Piloto de F-15E aciona sistema de armas para evitar colisão com avião comercial
Foi revelado nesta segunda-feira (21/10) que um piloto de caça foi obrigado a acionar o seu sistema de armas durante uma tentativa desesperada para encontrar um avião de passageiros durante um incidente recente.
Um caça F-15E passou cerca de 1.200 pés de um avião comercial Jetstream JS41 da Eastern Airways que viajava de Aberdeen para Humberside , com 28 passageiros e três tripulantes a bordo.
O piloto de caça estava conduzindo uma “ascensão rápida” a 379 nós, a partir de um nível baixo quando ele foi alertado da presença de uma aeronave nas proximidades. O evento ocorreu no dia 16 de maio de 2013.
Após uma busca frenética a partir de seu cockpit, o piloto foi incapaz de detectar outras aeronaves e acabou acionando o modo canhão do radar para localizá-lo. Sua tentativa falhou, mas, felizmente, o avião civil já estava atrás dele.
As autoridades aeronáuticas do Reino Unido classificaram o incidente como Classe B, o que significa que a segurança dos dois aviões foi comprometida.
Em seus comentários, o piloto do JS41 disse que achava que o risco de colisão era “médio”, mas o piloto do caça tenha alegado que era “baixo”, embora ninguém tenha se visto no céu.
No entanto, um dos controladores de tráfego aéreo que cobria a área no momento alegou que havia um ” alto” risco de colisão no incidente.
O relato das autoridades informa que: “O incidente ocorreu quando a tripulação do F15 iniciou uma subida rápida do nível baixo em proximidade com a aeronave”.
Ele acrescenta que o piloto de caça “imediatamente mudou o radar do seu modo de busca para o modo canhão, um movimento que ainda não conseguiu revelar o JS41, provavelmente porque ele já havia ultrapassado a aeronave civil.”
A situação complicou-se ainda mais, pois o JS41 estava sendo entregue para outra frequência do controle de tráfego aéreo no momento da rápida ascensão do F-15.
Um porta-voz da Eastern Airways elogiou as ações de sua tripulação no incidente, que imediatamente desativou o piloto automático, desviando o avião de caça que se aproximava, quando alertados sobre a sua presença.
Ele disse: “A tripulação da aeronave desceu para 7.500 pés quando o sistema TCAS (Traffic Collision Avoidance System) emitiu dois alertas.
“O primeiro aconselhou-os de tráfego nas proximidades e o segundo alerta instruiu-os a subir imediatamente, o que eles fizeram para manter a separação.
” As conclusões do relatório dão conta de que as ações da tripulação do Jetstream foram adequadas “.
FONTE: STV news (tradução e adição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
FOTO: meramente ilustrativa
Imaginem a M q daria se um caça americano colidisse com um jato comercial em território britânico !!
Acidente é acidente.
Bom, pelo que me lembro há uns bons anos um F-16 americano (creio que sediado em Aviano) derrubou um teleférico na Itália ao trombar com seus cabos durante um voo, causando vítimas fatais.
Chegou a ter uma movimentação para a retirada do contingente americano do país, mas depois o assunto morreu, por se tratar de um mero acidente.
Seria bem diferente, claro se houvesse uma destruição intencional.
Eu tentei achar os detalhes deste acidente na Itália pela internet e não encontrei. Talvez o blog consiga resgatar esta história.
Observador, bem lembrado, apenas ressaltando que o acidente foi com um Prowler:
http://en.wikipedia.org/wiki/Cavalese_cable_car_disaster_(1998)
Edgar22 de outubro de 2013 at 16:19 #
Ora veja só, juro para você que li um jornal na época do desastre descrevendo um F-16 !
Só acertaram que o avião era sediado em na base de Aviano.
É, pelo menos daquela vez a grande mídia não disse que era um “Sukhoit T-40” !
Pois é Observador. Quando li seu comentário na hora me lembrei de um documentário do NatGeo que vi sobre o acidente, muito bom por sinal.
Para quem ainda não viu ou não conhece o acidente, recomendo:
http://youtu.be/xm40anYJTvY
Observador,
Creio que o acidente do teleférico italiano foi com um F 14 Tomcat da UsNavy
Guizmo, veja o documentário que postei em meu comentário anterior e o link da Wikipedia sobre o acidente.
Foi com um EA-6B Prowler do USMC com uma tripulação de 4 Marines.
Cara, jurava ser um Tomcat. Valeu!
Senhores,
O incidente da matéria me lembra também a tragédia do Voo 007 da Korean Airlines, derrubado por interceptadores soviéticos, ao inadvertidamente invadir o espaço aéreo da União Soviética.
Uma consequência interessante deste desastre, ou melhor, massacre, foi a liberação do sistema GPS para a aviação civil (até ali o sistema era exclusivamente de uso militar), de maneira a tornar mais precisas as rotas de voo.
Apenas um pequeno detalhe: o JS41 não se trata de um “jato” comercial, como referido na tradução do artigo citado, mas sim de um turbo-hélice.
Como o nome Jetstream lembra facilmente uma referência a “jato”, a confusão é compreensível.
Muito pertinente sua colocação caro Elezer Puglia.
Correção já feita.