É aqui a base aérea de McConnell?
Avião cargueiro erra de aeroporto e faz pouso inesperado nos EUA
Depois de um pouso inesperado em um pequeno aeroporto no Kansas, um Boeing 747 Dreamlifter foi autorizado a levantar voo nesta quinta-feira, logo que as condições climáticas permitirem, declarou a porta-voz da autoridade aeroportuária local.
Um dos quatro existentes no mundo, o avião cargueiro gigante havia decolado do Aeroporto Internacional JFK, em Nova York, com destino à Base da Força Aérea McConnell, em Wichita, também no estado do Kansas, quando pousou na quarta à noite perto do Aeroporto Coronel James Jabara, aparentemente por erro.
Os aeroportos menores não são projetados para receber jumbos. “Não sabemos por que ele pousou no aeroporto Jabara, no lugar do McConnell”, disse a porta-voz da Autoridade Aeroportuária de Wichita, Valerie Wise. “O avião pousou com segurança às 9h30. Não houve danos à aeronave, nem ao aeroporto”, acrescentou.
A companhia Atlas Air, que opera o avião, levou um reboque para o local para mudar a posição do aparelho, e seus engenheiros avaliaram se poderia decolar novamente. “Eles acreditam que é perfeitamente seguro decolar de Jabara”, anunciou a porta-voz.
FONTE: AFP, via em.com.br
NOTA DO EDITOR: título original é o subtítulo
VEJA TAMBÉM:
Para descer o santo ajuda. Quero só ver para subir!
Teve INSPAC que em voo da TAM pra Vitória pousou em Guarapari, teve avião da Azul que ia pra Teresina e pousou em outro lugar. Tem vários exemplos.
Anderson – Já decolou. Retiraram combustível e carga e o perfil coube no comprimento da pista.
Roberto F Santa – Flávio Largura Ten.- Cel. Av. – O NDB de Uberaba estava fora.
Rinaldo – Estes pousaram… Há um 727 Transbrasil em perda total em Florianópolis.
O que ia pra Teresina pousou em Timon, no Maranhão. As pistas são paralelas, com o mesmo HDG, separadas praticamente por um rio, o que não justifica o erro… Agora, que o cidadão que fez a caca com o Dreamlifter vai levar uma comida daquelas, vai… kkkkkkk
Franco, bem lembrado o do 27 da TBA em FLN, trágico caso de cfit…
As pistas em questão, aqui, distam 14 km uma da outra.
Vou tentar o mapa!
Não consegui… Mandei para o Galante.
O Jornal da Globo acabou de noticiar o que o Franco Ferreira disse mas acrescentou que pousou errado com uma tripulação e decolou pra certa com outra….Acho que eles tomaram mais que apenas uma comida de lombo.
A carta de vôo da região foi mostrada e aparentemente induz a uma certa confusão já que esta pista fica no mesmo eixo que a correta só que 13km antes. Como era de noite e com clima ruim, a tripulação se embananou. Só estranho eles relatarem trem embaixo ao controle, o controle não acusar contato visual e eles pousarem mesmo assim.
teve avião da Azul que ia pra Teresina e pousou em outro lugar.
Prezado Rinaldo Nery, muito bem lembrado.
Coloquei o link para este caso na parte interior do post (VEJA MAIS).
Quem quiser saber mais sobre este evento é só clicar no link abaixo (detalhe, ao invés de pousar no Piauí o aviões pousou no Maranhão – mas neste caso a pista ficava cerca de 6 km de distância uma da outra).
http://www.aereo.jor.br/2011/11/01/nao-e-aqui/
Incluí também o mapa da região no entorno de Wichita.
Não usam GPS ??
Sds.
Pois é Baschera, foi a primeira coisa que pensei também quando vi a notícia.
Notem a proximidade com a pista da Cessna. Salvo engano, ali, na McConeel, já operaram B-52, nem por isso a pista da Cessna deixou de operar. Decolagem, curva imediata à esquerda. Era assim, não sei como é hoje.
Estive lá em 2000 buscando um CARAVAN na Cessna. Se eu não me engano a Cessna utiliza o Midd Continent, aeroporto municipal, não é isso? Hoje na McConnel operam os KC-135.
Interessante é que Wichita é uma cidade pequena, com 3 fábricas de aeronaves (Beechcraft, Cessna e Raytheon, mais uma filial da Boeing), uma Base Aérea (também visitei) e dois aeroportos. Em 2010 estive na Flight Safety, ao lado da Beechcraft, fazendo o curso do Premier IA.
Wichita é também a capital dos tornados. O filme TWISTER foi filmado lá.
Baschera, realmente, a regra básica é efetuar aproximação IFR em aeródromos desconhecidos. Seria interessante saber a causa do engano.