - Poder Aéreo
Células de F-5E ex-Jordânia ainda com pintura original e matrículas FAB pintadas na cauda, em 2011

 

Então, em meados de 2012, finalmente os primeiros “jordanianos” começaram a aparecer na linha de montagem de componentes, no caso os bipostos, e passaram a ser mandados para a Embraer, um após outro. Na virada para 2013, restavam no PAMA-SP apenas os modelos monopostos  “ex-Jordânia” no PAMA-SP, compartilhando espaço no hangar com os F-5M já em uso na FAB, que passam pelas revisões periódicas.

Veja os links para matérias anteriores mais abaixo, para relembrar todo esse processo envolvendo o lote adquirido na Jordânia.

Ao longo deste ano, pudemos constatar que mais células já haviam passado pelo processo de revisão e mandadas à Embraer, restando no final de setembro apenas quatro exemplares de F-5E ainda no início de processo, em que se podia observar marcadas sobre o metal as áreas da estrutura e revestimento que necessitam de intervenção para reparo ou substituição de partes.

F-5E 4884 ex-Jordânia fotografado no PAMA-SP no final de setembro de 2013

Pouco mais de dois meses depois, neste início de dezembro, já se percebe um grande avanço em duas daquelas quatro células derradeiras. Por exemplo, a que traz a matrícula 4884, e que em setembro ainda era vista com o metal aparente e cheia de marcações de áreas para intervenção (clicar na imagem acima para ampliar), agora já está com a pintura “primer” aplicada, o que demonstra que foi completamente revisada e reparada, como se vê nas duas imagens abaixo e na foto de abertura desta matéria. Ainda coberto com plástico transparente, no final de novembro o FAB 4884 já ocupava um espaço na linha de montagem dos componentes do Hangar 3 “Major Santos”, do PAMA-SP. Ao seu lado, estava também o FAB 4883.

F-5E 4884 e 4883 ex-Jordânia no PAMA-SP no final de novembro de 2013 - foto Nunão - Forças de Defesa

F-5E 4884 e 4883 ex-Jordânia no PAMA-SP no final de novembro de 2013 - foto 2 Nunão - Forças de Defesa

Já na área do hangar destinada à desmontagem, e com a maior parte da pintura original jordaniana retirada, encontravam-se no começo de dezembro as derradeiras células de F-5E “ex-Jordânia” ainda a revisar / revitalizar, com as matrículas 4885 e 4879, esta última ainda no início do processo, como se vê nas próximas duas imagens.

F-5E 4885 ex-Jordânia no PAMA-SP no final de novembro de 2013 - foto Nunão - Forças de Defesa

F-5E 4879 ex-Jordânia no PAMA-SP no final de novembro de 2013 - foto Nunão - Forças de Defesa

Se o ritmo que vimos na célula 4884 se repetir nestas duas últimas e nenhum problema de maior monta for encontrado (pelo que já conversamos com pessoal do PAMA-SP, nas unidades adquiridos da Jordânia não foi encontrado nenhum problema realmente grave de estrutura) , é bem provável que nos primeiros meses de 2014 ambas também já estejam ocupando seus lugares na linha de montagem, marcando a fase final dos trabalhos do PAMA-SP nos onze jatos adquiridos da Jordânia.

Daí para a frente, só deverão voltar ao “Hangar Major Santos” como “mikes” – denominação fonética para os F-5M, de modernizados – quando alcançarem o número de horas de voo (cerca de 1.200) para revisão completa nível parque. Estarão entre os “mikes” da última foto abaixo, que periodicamente frequentam o PAMA-SP, e poderão ser distinguidos facilmente em relação aos dois lotes anteriores da FAB pelas suas matrículas, que vão de 4810 a 4812 para os bipostos e 4878 a 4885 para os monopostos.

F-5EM e FM em revisão no PAMA-SP no final de novembro de 2013 - foto Nunão - Forças de Defesa

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joao.filho

Muito bem. Daqui a pouco conseguiremos dar um salto gigantesco ao entrar na decada de 90. Museu voador, triste a situacao da FAB…

Edgar

Realmente tem de avançar rápido os trabalhos nos últimos caças que a FAB terá 😕

Marcos

Mudem a designação das aeronaves: F-22

Antonio M

Marcos
13 de dezembro de 2013 at 14:34 #

Se fosse para “F20” eu até ficaria satisfeito ………

Ozawa

Quem não tem Raptor caça com Mike…

Hamadjr

Parabéns pela matéria Nunão esta perfeita, e já que não teremos mais a definição do fx2, a FAB deveria sair por ai garimpando mas 36 células de F-5 para fazer um FX1/5, todos modernizados pela embraer, afinal não temos nenhum cenário de confronto com nossos vizinhos e também pq continuamos quintal subserviente de comódites.

