Lockheed Martin trabalha em sucessor para o avião-espião SR-71
Nova aeronave, que deve entrar em operação a partir de 2030, é capaz de voar à velocidade Mach 6
–
Considerada como uma das aeronaves mais impressionantes já feitas pela humanidade, o SR-71 Blackbird está prestes a ser substituído pela fabricante Lockheed Martin. O avião, construído totalmente em titânio, se tornou famoso por sua capacidade de viajar a alturas tão altas que seus pilotos eram obrigados a vestir roupas espaciais em seu interior.
O novo veículo militar, que será conhecido como SR-72, está sendo desenvolvido no laboratório Skunk Works, local de nascimento de algumas das aeronaves mais modernas do mundo. A expectativa é a de que o novo avião faça voos à velocidade de Mach 6, algo que será possibilitado por uma combinação de turbinas convencionais com um motor Scramjet.
Embora o Blackbird tenha sido desenvolvido com o objetivo único de registrar fotografias de territórios inimigos, seu sucessor apresentará a capacidade de fazer ataques com mísseis. Apesar de o conceito da aeronave já estar pronto, deve demorar um tempo considerável até ela ser empregada pelas forças armadas dos Estados Unidos: os primeiros testes do veículo devem ser iniciados em 2018, com previsão para terminar somente em 2030.
FONTE: Tecmundo (texto em português, assim como imagem do alto, a partir de original do site Aviation Week)
COLABOROU: Groo
VEJA TAMBÉM:
- Cockpit do Lockheed SR-71 Blackbird
- Dare to Dream: A SR-71 Pilot’s Tale
- Histórias de piloto de SR-71
- ‘O mais belo avião de todos os tempos’
- ‘Tesouros Aéreos à Venda’ 02 – Estabilizador Vertical do SR-71 Blackbird
- X-51A quebra recorde de duração de voo
- ‘Blackbird’
- Lockheed Martin SR-71 Blackbird
- Lenda Mach 3: o North American XB-70 Valkyrie*