Piloto de F-15E aciona sistema de armas para evitar colisão com avião comercial

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F-15E at Air Expo

Foi revelado nesta segunda-feira (21/10) que um piloto de caça foi obrigado a acionar o seu sistema de armas durante uma tentativa desesperada para encontrar um avião de passageiros durante um incidente recente.

Um caça F-15E passou cerca de 1.200 pés de um avião comercial Jetstream JS41 da Eastern Airways que viajava de Aberdeen para Humberside , com 28 passageiros e três tripulantes a bordo.

O piloto de caça estava conduzindo uma “ascensão rápida” a 379 nós, a partir de um nível baixo quando ele foi alertado da presença de uma aeronave nas proximidades. O evento ocorreu no dia 16 de maio de 2013.

Após uma busca frenética a partir de seu cockpit, o piloto foi incapaz de detectar outras aeronaves e acabou acionando o modo canhão do radar para localizá-lo. Sua tentativa falhou, mas, felizmente, o avião civil já estava atrás dele.

As autoridades aeronáuticas do Reino Unido classificaram o incidente como Classe B, o que significa que a segurança dos dois aviões foi comprometida.

Em seus comentários, o piloto do JS41 disse que achava que o risco de colisão era “médio”, mas o piloto do caça tenha alegado que era “baixo”, embora ninguém tenha se visto no céu.

No entanto, um dos controladores de tráfego aéreo que cobria a área no momento alegou que havia um ” alto” risco de colisão no incidente.

O relato das autoridades informa que: “O incidente ocorreu quando a tripulação do F15 iniciou uma subida rápida do nível baixo em proximidade com a aeronave”.

Ele acrescenta que o piloto de caça “imediatamente mudou o radar do seu modo de busca para o modo canhão, um movimento que ainda não conseguiu revelar o JS41, provavelmente porque ele já havia ultrapassado a aeronave civil.”

A situação complicou-se ainda mais, pois o JS41 estava sendo entregue para outra frequência do controle de tráfego aéreo no momento da rápida ascensão do F-15.

Um porta-voz da Eastern Airways elogiou as ações de sua tripulação no incidente, que imediatamente desativou o piloto automático, desviando o avião de caça que se aproximava, quando alertados sobre a sua presença.

Ele disse: “A tripulação da aeronave desceu para 7.500 pés quando o sistema TCAS (Traffic Collision Avoidance System) emitiu dois alertas.

“O primeiro aconselhou-os de tráfego nas proximidades e o segundo alerta instruiu-os a subir imediatamente, o que eles fizeram para manter a separação.

” As conclusões do relatório dão conta de que as ações da tripulação do Jetstream foram adequadas “.

FONTE: STV news (tradução e adição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTO: meramente ilustrativa

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Alfredo Araujo

Imaginem a M q daria se um caça americano colidisse com um jato comercial em território britânico !!

Observador

Acidente é acidente.

Bom, pelo que me lembro há uns bons anos um F-16 americano (creio que sediado em Aviano) derrubou um teleférico na Itália ao trombar com seus cabos durante um voo, causando vítimas fatais.

Chegou a ter uma movimentação para a retirada do contingente americano do país, mas depois o assunto morreu, por se tratar de um mero acidente.

Seria bem diferente, claro se houvesse uma destruição intencional.

Eu tentei achar os detalhes deste acidente na Itália pela internet e não encontrei. Talvez o blog consiga resgatar esta história.

Edgar

Observador, bem lembrado, apenas ressaltando que o acidente foi com um Prowler:

http://en.wikipedia.org/wiki/Cavalese_cable_car_disaster_(1998)

Observador

Edgar22 de outubro de 2013 at 16:19 #

Ora veja só, juro para você que li um jornal na época do desastre descrevendo um F-16 !

Só acertaram que o avião era sediado em na base de Aviano.

É, pelo menos daquela vez a grande mídia não disse que era um “Sukhoit T-40” !

Edgar

Pois é Observador. Quando li seu comentário na hora me lembrei de um documentário do NatGeo que vi sobre o acidente, muito bom por sinal.

Para quem ainda não viu ou não conhece o acidente, recomendo:

http://youtu.be/xm40anYJTvY

Guizmo

Observador,
Creio que o acidente do teleférico italiano foi com um F 14 Tomcat da UsNavy

Edgar

Guizmo, veja o documentário que postei em meu comentário anterior e o link da Wikipedia sobre o acidente.

Foi com um EA-6B Prowler do USMC com uma tripulação de 4 Marines.

Guizmo

Cara, jurava ser um Tomcat. Valeu!

Observador

Senhores,

O incidente da matéria me lembra também a tragédia do Voo 007 da Korean Airlines, derrubado por interceptadores soviéticos, ao inadvertidamente invadir o espaço aéreo da União Soviética.

Uma consequência interessante deste desastre, ou melhor, massacre, foi a liberação do sistema GPS para a aviação civil (até ali o sistema era exclusivamente de uso militar), de maneira a tornar mais precisas as rotas de voo.

Elezer Puglia

Apenas um pequeno detalhe: o JS41 não se trata de um “jato” comercial, como referido na tradução do artigo citado, mas sim de um turbo-hélice.

Como o nome Jetstream lembra facilmente uma referência a “jato”, a confusão é compreensível.