Guilherme Poggio

Parabéns pela matéria Nunão esta perfeita, e já que não teremos mais a definição do fx2,

Calma “Hamadjr”

Enquanto há luz, há esperança. Ninguém morre na véspera. Dia 18 é a data do enterro (ou da sobrevida).

nunes neto

mais umas 7 unidades não fariam mal a ninguém

ernaniborges

Não sou pró e nem contra os americanos, franceses suecos ou seja lá quem for. Sou é pró BRASIL. Prometi a mim mesmo que não comentaria mais nada, porém, acompanhando os comentários de quem mais entende, algumas questões me aguçaram a curiosidade e apelo a quem possa ajudar, que me responda: Alguns são contra o caça americano por temer ficar nas mãos deles, mesmo nós hoje sermos capazes de virar o F-5 pelo avesso. Mas no caso dos propulsores, nós fabricamos peças para eles ou compramos nos EUA ? Ainda fabricam ou são peças canibalizadas ? No caso dos Franceses… Read more »

Hamadjr

Nunão a matéria esta coerente no que diz respeito a abordagem das celulas dos F-5 comprados da Jordânia, ela situa espaço e tempo os fatos apresentados então esta coerente com os fatos, infelizmente quanto a discussão de outros caças na FAB que poderiam ser objeto de debate vai ter que esperar, não sei se feliz ou infelimente.
Guilherme como todo muslim seja por convição seja pelo dogmátismo islamico eu devo cultivar a paciência e por consequência ser otimista, mas tem hora que a dúvida assola essa convicção.
E Ernani, permita uma provocação, avião não tem ideologia, avião tem tecnologia rsrsrs

solskhaer

Não simpatizo com esses caças, prefiro ficar na lembrança dos nossos anciões F-2000, bem mais tenebrosos, no bom sentido!

Wagner

Excelente matéria, muito interessante ! Parabéns ao editor e parabéns ao pessoal do PAMA ! Ei, mas nós quase que dominamos tudo do F 5, com exceção da produção das turbinas em si, será que realmente não valeria a pena a Embraer pegar licença com a Northrop para fazer nossas próprias células ?? Até o Irâ conseguiu ! Ou ao menos poderiamos, como eu ja falei meses atras, comprar uns 20 F 5s da Suíça ou Arábia Saudita, realmente iria ajudar bastante, já que o F x 888 não sairá agora… Não é uma coisa impossivel a compra de umas… Read more »

Wagner

ops, entendam o ” novas ” ali como “extras” …

Nick

Com certeza a PAMA+Embraer+elbit fariam um F-5 muito melhor que o Iraniano.

É só comprar os direitos do F-20 e bora. 🙂

[]’s

Nick

Caro Nunão,

Acredito que no caso do F-5, se falta alguma coisa para fabricar o mesmo por aqui, é muito pouco mesmo.

Por exemplo, não sei se é verdade, mas a FAB ou a Embraer já fizeram testes de stress no F-5E para poder instalar seus misseis já que a Northrop se negou a ceder os parâmetros. Em termos de materiais, podemos até fazer um F-5E em composite, e colocar um GE-404 ou um motor do Typhoon. E por ae vai. Vai haver gargalos? Com certeza vai. Mas é ae que o aprendizado teórico se transforma expertise. 🙂

[]’s

nunes neto

Na boa a FAB, deveria comprar mais um lote de F5, pois, a dotação de Manaus é ridicula,os jordanianos vão tampar o buraco de Anápolis,as demais bases terão F5M dando baixa logo, e o FX2 não vai chegar a tempo,para cobrir essas baixas, a não ser que todos os 36 sejam fabricados no país de origem, agora se forem fabricados aqui,já era…Precisamos de mais F5 F, uma ve que o governo não tem planos para um treinador tão cedo!

Guilherme Poggio

Caro nunes neto

Nem isso. Numericamente, o número de “jordanianos” é inferior ao número de M-2000 da FAB (11×12) e temos que considerar que a quantidade de bipostos entre os “jordanianos” é maior (não que isso seja um impedimento, mas a FAB considera os bipostos meramente unidades de conversão operacional).

nunes neto

Na prática, 1 ou 2 a menos é detalhe ,pois mesmo sendo onze esses conseguem cobrir o alerta aéreo,normalmente ficam 2 sempre de prontidão,se não me engano!

nunes neto

Como disse mais alguns seriam necessários a n ser q o tampax do vencedor do fx2,chegue logo ,ai os jordanianos, iriam parte para Manaus e os demais para outras bases

Carlos Alberto Soares

“Nick 14 de dezembro de 2013 at 13:24 # Caro Nunão, Acredito que no caso do F-5, se falta alguma coisa para fabricar o mesmo por aqui, é muito pouco mesmo. Por exemplo, não sei se é verdade, mas a FAB ou a Embraer já fizeram testes de stress no F-5E para poder instalar seus misseis já que a Northrop se negou a ceder os parâmetros. Em termos de materiais, podemos até fazer um F-5E em composite, e colocar um GE-404 ou um motor do Typhoon. E por ae vai. Vai haver gargalos? Com certeza vai. Mas é ae que… Read more »

