Eurofighter: testes de motor do primeiro ‘Tranche 3’ e estágio de desenvolvimento do radar AESA
Nos últimos dias, foram completados os testes de motor do primeiro Eurofighter Typhoon do lote ‘Tranche 3’, ao passo que o desenvolvimento do radar AESA Captor E entrou na fase de integração de sistemas
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Segundo nota do consórcio Eurofighter publicada no último dia 4 de novembro, os testes de motor (Eurojet E200) do primeiro exemplar de caça Typhoon do lote denominado “Tranche 3” foram completados. O Tranche 3 oferece, segundo a nota, diversas provisões que permitirão ao caça ampliar suas capacidades, incluindo no futuro o radar AESA (de varredura eletrônica ativa), tanques conformais e rede de dados de alta velocidade.
Quanto os testes de motor, estes foram feitos em três fases distintas: a primeira, denominada “green screens” cuida para que nenhum objeto estranho esteja na área de testes (uma tela verde é colocada na frente do motor para detê-las – no caso, não houve objeto sugado para a tela); a segunda é de “Installation runs”, com presença do fabricante Rolls Royce, em que cada motor é operado individualmente antes que ambos sejam ligados juntos, quando então são testados até plena potência em pós-combustão; por fim, a etapa “Stage Cs” testa todas as interfaces dos motores com os sistemas da aeronave, como o sistema de controle ambiental (refrigeração para os equipamentos e o piloto), sistema de combustível, de geração de oxigênio, de geração de eletricidade, além do sistema hidráulico.
Os testes de motores foram o último estágio de testes antes do primeiro voo, que deverá ocorrer até o final deste ano.
O radar AESA Captor E, desenvolvido por um consórcio formado por Cassidian, Selex ES e Indra, deverá iniciar sua integração a um Eurofighter de produção no primeiro trimestre do ano que vem
Segundo reportagem da UPI, baseada em informações da Cassidian, o radar AESA CAptor E destinado ao Eurofighter Typhoon está entrando na fase de desenvolvimento relacionada à integração de sistemas. Isso se segue aos testes de integração do subsistema da antena do radar e revisão dos resultados pelos quatro países envolvidos no programa do caça: Grã-Bretanha, Itália, Espanha e Alemanha.
Segundo a Cassidian, os resultados dos testes da antena, de seu reposicionador, fornecimento de energia, e unidade de controle estão de acordo com os dados teóricos do projeto, cumprindo o que foi estabelecido pelas quatro nações parceiras, com desempenho no estado da arte e alto padrão de produção.
Os feixes do radar Captor E são provenientes de “vários milhares de pequenos módulos de transmissão e recepção”, segundo a reportagem, ao invés de um emissor central. O novo sistema de radar está sendo construído por um consórcio formado por Cassidian, Selex ES e Indra.
Ainda segundo a Cassidian, o subsistema da antena do Captor E seguirá para instalações da Selex na Escócia para integração e testes com o receptor e o processador. A integração final do radar com uma aeronave de produção deverá começar no segundo trimestre do ano que vem.
FONTES: Eurofighter (também imagens) e UPI – tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês
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