Jatos Mirage 2000N franceses no Joint Warrior 13.2, na Inglaterra
No dia 7 de outubro, começou na Grã-Bretanha o exercício Joint Warrior 13.2, resultado da cooperação franco-britânica assinada em 2010. Com duração de 10 dias e participação de sete outros países (Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Itália e Noruega) o exercício está centrado em manobras aeronavais, com a participação de cerca de quarenta aeronaves e quinze navios de guerra.
As operações aéreas do Joint Warrior são consideradas de alta intensidade, com os aviões tendo que enfrentar defesas aéreas em missões de ataque ao solo ou a objetivos no mar.
A Força Aérea Francesa (Armée de l’air) participa nesta edição com quatro jatos de ataque Mirage 2000N do Esquadrão de Caça 2/4 “La Fayette”, quatro caças Mirage 2000-5 do Esquadrão de Caça 1/2 “Cigognes”, um C135 do Grupo de Reabastecimento em Voo 2/91 “Bretagne” e um Super Puma do Esquadrão de Transporte, Treinamento e Calibração 65.
Com exceção dos caças Mirage 2000-5, que partem para as missões a partir da Base Aérea 116 de Luxeuil, na França, as demais aeronaves estão desdobradas em diversas bases britânicas. A Marinha Francesa participa com um helicóptero embarcado Lynx, da Flotilha 34F (operando a partir da fragata antissubmarino La Motte-Picquet) e um avião de patrulha marítima Atlantique 2.
As fotos acima mostram os jatos Mirage 2000N, originariamente especializados em ataque com armas nucleares, mas que podem também empregar armamento convencional.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
VEJA TAMBÉM:
- ‘Samba Sub Hunter’ na Joint Warrior 13-1
- Cooperação franco-britânica: piloto de Typhoon da RAF sola no Rafale
- Typhoons, Rafales, Hawks e Alphajets treinam juntos em Dijon, na França
- RAF se prepara para o ‘Joint Warrior’, o maior exercício europeu
- Gripen na Joint Warrior 102
- ‘Northern Mistral’: caças Rafale exercitam ataques de longa distância com a RAF
OFF TOPIC…
…mas nem tanto, afinal é sobre “poder aéreo”, no caso o dos americanos:
(http://www.defense-aerospace.com/articles-view/feature/5/148003/an-iconoclastic-look-at-us-airpower.html)