Iväny Junior

Caros Montar uma linha de produção para um supersônico turbojato projetado na década de 50? Se fosse um tigershark f-20 já seria um tiro duvidoso. E os motores? Os J85 do tigre de bengala estão aqui porque existem muitas versões “civis” dele que compartilham em torno de 90% das peças dele, bem como, já falou anteriormente o Martini, existe uma frota de Talons operacionais nos EUA. Mas reproduzir esse motor em qualquer outro lugar custa grana de licenciamento industrial mais um ferramental monstruoso que ninguém tem no brasil. Soluções usadas e muito mais atraentes do que frabricar f-5 existem aos… Read more »

Nick

Caros Carlos Alberto e Ivany, Realmente existem algumas questões a se considerar em tomar uma decisão de se fazer um “clone” atualizado do F-5E. Por exemplo as implicações politicas, industriais, etc… Usar o sistema “cara-de-pau” como os chineses fizeram no J-11, uma versão do SU-27 sem licença? Podemos fazer algo parecido, mas com as devidas autorizações para evitar melindres. Com relação ao fato de a célula ser da década de 50, é claro que uma versão para o sec 21 teria de rever alguns itens como a área das asas, remotorização, tanques internos, aviônicos, etc. O resultado poderia ser um… Read more »

Control

Srs Periodicamente surge a proposta, para sair da armadilha do FX, de se fabricar o F5 ou seu sucessor, morto da infância, o F20. Sintomaticamente, vêm os argumentos contra, desqualificando a capacidade técnica dos profissionais brasileiros, a qualidade em si do avião, o fato dele ser um projeto antigo e, portanto, obsoleto, a falta de escala, o que tornaria o seu custo elevadíssimo. Portanto, tal idéia é inviável e até tola. Mas, evitando os preconceitos, vamos ver, com frieza, os argumentos mais usuais: Qualidade dos profissionais brasileiros: a Embraer é a terceira fabricante de aviões do mundo, e sua simples… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Iväny Junior 15 de dezembro de 2013 at 1:44 # ” Concordo 100% “Nick 15 de dezembro de 2013 at 7:05 #” É, “caiu a ficha” em parte(parcialmente). “Control 15 de dezembro de 2013 at 7:22 #” 1.- Aponte-nos qual parte algum de nós desqualificou a Embraer ou qualquer outro possível protagonista ? 2.- Idem as qualidades pontuais do vetor ? 3.- “Tola” ? As réplicas são técnicas, comerciais, políticas e por ai vai …. 4.- Sim, os possíveis atores e autores citados tem capacitação em muito bom grau de se envolverem num bom projeto nacional, sozinhos não, mas integrados… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Tens meu pedido sobre o F 5 “narigudo” ?
Foto(s) ou texto?”

Desculpem-me, já esta postado na matéria dos F 5 Suíços.
Obrigado.

Carlos Alberto Soares

Vou achar as fotos, faz muito tempo.
Volto ao assunto no espaço correto.
Mais uma vez obrigado.

bitt

Uma pergunta me ocorreu ao ler a longa lista de comentários: caso se fosse escolher, neste momento, como solução mais adequada para a FAB, levando-se em consideração que dificilmente serão adquiridas aeronaves da lista estabelecida pelo FX-2 (em minha opinião, já morto, apenas não enterrado). Dentre as três hipóteses abaixo: 1- adquirir mais uns 50 F-5E/F usados (sejamos generosos com o número…). Pelas contas, com pase em pesquina na Rede, em bom estado, existe bem mais do que o dobro disso – o que não sei é se estariam em bom estado ou disponíveis para aquisição; 2- adquirir algo como… Read more »

Rinaldo Nery

Esses F-5 jordanianos são um lixo. Perguntem ao TB Bueno e ao TB Brito por que não compraram os suíços. Não me venham com essa justificativa de células biplace.

Guilherme Poggio

Esses F-5 jordanianos são um lixo.

Literalmente. Veio até com barata dentro.

Carcará 01

Barata?? putz…

Iväny Junior

Caros Sempre que esse assunto vem a baila aqui (produção de caça nacional) eu fico me perguntando muitas coisas. Seria ótimo projetar caças no brasil? Provavelmente sim. Mas temos falta de aporte de tecnologia que inviabilizam qualquer projeto por causa do tempo que seria levado para implementar e pelos custos, uma vez que o estado não tem intenção de prover recursos. Ao que me consta não existem fabricantes de motores a reação (turbojato ou turbofan) aqui no país. E daí já sairia do perfil nacional a planta de força do avião. Projeto de caça, em termos de avião em si,… Read more »

Renan