Havia um Gripen no meio de Praga; no meio de Praga, havia um Gripen
A praça Hradčanské, em frente ao castelo de Praga (capital da República Tcheca), recebeu centenas de milhares de visitantes no último final de semana, entre adultos e crianças, para uma exposição de armamento das Forças Armadas da República Tcheca. Em meio a equipamentos diversos como viaturas blindadas de transporte de pessoal OT 64, veículos como 0 Land Rover Defender 130 Caiman, a viatura IVECO de blindagem leve e lançadores de mísseis antiaéreos RBS-70, chamava a atenção uma maquete em tamanho natural de um caça Saab Gripen, jato sueco que tem 14 exemplares servindo na Força Aérea Tcheca.
A maquete do JAS 39 Gripen ficou exposta até domingo, dia 27, quando foi desmontada por pessoal da Suécia e a cooperação dos suecos com a exposição foi destacada em nota do Ministério da Defesa da República Tcheca, sobre a exposição de armamentos, que teve acolhida entusiástica dos visitantes – soldados que estavam lá para responder a todas as perguntas do público e demonstrar os equipamentos chegaram a relatar, ao final do dia, que o evento os deixou tão cansados quanto exercícios militares.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em tcheco)
VEJA TAMBÉM:
- Havia um periscópio no meio do passadiço; no meio do passadiço havia…
- Gripen na República Tcheca até 2029
- Novo gabinete tcheco tomará decisão final sobre ‘leasing’ do Gripen
- Gripen na República Tcheca: condições mais vantajosas são por tempo limitado
- Gripen na República Tcheca: com saída do primeiro ministro Necas, contrato de ‘leasing’ deverá ser renovado
- Offset do Gripen para a República Tcheca chega a 27,4 bilhões de coroas
- Começam as inspeções de 1.200 horas dos caças Gripen da República Tcheca
- Gripens tchecos treinam reabastecimento em voo com A310 MRTT alemão
- Para conseguir desconto no ‘leasing’ do Gripen, tchecos alegam promover o caça
- Gripen: suecos fazem proposta de ‘leasing’ 10% mais barata para tchecos
- Conferência de operadores do Gripen foi realizada na República Tcheca
- Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais
Uma das minhas primeiras fotos, aos 3 ou 4 anos, estou no Ibirapuera, ao lado de um Meteor e aquela camuflagem “ovo estalado”. Qndo das primeiras missões espaciais, um mock-up da Gemini foi exposto na Praça da Sé, meu pai me levou p/ ve-la. Meu pai tb me levou p/ ver um T-33, exposto de fronte ao prédio da Gazeta, na Av. Paulista. Em outra ocasião por volta dos 8 anos, eu e meu primo posamos de capacete, emprestado pelos soldados presentes, em um M-8 “batendo continência”. Qndo as rochas lunares foram expostas, tb no Ibirapuera, minha mãe foi me… Read more »
Pesquisando, agora, notei a presença de um modelo primeiro de F-5E no evento.
Caro Roberto F Santana
Acho que eu já escrevi algo sobre isso, só não me lembro onde.
Sobre o Salão Internacional Aeroespacial de SJC, tem um capítulo sobre ele no livro do Cel. Cabral. As fotos são do Mario Vinagre.
A foto desse F-5 está aqui
http://www.pabloaerobrasil.net/albuns/pages/helio17.htm
Mas não me parece ser o primeiro exemplar. Possivelmente o quarto (que também voa na FAB)
Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual a quantidade já produzida do Gripen?
Não consegui encontrar na net.
Quantos já foram produzidos, incluindo versões A/B e C/D?
Eder Albino, Os dados que tenho aqui sobre entregas de caças Gripen para seus diversos operadores são: Para a Suécia, a Saab produziu 204 jatos Gripen (106 monopostos A, 14 bipostos B, 70 monopostos C e 14 bipostos D), com entregas entre 1993 e 2008. Para a África do Sul, produziu 26 jatos (17 monopostos C e 9 bipostos D), com entregas entre 2008 e 2012. Para a Tailândia, foram 12 jatos (creio que são 8 monopostos C e 4 bipostos D, mas não tenho certeza), entregues entre 2011 e 2013. A Hungria recebeu 14 jatos (12 monopostos C e… Read more »
Valeu Nunão!
O titulo foi poetico, e o clima tb impactou os comentarios dos colegas rsrs…
Muito bom!
[]s!
P.S.: Gostou fo avatar Ivan? Agora espero que o amigo se lembre de espalhar um pouco da “bagaceira” no avatar do DrCockroach quando do proximo drink. O Drcockroach bebe tudo, schnaps, grappa, bagaceira, vodka, cocktails, adora caipirinha de diferentes sabores; so nao consegue beber mesmo eh cerveja (agua tb eh complicado…) rsrs