Maquete 1:1 do Unasul I
Uma maquete na escala 1:1 (tamanho real) do projeto do futuro avião de treinamento básico dos países da União das Nações Sulamericanas (Unasul), o Unasul I, foi apresentada pela Fábrica Argentina de Aviones “Brigadier San Martín” (FAdeA) recentemente durante as comemorações do 86º aniversário de criação da indústria. Pelo que se pode ver esta maquete mudou muito pouco em relação ao que havia sido apresentado anteriormente em desenhos e maquetes em tamanho menor.
Para saber mais sobre o programa do Unasul I veja a matéria sobre o tema que foi publicada na Revista Forças de Defesa n.8.
FOTO: wikipedia
VEJA TAMBÉM:
Unasur I: o avião é feio e o nome mais feio ainda.
Vou de Kovacs!
Parece um Pilán piorado.
O Tx-C lembra, de perfil, principalmente a empenagem, o Tucano. Não por acaso, creio.
O produto da Novaer parece ser mais robusto.
Interessante a falta de visão de nossos… “governantes”. Entre o pardal argentino e o gavião brasileiro, o segundo, se encomendadas,sei lá, cem unidades, alavancaria o projeto de uma aeronave nacional de turismo, obviamente estimulando uma cadeia parcialmente nacional de fornecedores e, quem sabe, ganhando o mercado internacional.
Unasur 1, também conhecido como AeroBoero II.
Vai ser um avião para treinamento agrícola???
Amigos, boa noite.
Para um treinador primário/básico, eu acho que uma configuração lado a lado seria mais adequada do que essa em tandem.
Abraços,
Justin
Lixo.
Bem, por enquanto é somente uma maquete.
Tem mto o que piorar, até se tornar um ac de verdade, se é que vai chegar a tanto.
Para a outrora grande Argentina, que projetou com o Kurt Tank o primeiro caça a jato nativo da América Latina, é uma regressão incrivel. Deveriam esconder isso ai.
Espero muito que o Brasil não entre neste barco furado em detrimento a produzir um avião próprio.
É muito feio, horrível. Um velocípede com asas.
Lembra o Aerotec T23 Uirapuru
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerotec_T-23_Uirapuru
Acredito que o projeto da Novaer é muito melhor.
Concordo com o Justin, neste momento da formação,
ter os acentos lado a lado é bem melhor não só para o
aluno como para o instrutor.
Sabe aquela sensação de “dejavu”?? Pois é, coisa de maquete de propaganda do Irã….
Mauricio R: É uma maquete 1:1 e deve ficar só nisso. Espero que o Governo brasileiro não embarque nesta canoa furada argentina. Sou muito mais o projeto da Novaer, por todas as razões já citadas: incentivo a uma indústria nacional, geração e manutenção de empregos no país e projeto muito mais adequado. Os argentinos querem fazer várias versões do avião, sendo uma com motor Lycoming a pistão para treinamento primário e uma com turboélice para treinamento básico, como substituto do Tucano. Ou seja, este projetinho terá que comer muito feijão com arroz para poder chegar perto do avião que o… Read more »
Nada justifica abrir mão de um projeto nacional como o da Novaer para entrar nesse abacaxi argentino.
A menção ao aero “bueiro” vem a calhar. Se não me engano o Brasil comprou mais de 400 exemplares do mesmo em detrimento da então industria nacional que possuia um genuino produto nacional com melhor desempenho, inclusive, do que seu rival “buerosairiniano”.
Pois é,
Se alguem disser que a Argentina comprou Tucanos é verdade…mas foi por pura e total falta de concorrentes. Pois é…
Já disse que isso é um lixo? Ah sim. Lixo.
Enquanto projeto e enquanto programa.
Neiva T-25 provavelmente já supera isso. Tucano T-27 humilha e o AT-29 destrói.
Que a FAB não embarque nesta furada. Aliás, se for pra comprar coisa ruim, falem comigo que monto uns desses:
http://www.vrum.com.br/app/301,19/2012/08/19/interna_noticias,46365/mineiro-constroi-proprio-aviao-em-contagem-e-ganha-registro-na-anac.shtml
Iväny Junior 5 de dezembro de 2013 at 2:47 #
foi vc que fez?
Ao contrário dos colegas, não achei feio o Unasur I.
Mas preferia que o projeto da Novaer fosse selecionado.
Mas eu não acho nenhum avião feio…nem helicóptero, por exemplo, nem acho feios os A-10 e os A-64…
Opa Marcelo
Não fui eu que fiz, mas provavelmente teria condições de fazer.