Desafio Poder Aéreo 152
Uma dica: seu projetista, após acidente com a aeronave, lamentou que tivesse projetado um “pato” e prometeu que seu próximo avião seria um “ganso”. Aprendendo com os erros da aeronave acima, seu projeto seguinte foi considerado uma obra-prima e, pouco depois, ele também projetaria uma lenda da aviação. Qual é o avião da foto e seu projetista-chefe?
Lembra o Boeing P-32.
Correção: lembra o P-26 Peashooter
Pode ser um Boeing P-26 Peashooter
Marcos e Rafael,
Se é um P-26 Peashooter (Boeing Model 248), onde está o velho sistema de cabos de aço externos para ajudar a manter a integridade estrutural das asas, coisa que vinha desde os velhos caças monoplanos da Primeira Guerra, como os Fokker E?
Essas asas me parecem mais modernas, com estrutura cantilever, como era o caso dos Polikarpov I-16 (não estou dizendo, com isso, que é um caça russo…).
Roberto,
Quais seriam, na sua opinião, os dois projetos seguintes que podem ser considerados uma obra-prima e uma lenda?
É o Santana saindo na frente. De novo!!!!
1) Mitsubishi Zero.
2) ?
Não disse que era o Boeing. Disse que “parceia”.
:-))
Roberto,
De fato, a lenda pode também ser uma obra-prima, mas a minha opinião (e também a de biógrafos e de algo a mais de que vou falar num próximo post), coloca um avião antes do Zero como outra obra-prima de Horikoshi.
Mais tarde (mais tardar amanhã) vou publicar.
Mitsubishi A5M (Claude), infernou a vida de mta gente, especialmente sobre a China.
Encerrando o desafio: quem acertou foi o Roberto Santana. O Mitsubishi 1MF10 respondia ao requerimento de 1932 (7-Shi, ou sétimo ano do Hiroito) para um caça naval monoposto, e foi o primeiro monoplano com asa baixa cantilever (sem braçadeiras e arames externos para reforçar sua integridade, tendo sua estrutura toda interna) projetado no Japão. A fuselagem monocoque era de duralumínio, assim como a estrutura da asa, cujo revestimento era entelado. Porém, os protótipos revelaram desempenho inferior ao desejado, assim como acidentes, sendo que o 1MF10 acabou rejeitado. Segundo Martin Caidin, alguns requerimentos estritos da Marinha acabavam engessando a liberdade de… Read more »