Bolívia vai para o espaço
País andino prepara para dezembro lançamento de satélite
Renata Giraldi
A Bolívia prepara para a segunda quinzena de dezembro o lançamento de um satélite ao espaço. O diretor da Agência Boliviana Espacial, Iván Zambrana, disse que já começou a contagem regressiva para o lançamento do Túpac Katari. Segundo ele, o satélite permitirá ampliar a cobertura de internet, telefonia móvel e televisão, principalmente na área rural.
O projeto Túpac Katari engloba um satélite de comunicações que começou a ser construído no final de 2012, com investimentos de cerca de US$ 300 milhões, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da China e recursos da Bolívia. O satélite pesa 5,2 mil quilos.
“Já estamos em contagem regressiva: faltam 74 dias para que a Bolívia chegue ao espaço. É um grande passo para o país e nos vai trazer muitos benefícios”, disse Zambrana.
De acordo com o diretor, na instalação das bases terrestres deverão ser aplicados aproximadamente US$ 270 milhões. Na base terrestre de Amachuma (El Alto), os equipamentos terão um alcance de 70%, segundo ele.
A Base de La Guardia (Santa Cruz), de acordo com Zambrana, deverá ter os equipamentos instalados em breve, pois já foram concluídas as avaliações técnicas. A instalação de equipamentos deve
terminar na segunda quinzena de novembro.
FONTE: Agência Brasil (baseada nas informações da ABI)
Putz …. vamos ” perder ” até para a Bolívia. Ano que vem, eles lançam o VLS – ” Coca – Uno “.
Daqui a pouco a Venezuela cede algum lugar, sei lá, para os russos, para construírem um Centro de Lançamento de Foguetes e Banânia vai ficar se aliando a gente incompetente e exigindo Tot irrestrita.
Aposto que “economizando” com as refinarias “conquistadas” de nós e de algum “financiamentozinho” do BNDES é que conseguirão isso……
Tudo bem que os Incas sempre foram uma civilização mais avançada no que tange à astronomia, mas isso certamente seria um atestado de fracasso ao Brasil e seu projeto espacial cinquentenário.
Bem que isso podia despertar uma “corrida espacial” sul-americana, Bolivarianos (VEN, BOL, ARG, EQU) vs Capitalistas (BRA, CHI, PER, COL).
Tá certo que a gerenta vai se julgar fora de forma pra participar de qualquer tipo de corrida.
Caro Edgar,
se me permite uma pequena observação, por qual motivo colocou puthânphia no lado dos capitalistas? Acho que “nunca na hiftoria defte paif” passamos por um momento tão forte de bolivarianidade no seio da classe política – que infelizmente é quem manda no paif – quanto o atual.