Força Aérea Italiana participa do ‘Brilliant Mariner 2013’ da OTAN
A Força Aérea Italiana participou do exercício “Brilliant Mariner 2013” da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), realizado entre 26 de setembro e 6 de outubro.
Foram empregados nas operações quatro caças Eurofighter F2000 para vigilância e defesa do espaço aéreo, quatro caças AMX para reconhecimento e interdição, um Atlantic para patrulhamento marítimo e antissubmarino, um KC-130J e um KC-767 A para reabastecimento em voo e um veículo aéreo pilotado remotamente Predator, com funções de inteligência, reconhecimento e vigilância.
O exercício multinacional envolveu cerca de 5.000 militares e meios navais da França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Espanha e Turquia, além da Força Aérea Italiana. Parte do pessoal dedicado ao comando e controle das operações aéreas estava no Comando Operativo de Poggio Renatico (Ferrara) e parte estava embarcada no navio-aeródromo Cavour, da Marinha Italiana, de onde também operaram jatos Harrier AV8B da Marinha.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Italiana (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em italiano)
Para ver mais fotos e saber mais informações sobre o exercício, clique aqui para acessar matéria do Poder Naval.
Olha o AMX marcando presença.
Lá é aeronave de “2ª linha” aqui é primeirissima, podendo ser usado até em interceptação.
Precisamos melhorar o nível.
E alguém aposta como será o Brasil esse ano na CRUZEX? Vai surpreender positivamente ou não?
Segunda linha? Mais ou menos, Fighting Falcon. No Afeganistão, é o principal vetor italiano em operação, e segundo as notas divulgadas pela Força Aérea Italiana, vem cumprindo muito bem as missões, deixando com o tempo de fazer apenas missões de reconhecimento e passando a realizar ataques com bombas guiadas. Tudo depende da missão, pois na Força Aérea Italiana o Typhoon cumpre principalmente missões de defesa aérea (já que a aeronave ainda não tem todo o seu potencial ar-solo desenvolvido) e o ataque ao solo é dividido entre esquadrões de Tornado e AMX. O que pode surpreender nessa notícia, isso sim,… Read more »
D+++++