Hora do rush
Caças Super Hornet e Hornet no movimentado convoo do USS Nimitz (CVN 68), que está na área de atuação da 6ª Frota da Marinha dos EUA, no Mar Mediterrâneo. Na foto divulgada no último dia 23, um defletor protege um caça F/A-18C enquanto um F/A-18 F aciona a pós-combustão para ser catapultado do convoo. Mais atrás, outro defletor protege um F/A-18 E enquanto aguarda o lançamento de mais um F/A-18 F, já posicionado em outra catapulta do CVN 68. Em primeiro plano, um F/A-18 F com grandes tanques externos sob as asas e um casulo de reabastecimento “buddy-buddy” na estação central.
FOTO: USN (Marinha dos EUA)
Pergunta:
O defletor contribui de alguma forma para um melhor desempenho na decolagem???
Outra pergunta, esta para Justin Case:
Os tanques do Super Hornet não são paralelos ao eixo longitudinal da aeronave. Mas em relação ao ar que se desloca em torno da aeronave, não poderiam os tanques estarem posicionados para justamente reduzir o arrasto?
Marcos…
Acredito q os defletores sejam apenas para direcionar para cima os gases de escape, expelidas pelas turbinas dos aviões decolando…
Marcos disse: 27 de outubro de 2013 at 17:35 # Olá, Marcos. Em asas enflechadas, é comum que o fluxo de ar escorregue lateralmente ao encontrar a asa, e esse efeito aumenta com o crescimento do ângulo de ataque (e da sustentação). Como essa situação varia durante o voo, o esperado é que os projetistas escolham a melhor posição possível para a situação de cruzeiro subsônico, em situação operacional. Por isso deve ter sido decidido utilizar essa divergência nos pilones do F-18, na tentativa de alinhar esse pilone e as cargas externas com o fluxo de ar. No entanto, isso… Read more »
Amigos, Quanto aos defletores nos porta-aviões, a função é dupla. Uma delas é permitir que se alinhe outro avião imediatamente atrás daquele que será catapultado. Além de agilizar as operações, isso também diminui a interferência na pista diagonal, que pode estar sendo usada para pouso. A segunda é aumentar o empuxo resultante, pelo efeito de ação e reação, facilitando a decolagem. Há modelos que defletem para cima, mas também já se pensou em recolher para baixo do convés e fazer a exaustão para as laterais do navio. O maior problema desse defletor é o aumento de sua temperatura. Ele tem… Read more »
então compra um defletor vêio de um NAe americno desativado e coloca no Opalão,kkkkk
JC:
Copiado!
E grato pela resposta.
Marcos, Boa parte das respostas para suas perguntas sobre a inclinação dos pilones subalares do Super Hornet estão aqui (e muito mais detalhes sobre o desenvolvimento do caça nos links das partes anteriores, ao final). A explicação tem a ver com o fluxo de ar influindo no lançamento seguro das armas carregadas sob os pilones: http://www.aereo.jor.br/2010/01/29/do-hornet-ao-super-hornet-parte-4/ Lembrando também que outros caças, por motivos como os que o Justin Case mostrou quanto ao fluxo de ar sob as asas e fuselagem, conforme o perfil e contorno das mesmas, também dispõem cargas externas sob elas em ângulos ligeiramente divergentes quanto ao eixo.… Read more »
Bela foto. Interessante notar o tamanho do SH em comparação ao pessoal que trabalha no convoo.
Rapaz, e que emprego perigoso o desse pessoal em! Tomar um “tapa” nas ideias de uma asa dessas é o menor dos problemas dos caras 😀
Esse cara ao lado do PC ligado deve ter suado um pouco… Não sei se o mecanismo de refrigeração dele é tão eficiente quanto o do defletor 😀
grato
Nunão
Na verdade já havia entendido que a coisa toda era por uma questão de segurança nos lançamentos.
Mas a pergunta veio em função da questão do fluxo de ar, que muitas vezes não é paralelo.
De qualquer forma, grato!