Piloto de F-15E aciona sistema de armas para evitar colisão com avião comercial

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F-15E at Air Expo

Foi revelado nesta segunda-feira (21/10) que um piloto de caça foi obrigado a acionar o seu sistema de armas durante uma tentativa desesperada para encontrar um avião de passageiros durante um incidente recente.

Um caça F-15E passou cerca de 1.200 pés de um avião comercial Jetstream JS41 da Eastern Airways que viajava de Aberdeen para Humberside , com 28 passageiros e três tripulantes a bordo.

O piloto de caça estava conduzindo uma “ascensão rápida” a 379 nós, a partir de um nível baixo quando ele foi alertado da presença de uma aeronave nas proximidades. O evento ocorreu no dia 16 de maio de 2013.

Após uma busca frenética a partir de seu cockpit, o piloto foi incapaz de detectar outras aeronaves e acabou acionando o modo canhão do radar para localizá-lo. Sua tentativa falhou, mas, felizmente, o avião civil já estava atrás dele.

As autoridades aeronáuticas do Reino Unido classificaram o incidente como Classe B, o que significa que a segurança dos dois aviões foi comprometida.

Em seus comentários, o piloto do JS41 disse que achava que o risco de colisão era “médio”, mas o piloto do caça tenha alegado que era “baixo”, embora ninguém tenha se visto no céu.

No entanto, um dos controladores de tráfego aéreo que cobria a área no momento alegou que havia um ” alto” risco de colisão no incidente.

O relato das autoridades informa que: “O incidente ocorreu quando a tripulação do F15 iniciou uma subida rápida do nível baixo em proximidade com a aeronave”.

Ele acrescenta que o piloto de caça “imediatamente mudou o radar do seu modo de busca para o modo canhão, um movimento que ainda não conseguiu revelar o JS41, provavelmente porque ele já havia ultrapassado a aeronave civil.”

A situação complicou-se ainda mais, pois o JS41 estava sendo entregue para outra frequência do controle de tráfego aéreo no momento da rápida ascensão do F-15.

Um porta-voz da Eastern Airways elogiou as ações de sua tripulação no incidente, que imediatamente desativou o piloto automático, desviando o avião de caça que se aproximava, quando alertados sobre a sua presença.

Ele disse: “A tripulação da aeronave desceu para 7.500 pés quando o sistema TCAS (Traffic Collision Avoidance System) emitiu dois alertas.

“O primeiro aconselhou-os de tráfego nas proximidades e o segundo alerta instruiu-os a subir imediatamente, o que eles fizeram para manter a separação.

” As conclusões do relatório dão conta de que as ações da tripulação do Jetstream foram adequadas “.

FONTE: STV news (tradução e adição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTO: meramente ilustrativa

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